CALHABÉ – Nos fins do séc. XIX havia uma figura típica, um bêbado, para ser mais exacto, que tinha a alcunha de "o CALHABÉ". O nome é provavelmente arbitrário, criação de estudantes boémios. o pequeno lugar de subúrbio, onde havia uma taberna, é hoje uma zona nobre da cidade
Ouvi uma outra explicação. Quando as mulheres vinham dos lados de Ceira, com os cestos de legumes à cabeça para vender no mercado da cidade, paravam na fonte que ainda existe na chamada Quinta da Cheira e matavam a sede e refrescavam-se. Diziam então :"Calha bem". Depois, o resto adivinha-se. Claro que nunca saberemos qual é a versão verdadeira.
A versão da história do nome de Calhabé que conheço é a mesma que o Alfredo cita.. A do Carlos Viana é a primeira vez que a leio, mas até calhabé(m)! Mas vou tentar averiguar na Torre do Tombo!!!
Não fui à Torre do Tombo porque que parece que tombou! Mas o Mário Rovira cedeu-me(emprestou) um livro escrito pelo irmão Fernando Rovira onde explica a origem de Calhabé em 3 versões...É já a seguir por volta da 12 horas.
CALHABÉ – Nos fins do séc. XIX havia uma figura típica, um bêbado, para ser mais exacto, que tinha a alcunha de "o CALHABÉ".
ResponderEliminarO nome é provavelmente arbitrário, criação de estudantes boémios. o pequeno lugar de subúrbio, onde havia uma taberna, é hoje uma zona nobre da cidade
"Calhabé", foi um nome que sempre me intrigou. Parece nome de raiz africana. Mas também já ouvi a versão de um indigente que frequentava a zona ...
ResponderEliminarOuvi uma outra explicação.
ResponderEliminarQuando as mulheres vinham dos lados de Ceira, com os cestos de legumes à cabeça para vender no mercado da cidade, paravam na fonte que ainda existe na chamada Quinta da Cheira e matavam a sede e refrescavam-se. Diziam então :"Calha bem". Depois, o resto adivinha-se.
Claro que nunca saberemos qual é a versão verdadeira.
A versão da história do nome de Calhabé que conheço é a mesma que o Alfredo cita..
ResponderEliminarA do Carlos Viana é a primeira vez que a leio, mas até calhabé(m)!
Mas vou tentar averiguar na Torre do Tombo!!!
Se vais à Torre do Tombo, cuidado, não caias, um tombo na nossa idade é um problema.
ResponderEliminarNão, as pernas ainda estão firmes...
ResponderEliminarMas na próxima postagem vamos ver as possíveis versões da palavra Calhabé!
Não fui à Torre do Tombo porque que parece que tombou!
ResponderEliminarMas o Mário Rovira cedeu-me(emprestou) um livro escrito pelo irmão Fernando Rovira onde explica a origem de Calhabé em 3 versões...É já a seguir por volta da 12 horas.