quinta-feira, 30 de agosto de 2012

NOTÍCIAS DO BAIRRO -PRAÇA DA ÍNDIA - BOA NOTÍCIA

Embora com algum atraso, começaram as obras para requalificar a Praça da Índia Portuguesa
-antiga Praça dos baloiços-.
É uma obra que se saúda e por isso se felicita a Junta de Freguesia se Santo António dos Olivais!
Com a Praça de Cabo Verde praticamente pronta e a Praça dos Açores já requalificada em 2008-que inclui o Parque Infantil- Geriático- "Encontro de Gerações", ficam assim as três principais praças do nosso Bairro requalificadas!





21 comentários:

  1. BOA !!! O chifrim da malta, com a ajuda das cerejas da Beira Baixa, parece que deu resultado. ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correcto e Afirmativo.
      Com parque para moradores.

      Eliminar
    2. É isso mesmo Quito!
      Devemos louvar a actual atitude da Junta mas, por mim, não esquecerei nunca o indigno comportamento do seu Presidente quando se tratou da Praça dos Açores.
      Valha-nos o facto de , talvez pela nossa reacção, ter arrepiado caminho.

      Eliminar
  2. Que boa noticias ainda lá estão os meus queridos vizinhos Sr Alcides e D.Isabel que ainda vão poder ver a velha praceta com um aspecto mas digno espero!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo! Quem és tu?
      Espero em URL identificação.O Viana está atento e lá se vai o anónimo!

      Eliminar
    2. O anónimo deve ser a Nelinha Sarmento, esqueceu-se de se identificar, só pode ser ela, era nossa vizinha.
      Deus queira que sim, que eles os dois ainda possam ver a nossa Praça mais bonita.

      Eliminar
    3. Lena, é capaz mesmo de ser um comentário da Nela Sarmento!
      E assim sendo vai escapar mesmo à "esfregona"
      Tá bem Viana?

      Eliminar

    4. O anónimo estava salvo da esfregona porque se identificou como vizinho do Sr Alcides e da D.Isabel...
      Mal o "vi entrar", cheirou-me a gente boa, apenas um pouco distraída dos regulamentos desta espécie de blog.
      Posso não ter jeito para mais nada, mas para "cheirar" a pirataria...

      Eliminar
  3. Uma obra que tardava!
    Espero que fique agradável e, principalmente bem iluminada.

    ResponderEliminar
  4. Paulo Pinto de Carvalhoagosto 30, 2012 10:34 da tarde

    desculpem lá, a antiga praça dos baloiços era a Praça dos Açores...ou estou enganado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente não sei bem qual foi a primeira a ter baloiços.
      Nem sei a razão "das mudanças"
      Mas que agora estão na Praça dos Açores e desde há muitos anos, isso é verdade!

      Eliminar
  5. Boa ! mais uma conquista para o nosso bairro ! fico contente, a praça dos baloiços é a que me traz mais recordações.

    ResponderEliminar
  6. A primeira praça que teve baloiços, foi mesmo a da India Portuguesa. Que rica recordações tenho dela.., o "artista" mais LOUCO a andar neles era uma!!!.., a TITÁ.., era uma ganda da maluca .., estava sempre á esperas de o baloiço dart a volta!!
    Azenha

    ResponderEliminar

  7. Após aprofundado estudo e persistente investigação, este murcom que nem é do Bairro está em condições de afirmar categoricamente o seguinte:

    A primeira praça dos baloiços foi a da Praça da Índia Portuguesa. Foi aí que a petizada, que veio viver para o Bairro no inicio da década de 50, se divertiu e gastou alegremente as suas energias.
    Cerca de dez anos depois, quando essa petizada já olhava mais para a sombra do que para os baloiços, os "aparelhos" estavam gastos pelo tempo e pelo muito uso que tinham tido.
    E foi nessa altura, vamos apontar para o inicio da década de 60, sendo menor o número de crianças interessadas em baloiçar, que foram montados baloiços na Praça dos Açores.
    A Praça da Índia ficou votada ao abandono, sendo durante muitos anos o espelho da indiferença autárquica para com os espaços verdes da cidade.
    Felizmente que, e porque mais vale tarde do que nunca, se vê uma luz ao fim do túnel.

    Nota: estou convicto que o Azenha, desta vez, acertou em cheio. A Titá, que morava mesmo em frente à praça, poderá confirmar.
    O Paulo Pinto Carvalho poderá ter a "sua" razão. Se ele for rapaz com menos de 60 anos, ou por aí, para ele a praça dos baloiços sempre foi a dos Açores.

    E vocês não têm vergonha de vir o murcom de um tripeiro, armatus cagalhatorum, explicar a vida do vosso Bairro?

    A propósito, fez no passado dia 12 exactamente 50 anos que por cá assentei praça. E nunca mais de cá saí! Quero eu dizer que vivo no Bairro há meio século.
    E gosto!
    Para todos um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Sim fui eu mesma a Nela, distraida e eufórica com as novidades esqueci-me de por o nome.
    A Praça da India foi mesmo a primeira a ter baloiços, fui para o Bairro com dois anos e era uma artista nos baloiços, tenho a certeza que só existiam mesmo naquela Praça onde se reuniam todos os meninos e meninas do Bairro a Titá e a Lena podem confirmar.
    Beijinhos e as minhas desculpas pela distração.
    Nela Sarmento

    ResponderEliminar
  9. Eu tambem posso afirmar, Nela. O meu quintal era na trazeira do da TITA. O bloco era constituido por:Toze grande(Viegas), Toze pequeno(Couceiro), Eu(Azenha) e Ni Bomba(Eduardo Carvalho).., que ganda ataque vizinhos nas trazeiras do quintal da Tita.
    Perguntem que eu lembro_me bem.
    Azenha

    ResponderEliminar
  10. Pois Nelinha só podias ser tu mesmo, as minhas queridas vizinhas,que saudades desse tempo....e eu que ando tão saudosista, so pode ser da idade. Aquela nossa Praça que nos deixa tantas recordações,os riscos na ru para jogar á macaca, o levantar bem cedinho para estudar nas vésperas de exames, ou de provas.
    Grandes voltas à Praça nós demos às 6 da manha...enfim tudo fica na nossa memória.

    ResponderEliminar
  11. Fui morar para o Bairro com oito anos, portanto em 1955. tanto quanto me lembro os baloiços já lá estavam mesmo em frente da minha casa. O Carlos deve ter razão, esta praça foi a primeira "Praça dos Baloiços". Também havia os cavalinhos de madeira que andavam à roda e aquelas tábuas compridas de madeira que andavam para baixo e para cima com uma criança em cada extremidade. (Às vezes nem saía do mesmo sítio se por acaso a diferença de peso dos intervenientes era muito grande...). Mas realmemente os baloiços tinham uma magia muito especial.
    A minha recordação mais antiga desses primeiros tempos (e que eu já contei algumas vezes)é de um episódio dramático. A Belinha Costa tinha uns quatro anitos, rechonchudos e morenaços, e ia para a praceta sempre vestida com um bibe impecavelmente branco, cheio de laçarotes. Era mesmo um encanto. Eu andava agarrada a um baloiço a atirá-lo para lá e para cá sem sequer me sentar (que raio de ideia!). Mandei-a sair da frente mas a miúda nem se mexeu.Pois que fiz eu? Larguei o baloiço que lhe acertou em cheio. O bibe avermelhou e eu devo ter ficado verde na esperança de me livrar de uma justa tareia. Mas a história teve um final feliz. Acho que foi desta mistura de laços e sangue que nasceu a grande amizade que ainda hoje nos une.
    O meu vizinho Azenha era uma peste, batia nos miúdos todos mas tinha muito medo de mim. Daí, lá de longe, atrever-se a chamar-me "ganda maluca". Só porque eu andei até para aí aos meus doze ou treze anos a apurar uma técnica fantástica que consistia em baloiçar energicamente até atingir uma altura tal que me permitia saltar antes do baloiço dar a volta. Era assim uma espécie de bungee mas sem corda. Um autêntico salto no vazio em ponto pequeno. Espectacular!Muito gostava eu de saber quem eram as minhas companheiras destas brincadeiras. Outras malucas, como diz o outro.
    às vezes penso naquela areia (acho que nem era mudada, pois não?) e nos muitos micróbios que certamente ali apanhavamos. Por isso crescemos assim. Uns mais bonitos por fora do que por dentro, outros mais bonitos por dentro do que por fora. Todos bonitos por fora e por dentro é que não porque seria uma grande monotonia. Por isso hoje temos tão boas recordações, não é Lena?
    Bons tempos!
    Fico muito feliz por ainda ir ver a minha praceta arranjada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é bom ver a felicidade com que recordas a tua meninice, vivida cá por este vosso Bairro.
      Um beijo muito amigo, Titá.

      Eliminar
  12. Boa redacção Titá:"Minha infância e a Praça dos baloiços"!20 valores!

    ResponderEliminar