sábado, 16 de junho de 2012

MARCHAS POPULARES EM COIMBRA-

Breve apontamento das Marchas Populares 
em Coimbra
Anunciadas 14  Marchas que desfilaram por diversas ruas da Baixa seguida de exibição na Praça 8 de Maio para classificação perante um Júri
MUITA GENTE NA PRAÇA 8 DE MAIO,  que enchiam toda a praça e ainda duas bancadas montadas para o efeito.
As condições para fotografar não eram nada favoráveis.

Dá apenas para marcar esta iniciativa da Agência de Promoção da Baixa de Coimbra



 









Esta Marcha  na rua Visconde da Luz...não cantava mas ía a toque de caixa para  

a Praça 8 de Maio

7 comentários:

  1. Uma ideia do que foi o evento.
    Obrigado.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota explicativa ao vídeo apresentado: A marcha ia a toque de caixa por respeito à marcha que abandonava o recinto da praça 8 de Maio (ainda se ouvia o tema da marcha que acabra de fazer a actuação diante do júri)

      Eliminar
  2. Marchas Populares em Coimbra? Tà tudo maluco!!!!!!Quando é que se darà aso a verdadeiras inovaçoes? As marchas populares pertencem ao patrimonio de Lisboa!
    Nao acredito que o Rafael và là à frente da Marcha do Bairro Norton de Matos com o seu bombo!!!

    O Povo em estado de marcha!!!!!

    ResponderEliminar
  3. Gostei do artigo, pois uma pessoa está fora e não esperava ver esta evolução.
    A mundialização não tem pátria.
    Há vinte e sete anos estive com a família na Av. da Liberdade a ver as marchas de Lisboa.
    Adorei o ontem e o hoje.

    ResponderEliminar
  4. Oh!Chico! Qualquer dia faz-se o Festival de JAZZ de MONTREAL na baixa de COIMBRA!!!!

    Isso jà acalmou mais com a luta dos Estudantes em relaçao ao pagamento das Propinas? Tàs a vêr, a globalizaçao fez com que isto voasse de COIMBRA para o CANADA!!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobbyzé

      Aparentemente sim, pois continuam a desfilar todas as noites mas é o núcleo duro, vão entre cem e duzentas pessoas quando antes eram de dois a cinco mil.
      Mas deu mau resultado e vamos a ver como vai acabar. Como os estudantes disseram à ministra da educação que lhe arranjavam a F1, foi um problema total porque há os mais radicais que são aproveitados por grupos políticos e anarquistas, como o black block. Também houve um deputado que disse que "quando a injustiça chega a lei, a resistência é um dever", o que alterou muito a situação.
      No dia anterior à F1 a polícia efectuou várias prisões por desordens criadas em vários lados incluindo o metro, na qual fazia parte a filha do deputado em causa. Já compareceu em tribunal e está com condições muito apertadas até julgamento.

      A polícia que sabia o que se ia passar nos três dias de F1, pôs Montreal em autêntico estado de sítio. Havia no centro um polícia em cada esquina dos visíveis. Dois a oito polícias por carruagem de metro e nas estações, eram aos magotes.
      Não permitiram a entrada no local F1 a certos estudantes, revistavam os sacos e prenderam outros preventivamente. Como resultado apanharam uma imitação de kalashnikov e material pirotécinoco no metro, além de outros objectos que seriam utilizados como arma. Ficámos sem saber se eram granadas de fumo ou cocktails molotov como os que já tinham utilizado em certas manifestações. Por causa do turismo não querem dizer que estamos perante uma possibilidade de terrorismo.Isto não é a Montreal que eu conheço.

      Nas ruas aonde se festejam a F1 em Montreal, que estão sempre plenas de espectáculos dos mais variados, também tentaram arranjar problemas mas não conseguiram lá entrar.
      Quem andou na F1 e nos espectáculos, está muito contente com a polícia porque puderam andar descansados.
      Agora dizem que não vão criar problemas nos diversos festivais que vão haver mas os hoteis já na F1 não estiveram cheios como é hábito e provávelmente com o que a internet tem transmitido, vai acontecer o mesmo. Já os restaurantes não sofreram.
      Hoje mesmo pudia ter ido a uma chegada de ciclistas ao estádio Olímpico e não fui pois nunca sei quando é que qualquer problema possa aparecer mas não houve problemas.
      Eu próprio que faço ciclismo três vezes por semana mas de forma muito mais ligeira dos que acimo me refiro, mudei os meus itenerários para evitar a baixa.
      Enfim, vamos a ver se daqui a uns meses vão recomeçar com mais força ou se fica assim, o que francamente não acredito.
      Também apareceu aqui um grupo que ia animar a festa nacional do Quebec a vinte e quatro deste mês, que numa das canções dizia que uma facada nas costas da mininstra da educação, com o respectivo nome, etc. etc. Já não vai actuar mas o mal já está feito.
      Também começaram a aparecer as diversas saudações políticas, extremistas dos dois lados. É claro que depois têm sempre razão para explicar porque é que aparecem com esta forma de expressão num problema de custos de estudos, mas a realidade é que o fazem. Por isso, não é só os custos.
      O problema é que o pessoal aqui vê tudo de forma muito cerebral como eu digo e o Governo achou por bem negociar com os estudantes pois são eles o Quebec do amanhã e não conseguiu. O actual primeiro ministro também fez parte de associações estudantis, só que está estupefacto pois no tempo dele nem chamavam nomes aos políticos, nem partiam nada. Discutiam. Penso que não querendo o Governo se impor pelos motivos expostos e provávelmente outros, só com eleições gerais e depois vai-se ver.
      Foi pena que desse para este lado porque a malta jovem que neste caso até tinham uma causa a defender, têm muita piada . Saiem-se com cada uma...

      Eliminar
  5. Ontem esqueci-me de dizer que têm aparecido envelopes com um pó branco dirigido a políticos, organizações, etc. Hoje mais um. Até agora não estão contaminados mas la vai a evacuação de todo um prédio, etc. É também por isto que eu dei a definição acima.

    Uma excelente notícia: a partir de hoje todo o dinheiro que ganharmos é para nós. De um de Janeiro até ontem, foi todo para pagar os diferentes tipos de impostos ao longo do ano. Olha se nós fizéssemos comos os estudantes: também não gostamos de pagar impostos, só que já nos habituámos.

    ResponderEliminar