quinta-feira, 7 de junho de 2012

o nosso velho computador

não tinha avarias técnicas...

13 comentários:

  1. Rui, a alta tecnologia ao serviço do povo.
    Um Abraço.
    Tonito.

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  2. É bom recordar!
    2x1=2 aprendia-se a cantar!
    E foi para toda a vida!

    A única avaria que por vezes tinha era na cara ou na mão, quando não se sabia a tabuada!

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    1. Aprendia-se a cantar, é verdade, mas há aquela velha estória de que havia alguns que não sabiam a letra, só sabiam a música...

      Falando sério, não consigo convencer o meu neto (9 anos, 3ª.classe, isto é, 3º.ano) a estudar a tabuada. É um excelente aluno e dá resposta acertada. Mas não sabe a tabuada!
      Descobri que não multiplica, soma.
      Demora na resposta mas acerta.
      Se lhe perguntar, por exemplo,quantos são 8X5, ele soma mentalmente:8+8=16+8=24+8=32+8=40.
      E não falha!
      Vá-se lá saber quem é que tem razão. Há que reconhecer que este método obriga a criança a uma maior ginástica de raciocínio. Resultará? Espero bem que sim.

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    2. Tenho a certeza que resulta.
      Em vez de uma cantilena decorada,que os miúdos nem entendem,aprendem a raciocinar.É o tal "basic"!
      Quando fui para a Escola de São Bartolomeu,também entrei na cantilena.
      Na sala de aulas,existia um objecto estranho...
      Um ÁBACO!
      Nunca o utilizámos.Mas,num raro dia de boa disposição,a Dona Hibraína explicou-nos o que era aquilo e como funcionava.
      De certeza,os miúdos das gerações anteriores(do tempo do ábaco)aprendiam mais cedo a ginástica do raciocínio.
      Um abraço.

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  3. Bons velhos tempos. Foi com este computador que se chegou aos de hoje.
    Quanto à evolução dos tempos, a minha filha se sabe fazer uma prova dos nove ou uma raíz quadrada, aprendeu comigo.
    Mas é o que o Carlos Viana diz: os novos sistemas funcionavam sempre.
    Enfim... estamos a ficar uns bitolas...

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  4. Esta era uma das disciplinas onde era mesmo muito forte!Inicialmente, quando a Snra Professora me falou em TABUADA, pensei que se tratasse de algo para comer!!Tao familiarizado estava com a FEIJOADA, MARISCADA ou PESCADA.

    Mas nao era e, là em casa, se nao aprendesse estaria condenado a uma possivel LAMBADA!!

    Hoje, faço apostas com os amigos e, em adiçoes de 10 algarismos na mesma linha horizontal sobre 10 linhas verticais, consigo ser mais ràpido que uma calculadora!!!Tenho ganho umas garrafitas de CREMANT D'ALSACE com essas apostas!

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  5. O cliente, entrou na papelaria e disse:
    - Dê-me uma livro de tabuada ...
    A funcionária
    - E quer atualizada ?
    Abraço

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  6. A piada do Quito não é assim tão risivel como parece.
    Na verdade, a tabuada do nosso Ministro das Finanças é ligeiramente diferente e mais actualizada.
    Para ele, 100 x 1 não é igual a 100
    Para ele, 100 x 1 = 123

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    1. Continua a ter piada...
      Que interessam 6.000 encerramentos de restaurantes,se o pessoal já não tem dinheiro para ir lá comer?!
      A 15 de Agosto irá ser ainda mais risível:a confirmação governamental da subida rápida do número de desempregados.
      Só por piada...

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    2. É uma pena tantas dificuldades quando Portugal tem aonde ir buscar dinheiro se estiver interessado.
      O Quebec com oito milhões de habitantes meteu as tabaqueiras em tribunal por um valor de quarenta e seis biliões e meio de euros, respeitantes ao que fizeram e vão fazer o governo gastar em hospitais desde 1970 a 2030.
      Ora Portugal com dez milhões e meio de habitantes, bem porde pedir à volta de setenta e cinco biliões, aproximadamente. Mesmo que Portugal recebesse quarenta a sessenta biliões num acordo "amigável", dava para ajudar a endireitar a cabeça. O problema não são as companhias, são os políticos que temos.
      Por outro lado também há um recurso de quinze biliões e meio de euros contras as mesmas companhias, levado a efeito pelas organizações anti-tabaco.

      Talvez fosse o melhor meio aí para começar, sem que os nossos políticos se apercebam, se não estragam tudo.

      Não esqueçamos que a indústria do tabaco faz cerca de quinze biliões e meio de euros por ano.

      É caso para nos lembrarmos da conversa de um portugês com Deus.
      - Meu Deus, como conseguiste fazer uma terra tão boa... com um clima tão bom... com tanta gente boa...
      Deus: -
      Espera que já vais ver os políticos que vais ter!!!

      Ele lá sabe.

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  7. O Carlos Viana diz, e muito bem, que as crianças devem compreender a multiplicação fazendo como o seu neto e ainda percebendo que 4 x 5 não é o mesmo que 5 x 4, apesar de dar igual resultado.
    Mas eu sempre insisti, após a compreensão,que a memorização é importante para poder resolver com mais rapidez os exercícios.

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  8. Há tanta coisa que sabemos como se faz,ou até esquecemos porque se faz, mas fazemos sem saber porquê...são as rotinas que nos aleviam o nosso dia a dia. Já imaginaram se tivessemos que racionalizar tudo o que fazemos? Como poderiamos reagir, p. e. a conduzir, perante um carro que de repente surgisse num cruzamento?
    A Celeste como boa mestra que foi sabe bem da importância de saber os porquês. Depois o automatismo parece ser fundamental.
    No nosso tempo aprendiamos a cantilena sem saber o porquê, quem tinha boa memória safava-se a algumas réguadas, quem sabia raciocinar ficava a pensar porque é que apanhei?

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