quarta-feira, 1 de junho de 2016

COIMBRA AO ABANDONO

Alguém sabe onde se encontra esta escultura?
Não tenho a certeza, mas penso que deve ser da autoria de Cabral Antunes ou Rui Damasceno.
Seja de quem for, é criminoso estar ao abandono.

Foto de Alfredo Moreirinhas

* * *


19 comentários:

  1. Domingo, volto lá para ver se está assinada. Entretanto, vou falar com a mulher de Rui Damasceno, pois pode ser que ela saiba.

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  2. Não conheço.É uma bela estátua. Pela simbologia parece pertencer a uma obra que tenha pertencido à obra assistencial de Bissaia Barreto.
    Apenas uma suposição.

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  3. Ao abandono? Esta está boa!
    Claro que não faço ideia onde está - desta vez, confesso-me... - mas fazes bem em tentar saber mais alguma coisa.
    Rui Damasceno? Conheço mas é actor, não escultor. Será outro, portanto.
    Mas o Rafael não deixa de ter a sua razão. O traço, passe a veleidade do leigo, parece-me idêntico ao das figuras que estão no Instituto Maternal.
    Vai dizendo das tuas investigações.
    Aquele abraço.

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  4. Uma coisa é certa: tem um grande arranjo de plantas.

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    1. E uma imitação da varanda do prédio amaricano........

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    2. Imitação barata, pois não tem uma Esfregonacea Limpatudus!

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  5. É sem dúvida uma imagem forte. É curioso porque tenho uma ideia vaga de ter visto esta escultura e o comentário do Rafael trouxe-me à memória remota a obra social de Bissaia Barreto. Até penso que esta escultura estava nos jardins da Instituição ao cimo da Sereia, do lado esquerdo da Avenida Lourenço de Almeida Azevedo. Mas poderei estar a confundir, isto é apenas uma suposição ...

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    1. Quito, isso é o Instituto Maternal, que referi. As estátuas que estão no jardim são, de facto, do mesmo tipo. Mas está tudo bem cuidado e não abandonado. O autor é que pode ser o mesmo. Digo eu...

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  6. Uma pista de cada vez:
    Não tem qualquer ligação às obras sociais de Bissaia Barreto, nem a Bissaia Barreto.
    Esta escultura está à frente do edifício que foi em tempos, não muito longínquos, uma creche.
    Está longe dos lugares que o Quito fala.
    Não vem na internet. Ou melhor, na internet, aparece um blog que fala do abandono do espaço circundante, até tem meia dúzia de fotos, mas nenhuma se refere a esta obra nem à creche. Penso que é particular e eu vou saber quem é o dono.

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  7. Alfredo Moreirinhas, o nosso Sherlock Holmes.
    Depois de ter posto a careca do Rafael ao léu, não quer outra vida!

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  8. Agora vou almoçar. Depois do almoço, venho aqui desvendar o mistério.

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  9. Há obras de arte surpreendentes e não reconhecidas nem estimadas.
    No Cemitério da Conchada, por exemplo, há estátuas maravilhosas. Muitas, infelizmente, ao abandono... como esta.

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  10. Sim, a Sãozinha é muito observadora...
    Vou para essas bandas e já por este espaço aqui passou, creio.

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  11. Ora bem!... Já almocei (bacalhau assado na brasa com batatas a murro), no já vosso conhecido Baptista do Bacalhau.
    Antes de mais, tenho a pedir desculpa a quem relacionou esta obra com as do Dr. Bissaya Barreto. Eu disse que não tinha nada a ver, mas afinal tem. É uma creche feita com a iniciativa e colaboração do Dr. Bissaya Barreto, embora se encontre em propriedade privada. Não sei se já será pertença da Câmara, neste momento.
    Está situada no lado Norte da desactivada e abandonada Sociedade de Porcelanas de Coimbra, à esquerda da entrada principal.
    Por se encontrar na SPC é que eu disse que o autor poderia ser Cabral Antunes ou Rui Damasceno, pois foram os dois melhores escultores que passaram pela SPC.
    Falei com a viúva do Rui Damasceno que me garantiu que o marido não foi o autor, mas avançou com o nome do Cabral Antunes e quase tinha a certeza que seria dele. Voltarei lá para ver se existe alguma assinatura. O Rui Damasceno, raramente assinava as suas obras, mas o Cabral Antunes assinava.
    Foi a mesma pessoa que me garantiu que a creche foi iniciativa e colaboração do Dr. Bissaya Barreto, pois ela trabalhou lá e a entrevista para o emprego, foi feita pelo próprio Dr. Bissaya Barreto. Só me resta ir à Vista Alegra, saber se aquilo ainda é deles. Mas entretanto o Dom Rafael poderia perguntar aos seus amigos da Câmara.

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    1. Bem me parecia que o careca do estilo de Bissaya Barreto não engana.
      OK. Vou envia para a Cãmara na esperança de o pelouro da Cultura poder ir saber , se é possivel fazer algo por tão bonita estátua.
      Vamos ver.
      O Viana também está em posição coma Ex Vereador da Cultura de aprofundar o assunto.
      Mas meus caros Alfredo e Daisy o que vós ireis descobrir mais. Esta não era fácil.Parabéns.
      Pode ser que esta espécie de blogue de luxo dê uma ajuda!.

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  12. Aquela senhora, com aquelas curvas, está mesmo muito bem conservada.

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    1. Estava a ver que não referias as curvas...
      Andas muito distraída Sãozita, olha que, logo na primeira olhadela, eu percebi que aquilo mais parece o circuito do Mónaco!

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    2. Nem digas nada. O fantasma do ginecologista traumatiza-me...

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