segunda-feira, 21 de julho de 2014

CHAMAR A MÚSICA / tê-la aqui tão perto...

Depois de ter estado  a partir das 17 horas no Pavilhão Centro de Portugal onde eu e a Celeste Maria fomos ver e ouvir o Fernandito Meireles e o seu violino, que começou  numa pequena sala e onde o professor e maestro Virgilio Caseiro dissertou sobre o gosto pela música e chamar a atenção para este pequenino prodígio da arte musical. Claro que a certa altura foi necessário transitar para a sala grande do pavilhão.Então, aí assistimos maravilhados à exibição do Fernandito Meireles, em muitas das interpretações acompamhado pelo pai - Fernando Meireles - ou com a sanfona ou bandolim(?). Para mim foi qualquer coisa de fantástica a perfomance do pequeno génio. Músicas clássicas, floklore(chula de paus...) tarantelas, foi tudo tocado com uma descontração, que eu julgava não estar ao alcande de uma criança...mesmo sabendo música...Isto depois de uma almoçarada pelos 80 anos da minha irmã Adélia na República da Saudade. Ah! E logo à noite lá continuamos na perigrinação da música, indo para a Colina de Camões na Quinta das lágrimas!!

PARTE I-Pavilhão Centro de Portugal








II PARTE À NOITE na Colina Camões - Quinta das Lágrimas
Drones filmamdo




EG

11 comentários:

  1. Quero esse menino pra mim. Que fofo! Quando vejo uma criança já envolvida com música... em especial, com algum instrumento musical, logo penso: Deus está "diretamente" salvando mais um, neste mundo".
    Já está no bom caminho para se tornar um grande homem.
    Bjs na bochecha dele...

    ResponderEliminar
  2. Pois eu tive o privilégio de dar beijinhos na sua bochecha!
    Um menino, que ainda pede colo ao pai, enquanto o Maestro fala sobre técnicas que ele tão bem domina, mas sem precisar de reflexões de quem sabe.
    Pega no violino, como pegaria na bola ou no pião, e transforma-se no mestre, que sabe o que pretende tocar, sabe o porquê, sabe cativar o público e transmitir várias espécies de formas musicais com elegância, descontração e sentimento. Fora de série!!!
    Obrigada, Fernandito e parabéns ao pai que o acompanha e estimula com uma grande cumplicidade.

    ResponderEliminar
  3. O concerto na Quinta das Lágrimas foi também um momento alto de um belíssimo espetáculo musical e cénico!

    ResponderEliminar
  4. É uma maravilha ver uma criança genial e virtuosa ser... criança. Que bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como tu, PM!
      (sem canibalismo, claro)

      Eliminar
    2. É mesmo isso! Irrequieta, brincando com o pai e interessante a maneira como denotava uma cumplicidade musical com o pai. O pai dizia: agora esta...mas rispostava: não, talvez esta e apontava para outra pauta...
      E era uma pauta com notas musicais muito compactas, que a mim tumba de primeira, que me perguntava a mim próprio:como tira ele as notas para o violino em músicas extremamente rápidas....E foi uma só vez que precisou de tocar a olhar para a pauta!
      E tocou talvez umas 15!

      Eliminar
    3. Para mim só não é surpresa maior porque tenho-o acompanhado na página dele no Facebook e já dava para aperceber esse dom do Fernandito.

      Eliminar
  5. Bravo para eles e para vocês. Que pedalada, não perdem uma!

    ResponderEliminar
  6. Bela reportagem. O puto promete !!!

    ResponderEliminar
  7. Uma bela reportagem e horas de cultura musical bem passadas.
    O Fernandito vai no bom caminho! Esperemos que o pai o saiba orientar pelo caminho certo, como parece que está a acontecer e não se meta por atalhos...
    Também gosto de ver jovens a tocar bem e hoje há muita malta nova a tocar divinamente. Fernandito ainda nem é jovem, é uma criança, mas já é um grande artista.

    ResponderEliminar