quinta-feira, 28 de junho de 2012

EU SEMPRE SONHEI

15 comentários:

  1. Comovente...
    Os sonhos que desejaria realizar...tão elementares!

    ResponderEliminar
  2. OLINDA! Tu andas saida das cascas!!!!Tu deverias trabalhar numa ONG !

    Clro que isto é comovente e deveria "mexer connosco"! Este miudo tem um natural dos diabos! Sabes de quem é a musica?

    o SONHO COMANDA A VIDA !

    Lindo OLINDA! Isto merece reflexao cà dentro!!

    Bjinho!

    ResponderEliminar
  3. Um bom declamador. Ainda por cima, tratando-se de uma criança ...
    Um dia, há mais de 4O anos, entenderam que eu deveria tomar conta da Escola Primária de Canjadude. Foi uma experiência única. Naqueles ventres disformes de subnutrição, encontrei mentes inteligentes e astutas. Ouvi muitas perguntas e respostas desconcertantes ...
    Um dia, parti. Debaixo de um embondeiro, despedi-me deles, um a um. Comigo, trouxe a secreta esperança que aqueles meninos, hoje homens, pudessem ter um futuro. Hoje, não estou tão certo disso ...
    Abraço Olinda

    ResponderEliminar
  4. O sonho é universal!
    A inteligência também, como disse o Quito.
    O que parece que está cada vez mais a perder-se é a solidariedade.
    Obrigado, Olinda, por nos lembrares que ainda há quem com ela se preocupe...

    ResponderEliminar
  5. Merecemos apanhar murros destes...
    Obrigado,Olinda.
    Vou "rapinar" o video.

    ResponderEliminar
  6. O miúdo é espectacular! Lamento que quem fez o vídeo tivesse posto a música de fundo e ainda por cima a uma altura que impede ouvir as palavras da criança. A música está a mais. Mas isso pouco interessa para o valor que a criança tem. Obrigado Olinda por nos dares a conhecer!...

    ResponderEliminar
  7. É mesmo pena que a música esconda muitas das palavras.
    Muito bom!
    Bem hajas, Olindalinda!

    ResponderEliminar
  8. Embora com alguma dificuldade em ouvir...POR MOTIVOS! e apoiado pelos comentários partilho do conteúdo deste vídeo e que a mana Olinda postou.
    Muito bem!

    ResponderEliminar
  9. A criança, uma maravilha.
    O poema, daquilo que se consegue perceber, outra maravilha.
    O video, uma pena!

    Mas, ainda assim, valeu a pena a postagem.
    Obrigado, linda Olinda.

    ResponderEliminar
  10. Olinda Parabéns por esta excecional postagem.

    Este poema declamado por Zainadine e gravado na Ilha de Moçambique tem a força rara da revolta de quem nada tem, de quem nada tem a perder.

    É dolorosamente pungente ver este GRITO de cada vez mais seres humanos deserdados e com fome em que nada mais resta senão mendigar.

    Os meus olhos embaciam e o novelo se forma na garganta e aperta.
    Quem pode ficar indiferente?

    Transcrição tão fiel quanto possível do poema dito, de forma sofrida, por Zainadine:

    Eu sempre sonhei estudar
    Me formar, trabalhar
    Ser um grande poeta
    Ser um Craveirinha, um Pablo
    Ao amanhecer
    Olho para os lados
    Não sei o que o dia guarda para mim
    Sei que é bom ou ruim
    Chamas-me menino de rua
    Maltratas-me
    Humilhas-me
    Espancas-me
    E ainda, o seu lugar predileto
    É o teu cheiro no meu quarto
    Ai, estendendo a mão
    À caridade em vão
    Pedindo o pão
    Pedindo o pão
    Mas pedindo o pão
    Que tu dás ao teu cão
    Ai, mas se amanhã estás mais velho
    Quem te ocupará
    Quem te ocupará
    Responda
    Quem te ocupará
    Se o presidente está velho
    O professor infectado
    O médico reformado
    O Pablo…O Pablo…
    Quem te ocupará
    Responda
    Devolva a minha geração
    Devolva, devolva
    Com ansiedade medonha lá vou eu
    Andando pelas ruas
    Não sei o que o dia guarda para mim
    Ai, vou ganhando vícios
    Porque cada dia que passa me sinto mais crescido
    Nada sou
    Nada tenho
    Nada me resta senão mendigar
    Devolva a minha vida
    Devolva a minha geração
    Devolva, devolva
    Devolva a minha vida
    Devolva a minha vida
    Devolva a minha geração
    Tu que já me roubaste muito
    Devolva a minha vida
    Devolva, devolva
    Devolva a minha vida.

    Nota: A música está um pouco alta de mais, mas ela acompanha e reflete também a angustia e o drama de quem nada tem a perder.
    A transcrição do poema ajudará à compreensão do poema acompanhando a voz de Zainadine.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Abílio pela transcrição do poema. Assim já consigo perceber o que o Zainadine diz.

      Eliminar
  11. Boa Abilio, assim para mim já dá pra compreender bem a declamação.

    ResponderEliminar