terça-feira, 15 de julho de 2014

MENINA NUA...Estátua no Porto

Era eu menino e moço quando conheci esta menina. Apreciei-lhe a beleza das formas corporais, pode-se dizer que foi a primeira vez que vi uma mulher na sua nudez... Por isso, sempre me encantou. Mesmo depois de adulto, quando passo na Av. dos Aliados, olho-a com carinho. Mal sabia que esta menina tinha, já na altura, avançada idade. Só hoje soube da realidade e acho uma estória interessante. Aqui vai para quem gostar de conhecer a origem da coisa artística.  
 Carlos Viana                                                              


 A "Menina nua" - A história desconhecida da famosa estátua do Porto
Conheço esta estátua da “Menina Nua”, no Porto. Quando perguntava quem era, diziam-me simplesmente que era a estátua da “Menina Nua”, mas ninguém sabia quem era ou outros pormenores. Curiosamente, todo o “tripeiro” respeitava a estátua e todo o estrangeiro a fotografava. Só agora sei todo o seu historial…
Mais vale tarde que nunca.
Agostinho Barbosa Pereira
A "Menina nua"
A HISTÓRIA DESCONHECIDA DA FAMOSA ESTÁTUA
Chamava-se Aurélia Magalhães Monteiro e era conhecida por Lela, Lelinha ou pela “Ceguinha do 9” - para a eternidade ficará sempre a ser a “Menina Nua” da Av. dos Aliados, estátua que toda a cidade conhece e aprecia.
Nasceu no dia 4 de Dezembro de 1910, na freguesia do Bonfim e, pouco tempo antes de falecer, dizia-me que “tinha sido uma das mulheres mais apreciadas e cobiçadas do seu tempo...”. Vivia no rés-do-chão do Bloco 9 do Bairro da Pasteleira, numa casa simples e humilde com flores a enfeitarem a entrada e a sala de jantar.
Um dia convidou-me a entrar e contou-me um pouco da história da “Menina Nua”:

- «Tinha 21 anos quando fiz de modelo para o Henrique Moreira, o mestre que fez a estátua: Mais tarde colocaram-me na Avenida dos Aliados - que belos anos aqueles! Estive duas semanas a “posar” e ainda hoje recordo com alegria e saudade aqueles momentos de trabalho, pois posso morrer amanhã que todos ficarão a saber quem era a Lela... Além disso, nessa altura, dava-me bem com os artistas, era bonita e eles convidavam-me. Andava por toda a parte, ganhei uns “cobres” com o Henrique Moreira, mas hoje... Resta-me a consolação de estar ali, de costas voltadas para o Almeida Garrett e de frente para o D. Pedro IV.»
Perguntei-lhe nessa altura se não tinha havido problemas com a nudez da estátua - por exemplo, proibições, censuras.
Ela respondeu-me:
- «Bem, sabe que naquela época havia certos sectores que se opunham claramente e até ficaram escandalizados com a “Menina Nua”. Nós éramos muito tacanhos e veja bem que há 50 anos as ideias eram realmente diferentes. Havia o Salazar, a Pide e o povo era mais fechado, mais religioso. Felizmente o mestre Henrique Moreira conseguiu “levar a água ao seu moinho” e lá fiquei, de pedra e nua, assim como Deus me botou ao Mundo...»
Sorriu de imediato, mostrando ainda réstias de um rosto bonito e de uma boca fina, onde já rareavam os dentes, vítima do peso dos anos e das canseiras e desgraças da vida. Além disso, imagine uma “moçoila”, no tempo da “outra senhora”, a expor-se toda nua perante uns homens de tela e pincéis ou bocados de pedra. Bem... era quase como ser comunista ou mulher da vida.
Fez-se uma pausa para mandarmos umas “bocas” contra o sistema do antigamente. Prossegui, perguntando-lhe quando e onde tinha começado a ser modelo. Antes de me responder, fica um pouco pensativa, levanta-se e encaminha-se para o seu quarto, vasculha dentro do guarda-vestidos e traz-me um amontoado de papéis e fotografias.
- «Vá, veja lá tudo isto» - diz-me. (Anotei visualmente uma série de fotografias, pequenas referências, recordações e memórias da “Menina Nua”). «De qualquer modo, e se a memória não me falha, comecei com o mestre Teixeira Lopes, na figura-modelo da rainha D. Amélia. Esta estátua encontra-se atualmente no museu com o mesmo nome, em Vila Nova de Gaia. Nessa época tinha muita vergonha. Era uma “moçoila” com 18 anos, bem feita e bonita. A minha mãe tinha falecido e fiquei mais tarde com uma madrasta, de quem por acaso não gostava nada; por isso mudei-me para o Bonfim, para casa da minha santa avó. Que tempos... Nessa altura, iniciei-me como modelo nas Belas Artes do Porto e lentamente fui-me habituando, até que fiquei mais descarada...»
Levantou a cabeça e, numa reflexão interior, com risos de vaidade e inconformismo, continuou:
- «Ah, nesse tempo, punha a cabeça dos rapazes em fogo, era bonita e não havia ninguém que não me conhecesse como a “Menina Nua”. Depois passei alguns anos como modelo, andei pelo Norte, pelo Sul e até a Lourenço Marques (hoje Maputo) eu fui. Fiz de modelo para vários mestres, entre eles: Acácio Lino, Joaquim Lopes, Dórdio Gomes, Sousa Caldas, Augusto Gomes, Camarinha e os consagrados Henrique Moreira e Teixeira Lopes. Além da “Menina Nua”, estou no Buçaco, no Cinema Rivoli, em Lisboa e em Moçambique... E hoje? Como vê, aqui estou, desde os 43 anos cega, uma vida difícil de adaptação, um mundo escuro, negro. E mais negro se tornou aquando da morte do meu marido. Fiquei completamente só. Hoje, passados alguns anos, tenho um casal a viver comigo, sempre me ajudam a pagar a renda e a fazer-me um pouco de companhia. Tenho umas ajudas do Centro de Dia da Terceira Idade, ligado ao Centro Social cá do bairro, onde vou almoçar e lanchar. Enfim, sempre ajuda a passar o tempo e a velhice. Mas o que eu mais desejava na vida, além de mais dinheiro para viver, era dos meus ricos olhos...» (Algumas lágrimas correram-lhe pelas faces, enquanto se preparava para ir almoçar ao Centro.)
Despedi-me dela, tentando consolá-la com frases de carinho e amizade, mas a vida é um cão que não conhece o dono… Ela despediu-se (nessa altura), com um bom dia, entrecortado com um sorriso morgaiato, misto de Ribeira, Bonfim e Pasteleira...

Aurélia Magalhães Monteiro, a Lela, a Lelinha ou a “Ceguinha do 9”, faleceu no dia 2 de Junho de 1992, com 82 anos de idade. No entanto, a “Menina Nua” continua viva, fixa e eterna, ali na Avenida dos Aliados, envolta nos nevoeiros citadinos, perpétua e ardente, nos dramas e vitórias deste povo.
Do livro "Pasteleira City", de Raul Simões Pinto – Edições Pé de Cabra – Fevereiro de 1994
(com ligeiras adaptações)











54 comentários:

  1. O Carlos Viana, é um tripeiro que gosta das suas raízes. Gosta do seu Porto Clube e muito do seu Porto Cidade. Também gosto da cidade do Porto. Tenho dela grandes recordações. Dos amigos que amavam a Invicta, como se lhe corresse nas veias ...

    Sabia que este texto ia sair no blog. É um belo texto. Tem tanto de humano na sua essência, como de dramático. As confissões e desabafos de uma mulher, que viu a sua imagem perpetuada no Tempo, materializada numa estátua desnudada. Tempos difíceis, de mentalidades retrógradas, o que valoriza ainda mais a existência de Aurélia Monteiro, também conhecida por Lela.

    A história de uma mulher, que faz parte da herança de uma Cidade bairrista e laboriosa. Felizmente que ainda há gente, que pega numa caneta para tirar do anonimato, vidas que merecem ser contadas.

    A ti Carlos Viana, amigo que és do teu Porto em todas as suas múltiplas facetas, envio-te cá de longe um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sabias, alguém te disse e se fui eu não me lembro!
      Afinal lembrei-me agora...foi na pastelaria.Não, foi no meu escritório!!!!Viste o rascunho!

      Eliminar
    2. Diz o Quito que sabia que este texto ia sair no blog. Eu não sabia, juro!
      Limitei-me a encaminhar para uma dúzia de amigos que pensei que poderiam apreciar. Entre eles o Fernando Rafael, e zás...
      Obrigado Dom Rafael, pelo destaque dado à minha Menina.
      A história da Lela emocionou-me, fiz a ligação à minha infância e a Menina Nua passou a parecer-me a mais bela estátua que conheci. Por isso, não a quis guardar só para mim.
      A Invicta tem o sabor do berço, para mim. Sabes quanto amo Coimbra mas as nossas raízes estão cá sempre. Para o bem e para o mal...
      Obrigado pelas tuas palavras que sei serem sinceras. Toma lá aquele abraço!

      Eliminar
    3. De facto, vi o rascunho no teu escritório. Não foi o Carlos Viana, que me enviou o texto. Na altura, li por alto e despertou-me a atenção. Mais tarde, no meu escritório, li e reli. É um belo texto que só enriquece o blog. Parabéns a ti e ao Carlos Viana ...

      Eliminar
  2. A historia da menina não conhecia.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu, Tonito. Conhecia muito bem a Menina mas da sua história, néspia, nicles, rien de rien...

      Eliminar
  3. Interessante! Gostei de saber a história. Se um dia lá passar, não perderei um único ângulo para fotografar a Menina Nua.
    Nem percebo como naquela altura a censura aceitou tal "vergonhice"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado não vá a água dar cabo da película!!!

      Eliminar
    2. Bem observado, Alfredo. Os ginecologistas da época deviam andar muito distraídos...

      Cuidado com a água diz Dom Rafael. De facto aos pés da estátua há uma fonte que alimenta um mini-lago.

      Eliminar
    3. Não estavam distraídos. A censura deixou passar alguns nus femininos e masculinos em pintura e escultura, desde que "académicos". Esta Menina Nua está dentro dessa categoria de nu académico, embora a um fiozinho apenas do limite para ser considerado um nu erótico.
      Admiro-me muito mais de uma estátua de Eça de Queiroz com a Verdade (e que bela é a Verdade) em Lisboa, num Largo entre o Chiado e o Cais do Sodré (Rua do Alecrim), bem pertinho da Pensão Amor, onde vai ficar (espero eu) a minha colecção de arte erótica.
      Têm uma explicação aqui e uma fotografia melhor aqui

      Eliminar
    4. Vale bem a pena clicar nos "aqui" Fotos fantásticas!

      Eliminar
    5. Eu sou fã desta estátua. Adoro-a. Quando vou à Pensão Amor, tratar dos assuntos da minha colecção, faço questão de passar sempre por lá. Nunca me canso de a apreciar.

      Eliminar
  4. Adorei Carlos conhecer A Menina Nua tão só uma Mulher glamorosa,sensível e corajosa...
    Despertaste-me para a ver ao vivo quando for ao Porto.
    Não me estou a lembrar de a ter visto in loco...Mas a memória já me atraiçoa.
    Boa a tua ideia e quero mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então quando fores ao Porto não te esqueças de ver a juventude da menina!
      Cheguei à pouquinho do Gil Vicente de ver o Ballet do CNM.Grande espectáculo.
      Aproveitei e comprei bilhetes para Sexta Feira para o Gil Vicente para o espectáculo
      ENTRE
      TANTO
      VIVI
      Concerto de homenagem a Adriano Correia de Oliveira, promovido pela Real República RÁS-TEPARTA.
      Colaboram:
      Paulo de Carvalho
      Rui Pato
      Manuel Rocha
      Carlos Alberto Moniz
      Zé Perdigão
      António Ataíde, Manuel Freire e Banda Pensão Flor
      Comprei bilhete para ti

      Eliminar
    2. Linda Olinda, ainda bem que gostaste. Tenho quase a certeza que te enviei directamente, ou não?
      Entretanto o Mano já te arranjou programa para sexta-feira. Quem tem um Mano assim...

      Eliminar
    3. Julgava que o bilhete era para ti Carlos...
      Acabei de fazer a cesta e ainda estou zarolha.

      Eliminar
    4. Cesta de ovos para o Carlos?
      Ou dormiste uma sesta?

      Quem dorme a sesta é o Paulo Moura e a São Rosas mas só ao Sábado e domingo!

      Eliminar
  5. E a rapariga devia ser mesmo um espectáculo. Olhem ...

    ResponderEliminar
  6. Segundo pesquisei, o nome original da estátua é «Juventude».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinhas que "vasculhar"!!!! Mas à procura de quê?
      Ò Viana ela mesmo abelhuda!

      Eliminar
    2. Sempre a olhei como a Menina Nua e é essa a imagem que quero manter.
      No entanto, já vi que tens razão mas repara que pode ter sido baptizada de "Juventude" para calar as bocas aos ginecologistas.

      Eliminar
    3. No Porto não há ginecologistas de blogues! Carago!

      Eliminar
  7. Lembro-me que quando passava de carro ver várias estátuas desde uma "rotunda" com um cavaleiro em baixo até à cãmara. Penso que havia outro nu. Só que a ideia exacta delas, já lá vai. Não haja dúvidas que o Carlos Viana entrou no fuso e trouxe até nós uma belíssima estátua e uma belíssima estória. Bem hajas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já deves estar ver "nus" a mais! Mas o Vianinha o dirá! Eu nisto é que sou o "murcon"!!

      Eliminar
    2. O Chico tem uma excelente memória visual, embora na exacta localização não seja preciso, o que é mais do que natural.
      O "cavaleiro", está no fim da Av dos Aliados, na Praça da Liberdade a que chamas rotunda. Trata-se de um a estátua equestre de D. Pedro IV.AO cimo da Av. muito perto da Câmara, temos uma bela estátua de Almeida Garrett. Esta é relativamente recente e não sei se a terás conhecido.
      E não estás a ver "nus" a mais, como sugere maldosamente o dono desta espécie de blogue. A Meio da Av há uma estátua, suponho que em bronze, de três putos nus que seguram na cabeça uma grande terrina com frutas diversas.

      Eliminar
    3. ...pronto tinha que meter "fruta"!!!
      Carlos são meninos!!!

      Eliminar
    4. Paulo Moura, tu que sabes "vasculhar" estas coisas, explica lá isto dos meninos com a fruta às costas. Que os putos estão lá, se ninguém os roubou, isso garanto eu. Que seja fruta que transportam à cabeça tenho quase que a certeza mas falta-me esse quase.

      Eliminar
    5. No Google Street View, pode apreciar-se aqui

      Eliminar
    6. Ai Carlos, Carlos, que não és de Viana, mas és do Porto!!!E até do Futebol Clube do Porto do Pinto da Costa.E fazes muitoi bem! O Porto é uma Naçon!!!
      Mas quando digo " pronto tinhas que meter fruta"!!!!, não acusaste o toque "futebolista"!!
      E fizeste bem...porque já pertence ao passado real!

      Eliminar
    7. Pois os "AQUI" do passeio da Tuna Meliches são mesmo para ver!!!

      Eliminar
    8. Os AQUI são estupendos. Não há dúvida, o Paulo Moura e a Sãozita são do melhor que há a vasculhar e não só! Obrigado.

      Dom Rafael, lá porque és o dono e senhor desta espécie de blogue, não penses que me levas a dar toques na bola...
      Briooooooosa...

      Eliminar
    9. Fazes bem "chutar para canto"!!! Afinal é uma simples "Taça com frutos" que é em bronze dourado!

      Eliminar
    10. Obrigado pela informação, Carlos Viana. Quando ia ao Porto para ver a família, nem chegava à Avenida dos Aliados. Em trabalho, quase sempre parava a carrinha num parque de estacionamento grande que havia atrás da cãmara e era por isso que passava na avenida. Foi lá que me quiseram vender uma arma, só que fiquei com a impressão quer era um polícia. Da estátua à frente da cãmara, pode ser que já existisse mas não me recordo. Quanto aos "meninos" de que o Paulo Moura mostra a fotografia pois francamente estava tão cansado que nem fui ver à net, era isso mesmo. Não é que me lembre dos meninos mas sim da espessura da estátua em relação à altura.

      Quanto à minha memória, dizes isso porque não conheces a da Lucinda. Não lhe deve passar nada do que viveu a partir dos três anos de idade, mais o que lhe contaram do passado. Datas, não falha. Bem... para mim o computador faz muito geito.

      Eliminar
    11. Fui ver aí, os "aquis"do Paulo Moura. Muito oportuno. Obrigado.

      Eliminar
    12. Eu e a São Rosas dividimos tarefas: eu tento fazer serviço público e ela faz serviço púbico.

      Eliminar
  8. Ah! Mas falta dizer-ter Sôr Carlos Viana que foi um enorme prazer postar esta tua "Menina Nua"!!!
    E a su história!
    Fico à espera de mais!
    E agradeço a vosa disponibilidade e amabilidade de "dispensarem as ajudas de cus(t)po"e ter havido um perdão de dívida!
    Foi um gesto magnânimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem é que dispensou as ajudas de cus(p)to?
      Pela parte que me toca, juros a dobrar ao fim dos 90 dias.

      Eliminar
  9. Esta "MENINA NUA" vista de Colmar, num magnifico dia de Sol, revela um aspecto muito particular.
    Obrigado ao Carlos Viana por este tesouro literàrio e fabuloso visual. Sempre gostei de estàtuas. Mas quando visitei Florença, tal foi a overdose, que me afastei um pouco delas.
    Visito frequentemente essa bela maravilha que é o Porto mas nao me lembro de ter visto esta linda Menina Nua. O que me admira bastante pois tenho uma enorme atracçao pelo "nu feminino"!!Vocês dariam tudo para hà alguns anos atràs, terem visto as lindissimas pernas da TINA TURNER! Aconteceu-me num concerto que ela dava com o BRYAN ADAMS, na cidade alema de Saarbrücken.Quando entrei no seu camarim, estava ela a enfiar collants pretos (nao comprados na CASA UMBELA) por aquelas pernas acima!!!Fiquei hipnotizado!!!E saber, que aquela mulher levou tanta porrada!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse momento é que teria merecido uma foto... mas tens jeito para o desenho? Faz-nos um...

      Eliminar
  10. Uma menina esculpida em pedra, pela mão de grande artista!
    A menina inspira ternura e é inspiradora de todos os que a admiram e conhecem de há muitos anos reportando-os à sua infância.
    Uma partilha feliz, Carlos.

    ResponderEliminar
  11. Obrigadissimo, há muito tempo que eu estava procurando este texto que eu tinha lido, precisamente, há vinte anos, na minha primera viagem no Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que lhe fomos útil. Este blogue é uma espécie de blogue, mas de muita qualidade. Digo eu...
      Volte sempre, mas com identificação mais personalizada.

      Eliminar
    2. Com ADM orgulho-me dos colaboradores desta espécie de blog...Então este que é do Porto que é o especialista em assuntos nortenhos!
      Sempre ao dispor

      Eliminar
  12. Existia uma estátua de uma mulher nua, na rua do Campo Alegre aqui no Porto no edifício,da companhia de seguros AXA e não sei para onde a levaram, mas a estátua existia sim, mas mesmo agora neste tempo acharam que era muito indecente, e levaram-na de lá. Ela estava numa fonte com água e toda nua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de a poder ajudar, mas nada sei sobre essa estátua.
      É evidente que me parece ridículo que tenha sido retirada por uma questão de "decência".
      Repare que a "Menina Nua" sobreviveu às críticas dos retrógrados da época. Lembremos que estávamos nos anos 30 do século passado e ela lá continua, viva e bem viva:

      "Aurélia Magalhães Monteiro, a Lela, a Lelinha ou a “Ceguinha do 9”, faleceu no dia 2 de Junho de 1992, com 82 anos de idade. No entanto, a “Menina Nua” continua viva, fixa e eterna, ali na Avenida dos Aliados, envolta nos nevoeiros citadinos, perpétua e ardente, nos dramas e vitórias deste povo."

      Eliminar
    2. Pesquisei e encontrei o que abaixo transcrevo, que tem, com toda a certeza, a ver com a estátua que referiu.
      Trata-se de um pequeno lago, frente à Axa. O resto o texto explica:

      «Globo descobriu mulher nua em frente à AXA do Porto
      Chafariz Axa"
      O portal da Globo G1 denunciou há poucos dias atrás uma caricata descoberta. Segundo o meio de comunicação brasileiro, que refere alguns outros ingleses, o Google Street View tinha apanhado uma mulher nua a banhar-se num chafariz do Porto mesmo em frente a uma seguradora – a AXA. No fim das contas, quem conhece o local está farto de travar conhecimento com a tal “mulher nua”, que não é mais que uma estátua da autoria de João Cutileiro.»

      A atrevida figura feminina, capturada pelo Google Street View e descoberta pelos nossos irmãos brasileiros já se encontra naquele local junto à AXA no Campo Alegre há mais de vinte e cinco anos.

      Eliminar
    3. Será esta? É do João Cutileiro e está num jardim no Porto...

      Eliminar
    4. Claro. E o Santo da doença...que vitimou esta estátua!

      Eliminar
  13. O correspondente do Porto é que sabe. Mas esta para mim só toma banho se chover e não no corpo todo, como é óbvio!

    ResponderEliminar