quinta-feira, 17 de julho de 2014

O HERÓI IMPROVÁVEL ...





Tiago Machado, o nosso herói improvável ... 

Tiago Machado, é um português de rija têmpera, nascido lá para os lados de Famalicão. Enveredou um dia, pela profissão de ciclista profissional. Os seus dotes em cima de uma bicicleta, levaram-no a estar entre os melhores. A nata do ciclismo mundial, que corre a mais mítica das provas – a Volta à França em Bicicleta.

Talvez não estivesse na cabeça do Tiago nem de ninguém mas, de repente, viu-se no terceiro lugar da classificação geral, relegando para segundo plano, as atenções sobre Rui Costa, outro nosso conceituado compatriota na arte de bem dar ao pedal. De súbito, a imprensa desportiva e generalista mundial, fixou os olhos naquele herói improvável.

A perigosa descida de ”Petit Balon”, desfez os sonhos do ciclista nortenho. Uma queda aparatosa, fê-lo estar longos minutos dentro de uma ambulância, a ser tratado das feridas e do estado miserável em que ficou o seu corpo.

Não desistiu. Acompanhado por outro ciclista alemão da equipa NetApp, Tiago Machado voltou para cima da bicicleta, numa batalha contra o tempo e contra as dores, e fez noventa e oito longos e penosos quilómetros a pedalar, até chegar à meta. Porém, tinham decorrido mais de quarenta minutos, desde a chegada do vencedor da etapa, o que queria dizer que estava desclassificado.

De novo visto pelos médicos da caravana do Tour, na tenda de socorro montada para apoio aos ciclistas, Tiago viu crescer à sua volta uma enorme onda de solidariedade, de todos aqueles que gostam da modalidade, independentemente de nacionalidades.

Pela sua bravura e sentido profissional, a direção da prova, num gesto que se aplaude, de reconhecimento pelo valor do atleta e pela onda de entusiasmo que recolheu do povo anónimo, repescou o ciclista, que assim continua em prova.

Neste combate, pouco importa se Tiago Machado, combalido e ferido, terá capacidade para o duelo com os Alpes e os Pirenéus. Mesmo desistindo, terá sempre, como de resto ficou provado, o respeito de todos. É um campeão.

Para mim, a moral da história deste nosso herói improvável da Volta à França em bicicleta, diz-me que nem só das fintas e penteados do Cristiano Ronaldo, vive o desporto nacional.
Quito Pereira    

25 comentários:

  1. Este teu texto, Quito, é uma bonita homenagem a Tiago Machado!...
    Acompanhei na TV e fiquei com pena. Tiago Machado não merecia o que lhe aconteceu.

    ResponderEliminar
  2. Não há machado que corte...a sua presença na volta à França!Até quando logo se verá.
    Mas merece este texto do quito...mesmo que ande cheio de feridas algumas cosidas ou agrafadas e...despenteado!
    As pedaladas e as fintas contam para que o desporto portugês viva, agora o pentedao não me consta.
    Se assim fosse eu também contribuíria só com o penteado!

    ResponderEliminar
  3. Permitam-me um comentário neste espaço, para concordar com o QP. De fato, nem só dos penteados do CR7 vive o desporto nacional, tal como por estas paragens (leia-se Brasil), com referência à cabeleira do Neymar, ou da cueca que apareceu enquanto jogava na COPA, ou do beijo que ele dá na Marquezine. Mas a mídia "cria" esses ídolos de acordo com os seus interesses financeiros, e fazem coro, claro, os patrocinadores endinheirados. E aí a multidão, desprovida que está - há anos - de verdadeiros heróis, vai engolindo essa idolatria absurda.
    Enquanto isso, nas Paralimpíadas, nossos atletas ganham muito mais medalhas de ouro do que os ditos "normais". Mas pouco se ouve falar deles, às vezes nem durante a vitória, porque são lhes dados apenas segundos de fama. Voltam ao País tão no anonimato quanto passaram o resto dos dias que antecederam o Evento, e como passarão após. E pouco se investe nisso. Já não lhes bastasse a deficiência, ainda precisam batalhar, de fato, por patrocínios e trabalhar no que vão podendo (e suportando).
    É assim na Corrida de São Silvestre e por aí afora. Heróis no anonimato.
    Enquanto isso, na Sala da (in)Justiça... os heróis de belos(?) penteados e tatuagens impactantes voltam aos seus clubes, ricos.
    Um abraço daqui debaixo da Linha do Equador.

    ResponderEliminar
  4. Chama a Mamãe

    Tem toda a permissão para pôr aqui os seus pontos de vista. Concordo com o seu comentário e o dinheiro sempre metido neste jogo de interesses. Há um outro mundo de gente de grande valor, caso dos que apresentam alguma anomalia física ou mental, que vão competindo com grandes limitações. Tenho uma enorme admiração por esses atletas.

    Noutro registo:

    Acabo de saber, que foi há algumas horas abatido um avião de passageiros da Malásia, com quase 3OO pessoas a bordo, supostamente derrubado por engano por um míssil, por cima da Ucrânia. Agora começou o jogo do empurra e o sacudir de responsabilidades deste crime bárbaro.

    Alguém comentou na Net:
    - Que mundo de merda !
    E eu assino por baixo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mamãe, por cá também é assim. Somos mesmo, para o bem e para o mal, povos irmãos.

      Eliminar
    2. Quito

      O problema do avião é que já se previa. Ainda há dois dias abateram uma avião de carga e ontem outro avião. Hoje, que há perto de 300 mortos, todo o mundo salta. São todos muito responsáveis.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Também, e já o escrevi ,que este valoroso atleta merece bem as palavras que o Quito escreveu.
      A TV e Jornais da especialidade e outros têm dado relevo a este facto.
      Também o fizeram com maior notariedade, porque o Tiago Machado tinha ficado na etapa anterior em 3º lugar da classificação geral. Isto valeu-lhe o ter sido repescado!
      Se este acidente deplorável tivesse acontecido com ele numa posição na classificação bem mais lá para o fundo da tabela, já não só seria notícia...como também não seria repescado!
      Mas que é um atleta de "fibra" disso ninguém duvida: montar na bicicleta depois daquele acidente e 40 minutos depois, tendo só por companheiro solidário um seu colega de equipa, é preciso uma coragem de enaltecer!
      Todos nós sabemos que este mundo é cheio de situações absolutamente chocantes, seja por notícias que enaltecem os feitos dos grandes desportistas, sejam de futebol, ténis, basquetebol, atletismo, etc., ou deixando na ignorância atletas de outras modalidades, chamadas amadoras ou como no caso referido de atletas com deficiência mesmo quando em representação nacional dos respectivos países!
      Nas modalidades mais badaladas, como o futebol os chamados craques de primeirrisima categoria, para além da habilidade nata têm que treinar, horas e horas, estágios e fazer jogos muitas vezes 2 por semana, correndo quilómetros, etc., etc.(e para isso ganham milhões), mas também têm que manter um visual sempre renovado, pois ganham fortunas em anúncios televisivos!
      Os desportos profissionais, principalmente o futebol, ténis, basquetebol(NBA) são verdadeiras indústrias que movimentam milhões e milhões(dólares, euros…).Claro que só as grandes empresas(Sociedades desportivas) conseguem resultados positivos e lucros financeiros. Outros vão passando pelos pingos da chuva com enormes prejuízos!!!!
      Devo acrescentar que em Portugal, felizmente os feitos desportivos em várias modalidades de desporto para deficientes têm tido o relevo na comunicação e no poder político a que têm direito!

      Eliminar
    4. "em Portugal, felizmente os feitos desportivos em várias modalidades de desporto para deficientes têm tido o relevo na comunicação e no poder político a que têm direito"?
      Ó Rafael, tenho que pedir um visto para visitar o teu país.
      É que esse "relevo na comunicação e no poder político" é quase só uma borbulhinha (se pusermos Clearasil, desaparece).

      Eliminar
    5. O Rafael com este comentário veio alertar para uma situação bem real que é a dos comanditários em alguns deportos. O Golf que é considerado um desporto de élites, tem relativamente poucos bilhetes pagos mas os comanditários fazem a diferença. Os basquete americano universitário em que os atletas só têm direito a bolsas de estudo, os atletas ganham fortunas derivado à mesma situação. Há mesmo um caso que derivado aos comanditários tem ares de descriminação, que é o ténis: os prémios dos homens são muito mais chorudos do que o das mulheres. No entanto elas têm os campos sempre cheios.

      Eliminar
    6. Paulo fico contente porque leste o comentário até ao fim!
      Mas não deves ver a mesma TV e jornais que vejo e leio.
      Como estou reformado tenho mais disponibilidade para isso.
      Já vi reportagens a receber esses atletas no aeroporto e a serem recebidos no poder politico(leia-se Governo).
      É evidente que não são as grandes reportegens e repetidas que os telejornais transmitem até à exaustão...

      Eliminar
    7. Tu deves é ver as borbulhinhas muito de perto.

      Eliminar
    8. Quando aparecerem borbulinhas grandes digo-te!
      Tás amanhã de tarde por aí?
      Tenho mais uma prenda para ti...da S. R.

      Eliminar
    9. Depois falamos...Agora vou para o Gil Vicente!

      Eliminar
    10. À hora da sesta estou... mas não estou.

      Eliminar
    11. És uma presença improvável!
      Vou dar uma volta a outro bilhar!
      Fica então para quando a sesta for proíbida por decreto!
      Bom fim de semana

      Eliminar
    12. Se proibirem a sesta, emigro.

      Eliminar
  5. Uma GRANDE Fotografia,(não precisa de legenda).
    Que merda de mundo.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  6. Este acontecimento tinha-me escapado.
    Bem hajas, Quito.

    ResponderEliminar
  7. Este texto do Quito vem nos mostrar a injustiça que não é de hoje e que há num grande número de desportos. De facto os desportos são valorizados de uma maneira geral pela assistência que cativam à bilheteira e não pelo esforço de cada um no seu campo. Se há desporto duro, o ciclismo deve estar no topo deles.

    ResponderEliminar
  8. Embora preso por arames, o nosso compatriota lá continua a pedalar ...

    ResponderEliminar
  9. Aqui por Manaus tudo que acontece é radical, até em se tratando de esporte. Tem sido realizado um evento - XTerra - que atrai atletas de todos os cantos, pelo exótico da competição. A partir de hoje, sexta (18) as atividades preliminares já acontecem, mas é no sábado (19) que a competição, de fato, acontece. "Para este ano, o principal circuito de cross country do Brasil terá novidades. Além da tradicional prova de Triatlhon, a cidade terá a Ultramaratona de 50 km, na Base de Instrução 4 (BI-4) do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

    Mas a tradicional Night Run também estará presente com provas de 7 e 21km, além da corrida kids, na Ponta Negra, na Zona Oeste da capital Amazonense. Os atletas também terão a oportunidade de participar de uma experiência única na selva, com a Unidade Munduruku."
    É de arrepiar. Queria que todos pudessem presenciar esse evento. Todos que dele participam saem daqui se dizendo terem vivido uma magia.

    Quando vocês vêm por aqui competir nessa arrancada pela Selva? :-)
    Ref. http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2014/07/chegou-hora-confira-programacao-completa-do-xterra-manaus.html

    ResponderEliminar
  10. Bem, "Chama a Mamãe", é agradável o convite, mas é grande a diferença entre a realidade e utopia. Há um oceano a separar a nossa amiga e este grupo que por aqui vai andando, alimentando a amizade.

    Neste blog, há um grupo que se denomina "Bota Cansada", que vai percorrendo os recantos de Portugal, na procura de belas paisagens e, como o Pluto do Walt Disney, o grupo tem um nariz grande e apurado, para entrar em todo o lugar que tenha boa comida.

    Não sei se serviriam para desportos radicais, pois andam sempre de viola às costas. E um bombo !!! Tudo boa gente.

    Acredito, que o evento deve ser fantástico, nessa Amazónia. E agradeço, pela parte que me toca, a amabilidade. Não conheço o Brasil e a minha pena é muita ...

    Ontem, num jornal da pequena cidade Castelo Branco, no interior de Portugal, saiu um artigo interessante sobre a Copa do Brasil e uma equiparação com a realidade portuguesa. Do artigo, moldei o pensamento à minha maneira e para a semana, o Brasil passará de novo por este espaço e, estou certo, também dará a sua opinião ...
    Um abraço e bom fim de semana ...

    ResponderEliminar
  11. Em boa hora te lembraste de fazer jus à valentia, coragem e sentido de sacrifício deste grande atleta.
    Tiago Machado mostrou tempera de campeão e com toda a certeza que ficará sob a observação dos "olheiros" do ciclismo. Não sei se ainda se aguenta em prova, oxalá que sim.
    Mas, falando em heróis improváveis, vi hoje na RTP1 uma reportagem sobre Rui Costa, recentemente consagrado campeão mundial de ciclismo. Não faço ideia como atingiu tal palmarés, confesso a minha ignorância. Para além das "voltas", que não dão "campeões do mundo", não conheço outras provas.
    Mas, ultrapassando esta minha lacuna, fiquei muito agradavelmente impressionado com este jovem corredor que, para além dos resultados desportivos alcançados, demonstrou ser um ser humano muito respeitável, pela modéstia e bom senso Gostei muito mesmo. Temos homem!

    ResponderEliminar