quarta-feira, 19 de abril de 2017

ENCONTRO COM A HISTÓRIA - SE NÃO SABIA PASSAR A SABER-PARTE III INTERESSANTE

7 - Portugal já se chamou OFIÚSSA
Não há certezas sobre onde moravam exatamente os ofis. Alguns estudos dizem que vivia nas montanhas a norte, entre o Gerês, Trás os Montes e a Galiza, enquanto outros estudos juram que eles são da foz do rio Douro. De um modo ou de outro, os ofis eram famosos pelo facto de idolatrarem as serpentes. Por isso é que se chamava “Ofiússa“, que significava “Terra das Serpentes”. Daí o símbolo dos reis de Portugal ter sido uma serpente alada, a “Serpe Real”. No entanto, esse símbolo também surgiu por influência celta.

8 - Espanha nem sempre foi a nossa única vizinha
Entre nós havia um pequeno país, o Couto Misto, que chega mesmo a ser mencionado nos relatórios diplomáticos que antecederam o Tratado de Lisboa de 1864. Era um micro estado que nasceu no século X e que se extinguiu apenas quatro anos depois de o Tratado ter sido assinado. Este país não tinha mais do que 27 quilómetros quadrados e era completamente independente: não tinha qualquer relação com a Coroa portuguesa nem com a espanhola.

9 - Antes dos lusitanos, estavam cá os estrímnios
Os estrímnios – uma palavra que deriva do latim “Oestremni”, ou seja, “povo do extremo ocidente” – foram o primeiro povo nativo em Portugal. Viviam entre a Galiza, no noroeste espanhol, e o Algarve. Só mais tarde vieram os sefes, um povo que idolatrava a deusa serpente Ofiusa e que eram menos numerosos que os estrímnios. A seguirchegaram à Hispânia os galaicos e os lusitanos, que encontraram uma terra destruída pela guerra entre os sefes e os estrímnios. Também estes recém-chegados tiveram de lutar com os sefes para se poderem fixar por cá.

10 - O pai de D. Afonso Henriques era pastor
Pelo menos é o que sussurram os rumores. A versão oficial é que D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, nasceu do amor entre Teresa de Leão e Henrique de Borgonha, conde de Portucale. No entanto, há outras que dizem que é filho de Egas Moniz ou mesmo de pastor natural de Trás-os-Montes que teria sido incumbido por Egas Moniz de cuidar do pequeno futuro rei. Os rumores até vão mais longe: sugerem que o rei era muito mais alto que qualquer pessoa da sua família…

3 comentários:

  1. De viva voz ouvi uma vez o Prof José Hermano Saraiva defender que o local de nascimento do nosso primeiro rei teria de ser forçosamente Coimbra. Porque as outras versões (Viseu ou Cinfães), baseadas na teoria de que a mãe era muito "liberal" e passava férias de Verão na Beira Alta, levam-nos a uma caldeirada que não interessa a ninguém

    ResponderEliminar