segunda-feira, 7 de julho de 2014

AS LÁGRIMAS DE NEYMAR ...




Um menino simples ...

Chora Brasil. Chora coração. Nele, no Neymar, estavam depositadas muitas das esperanças dos brasileiros. Um Brasil muito a pensar à portuguesa. Um Cristiano Ronaldo que secava tudo. Um Neymar que havia de carregar o escrete às costas. 

Mentira. Nem Ronaldo salvou os portugueses de uma relativa humilhação, nem Neymar pareceu capaz de empunhar a batuta da orquestra canarinha. 

Certo, é que Neymar saiu do Mundial. Não saiu, atiraram - no fora. Não me pareceu inocente a jogada que arrumou o craque para a cama de um hospital. Roçou a agressão.

Desolador, para quem observou, foram as lágrimas jogador, agradecendo a enxurrada de mensagens que recebeu. Olhos húmidos, de quem viu esfumar-se o sonho de levantar a Taça. Um menino simples, com palavras simples. 

A anti – vedeta por excelência. Por isso gostei dele e, também eu, lamento o seu desencanto. São as agruras da vida.

O Brasil tem um muro pela frente. O jogo de amanhã, é o som da pandeireta contra o rufar dos tambores. 

Eles, os alemães, serão, talvez, a melhor seleção do mundial, que não apresenta pontos fracos. Frios e racionais, pouco se importam com o ambiente “hostil” que irão encontrar. Pelo menos, é isso que dizem os especialistas do pontapé na bola, e eu estou inclinado em concordar.

Amanhã, pelas nove horas da noite, vamos todos vestir a camisola do Brasil, agora que os Lusos regressaram a casa, sem honra nem glória. 

Há uma identidade cultural que nos liga. Uma História que é comum. Uma amizade que nos aproxima.

Milhares são os nossos compatriotas, que vivem e labutam no Brasil. O contrário também é verdadeiro. 

Muitos brasileiros cruzaram o Atlântico, na procura da sua segunda pátria. O Dr. Mateus, por exemplo, é um brasileiro de voz calma e doce. 

Quando o oiço, fico sempre de boca aberta. É o meu dentista. 

Tem uma enorme paciência para me aturar. Digo-lhe, como se fosse o Neymar a rematar à meia - volta:

- Doutor, este maldito dente molar está uma desgraça, mas não o quero tirar …

Diz-me, com paciência de brasileiro:

- Senhor Pereira, não se preocupe não, que  nós vamos dar um jeito nesse negócio …

E dá !!!

Percebem agora, porque é que amanhã, vou estar de mãos dadas com a “minha” seleção de Brasil ?.
Quito Pereira
     

21 comentários:

  1. Texto lindissimo que nos faz reflectir. O futebol é um jogo colectivo, por excelência. Hà dias em que um jogador excepcional pode dar a volta a um resultado e o MESSI provo-o. Mas neste tipo de competiçao, esses craques estao altamente cobertos, pelas defesas adversas.
    O" BOB MARNEY" (como eu lhe chamo) vai concerteza fazer falta ao escrete mas o BRASIL tem armas suficientes para ultrapassar esse duro obstàculo.Os alemaes possuem a particularidade de terem jogadores novos e de alto gabarito tecnico! Poucos jogam no estrangeiro, apoiando-se essencialmente na equipa do BAYERN.
    Claro que torceremos todos pelos nossos irmaos!Vai ser um jogo bastante dificil! Os alemaes sao conhecidos por lutarem até ao ultimo segundo! Mas este ano, gostava que a HOLANDA ganhasse! Haveria festa na Rua do Gaschney, pois a vizinha Holandesa, jà prometeu arraial!!Mas com uma condiçao!!!Que seja eu...a organizà-lo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobbyzé, liga-me que o teu número foi-se com o telemóvel que me roubaram!!!
      Um abraço
      Fernando AZENHA

      Eliminar
  2. Força Brasil, estou a vosso lado

    ResponderEliminar
  3. Até no futebol gostas de brilhar...escrevendo!
    É isso mesmo. O texto está brilhante, como brilhante é o Neymar a jogar à bola. Não muito neste Brasil do Mundial de 2014. Para mim como equipa ainda não me convenceu...e o Neymar, mesmo sem estar em forma chega para resolver e lá vão sendo apurados para as fases seguintes com resultados minguados!!
    Talvez que os seus companheiros, agora sem o"minino" resolvam serem mais selecção e transpirem mais um pouco.Têm que resolver o 1 a 0 ou o 2 a 1, sem que estejam à espera que o Neymar resolva!
    A agressão que o atirou para fora do Mundial devia ter sido punida com cartão vermelho(não vi o jogo em directo-pois no monte alentejano não havia TV...), mas a FIFA já lhe aplicou o castigo suspendendo o agressor com 6 meses de suspensão. O jogador suspenso já declarou que com esta suspensão vai preferir acabar com a carreira. Será o melhor que faz!!!
    Amanhã vamos então torcer pelo Brasil...na esperança que vençam, porque jogaram bem, melhor que a Alemanha e não por outros factores estranhos ao futebol jogado decentemente nas 4 linhas...
    Bobbyzé no Holanda com a Argentina torço pela tua vizinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal fui apanhado por um comentário no face (vindo do Brasil)que o agressor tinha sido castigado com 6 meses de suspenssão!
      Mentira a noticia. A FIFA não encontrou matéria para castigar...(disse)

      Eliminar
    2. Eu não gosto de brilhar em nada, meu caro Rafael. Apenas colaboro com o teu blog, numa amizade mútua e sincera ...
      Um abraço

      Eliminar
    3. Então esquece o parágrafo!
      Deixa o brilhar para quando o Costa te engraixa os sapatos!

      Eliminar
    4. Bem precisam das mãos do Costa. Trago aqui dois tamancos nos pés , que mais parecem dois tijolos ...

      Eliminar
  4. Vamos lá, Brasil!
    (e excelente jogada escrita, como sempre, Quito)

    ResponderEliminar
  5. Em nome de 200 milhões de brasileiros, e mais uns tantos de gringos que estão por aqui, ainda, a torcerem pelo Brasil, eu agradeço o apoio à Seleção. Há pouco, na entrevista coletiva, Felipão lembrou quando foi técnico da Seleção de PT. Então, há uma linha - não tênue - entre PT e BR, e espero que prevaleça o espírito esportivo, amanhã e sempre.
    De certa forma, já temos o legado de tudo isso: a Polícia Brasileira conseguiu, enfim, desmantelar a quadrilha que vendia ingressos, de forma ilegal, e, para nossa surpresa, "senhores" de empresas contratadas pela FIFA, as quais já estavam "contratadas" para "organizar"(?) venda de ingressos para as copas de 2018 e 2022.
    É isso... Vamos que vamos!

    ResponderEliminar
  6. E ainda! E ainda! O que vamos saber depois do Mundial acabar!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Estou convencido que amanhã somos todos brasileiros. Aqui até calha bem, pois como os fusos estão muito pertos, vamos começar a ver o jogo às dezasseis horas.

    ResponderEliminar
  8. Sempre o Quito nos deliciando. Eu como filha, neta e bisneta de brasileiros e habituada em menina a torcer pelo Vasco de quem o meu Avô materno foi sócio honorário me sinto sempre dividida. No entanto quando chega o "ganhar" lá vai o coração para o Portugal. Hoje vou torcer e muito pelos brasileiros.

    ResponderEliminar
  9. VENDAVAL, HECATOMBE! CRISE MUNDIAL! SCOLARI NUNCA MAIS QUER OUVIR FALAR DE FUTEBOL!
    Já tinha dito nos comentários que o Brasil é uma equipa fraca, com a maioria dos jogadores serem de categoria muito fraca para as exigências de um Mundial!
    Agora o Quito tem razão...mas por outro motivo que é esta vergonha: CHORA BRASIL
    É caso para todas as forças policiais estarem em alerta!!!
    Dilma perdeu aqui as elições!

    ResponderEliminar
  10. A selecção Portuguesa está desculpada!!!
    Deste Mundial o que vai ficar para a história é esta derrota do Brasil.Vai suplantar o êxito de quem for campeão!
    Aposto na Alemanha que assim fica com 4 êxitos! Klose-melhor marcador de sempre nos Mundiais, maior goleada, melhor marcador de golos neste Mundial e Campeão mais uma vez!!!

    ResponderEliminar
  11. Mesmo com o NEYMAR e com o THIAGO SILVA, eles nao dariam a volta contra esta ALEMANHA. Constata-se que é uma equipa coesa, de jogo colectivo e com malta nova que se conhece bem, pois a maioria joga no BAYERN.
    Ontem, a cerveja escorria por todos os bares germanicos! Mas, insisto.Pode ser que me engane mas, se a HOLANDA passar hoje frente à ARGENTINA, meus caras, ganharao a final!!!HOLANDA e ALEMANHA sao dos piores inimigos!!!De tempos que jà là vao!!!

    ResponderEliminar
  12. Uma derrota mais ou menos esperada, mas não aquele descalabro !!!
    Se a final for Alemanha - Holanda, vai ser "quentinha". Quando estive no norte da Holanda, apercebi-me de que se detestam. As feridas da guerra continuam abertas ...

    ResponderEliminar
  13. Qual guerra? É que a Alemanha já desencadeou três guerras na Europa.
    A saber:
    A Primeira
    A Segunda
    E a Actual

    E tão cedo não me falem de futebol. Foi uma overdose!.

    ResponderEliminar