quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

ANIVERSÁRIO

FRANCISCO TORREIRA DA SILVA

03-01-1945

Nesta data especial...

"Encontro de Gerações" deseja

MUITAS FELICIDADES!

PARABÉNS!














fotos do blogue do Chico 
http://aaaqui-ici-here-e-alem-mar.blogspot.pt/


38 comentários:

  1. Um grande abraço de parabéns por mais este aniversário!
    Tudo na boa!(desculpa lá esta "pirataria" das fotos no teu blogue...)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela lembrança, Rafael.
    Não é nada pirataria, nem precisava de fazer referência ao meu blogue, pois já aqui disse que podiam tirar as fotos que quiserem do meu blogue. É público. Esteja àvontade.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro:
    Um grande abraço de parabéns para este companheiro
    de vários sítios - Santa Justa e Norton de Matos.
    Um BOM 2018
    Zé Afonso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Zé Afonso, bem pequenito era nos tempos de Santa Justa.
      Obrigado pelos teus votos e também desejos um excelente 2018 e seguintes.
      Um forte abraço.

      Eliminar
  4. Muitos parabéns dia muito feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá vou indo a trás da Nela Sarmento nos dias.
      Obrigado pela lembrança.

      Eliminar
  5. Parabéns, Chico!
    A tua barba vai e vem... é de neve?
    Abre aço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos, Paulo Moura.
      Tem sido um pôr e tirar de barbas mas desta vez se bem que fraquinha, já veio para ficar.
      Abre aço.

      Eliminar
    2. Só agora estive a notar bem. As fotos não estão por ordem. Depois de cortar as barbas, de vez em quando apareciam mas muito fraquinhas, nem chegavam a picar. Agora já picam mas nem sempre se vêm. O mesmo aconteceu com o cabelo: quando não tinha barba, não tinha cabelo. Agora já tenho cabelo. Isto é muito giro.

      Eliminar
    3. Ainda tentei dar ordem às fotos....mas baralhei as mãos!
      È que corri as postagens todas desde o inicio.. outras havia mas escolhi estas!

      Eliminar
    4. Bem escolhidas, excelente trabalho Rafael.

      Eliminar
  6. Um grande abraço de Parabéns e um beijo da Daisy.
    E continua a mandar umas fotos!,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos vossos votos, Alfredo Moreirinhas.
      Vamos a ver se de tempos a tempos consigo enviar uma foto ou outra.
      Beijo para a Daizy e um abraço deste lado do Atlântico.

      Eliminar
  7. Parabéns, Chico ! Olha que hoje é um dia especial e por isso porta~te na afinação, come a sopa toda e não chateies a Lucinda que é boa rapariga. Hoje vais ter direito a bolo das velas e o nosso desejo é que o sopres por muitos anos junto de quem mais gostas - a tua mulher e filha ...
    Um Bom 2018, com dinheiro para gastos e poucas derrotas humilhantes nas Caldas ...
    Parabéns, amigo !!!
    São e Quito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometo que como a sopinha toda, Quito.
      O bolinho das velas também vai ser soprado mas tenho que ter cuidado pois com toda esta caixa de ar, até as velas podem ir a trás. :)
      O que tiver a viver no 2018, vai ser com muita intensidade. As Caldas, não. Já lá não vou há muitos anos e nem sei o que é que vos passou pela cabeça... :)
      Obrigado pelos votos.
      Um abraço para a São e para ti.

      Eliminar
  8. Parabéns 🎊 meu amigo "Chiquinho"!
    Feliz aniversário junto das lindas jóias e de nós...
    Um grande e forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos, Celeste Maria. O Chiquinho cá vai.
      Um grande abraço.

      Eliminar
  9. Acontece que há anos venho a acompanhar este blogue e ultimamente já um pouco afastado fui apanhado de surpresa com notícias tristes que sempre nos fazem mal ao coração. São sopapos. Todos sabem da minha doença pois seguindo uma das ideias aqui propagadas, as pessoas com quem lidamos devem estar a par da nossa situação, pelo que nunca escondi. Fui um priveligiado pois escolhi no cardápio um tipo de doença que todos conhecemos mas de forma galopante como se costuma dizer popularmente e só os diversos tipos de tratamentos a que fui sujeito, alguns experimentais com melhores ou piores resultados, me permitiram viver até esta data. Também fui uma pessoa que fiz tudo o que os médicos me aconselhavam, incluindo ter sido um ciclista de renome para os satisfazer mesmo com esta idade, pois foi desporto que nunca tinha praticado. Deu-me no entanto um estofo que me tem ajudado a sobreviver. Acontece porém que tudo tem um limite e o corpo há três meses que não admite mais químicos pelo que estou sem fazer tratamentos de qualquer espécie desde essa data, à espera da apoteose. Admirávelmente ainda cá vou andando. Isto fez-me passar momentos "horribilys" nas útimas semanas como diria se fôsse Rei de Inglaterra e que me levou ao afastamento prolongado deste blogue. Esta situação levou a ter de evitar ao máximo as minhas saídas e agora depois de velho nomearam duas enfermeiras para me acompanharem em casa. É mesmo gozar com a antiguidade. Para que não haja descriminação de sexos e evitar possíveis guerras, também nomearam um médico que me visitará sempre que o chamar, quer seja dia ou noite, todos os dias da semana. As pessoas aqui também gostam de fazer noitadas. Só saírei para ir aos médicos que desejar e se me sentir com forças. Neste estado estou consciente que não festejarei mais nenhum aniversário a não ser que haja um milagre pois sou capaz de tudo, talvez uns mesitos seria fantástico. Assim venho deixar bem expresso quanto aqui longe tive em vós uma luz de companheirismo e amizade do que o Rafael é o grande obreiro, do incansável Quito que nos fala das suas vivências, dos reporteres de exteriores Alfredo Moreirinhas e Daizy, o Zé Afonso que tem aparecido com assuntos curiosos e de todos que contribuem com postagens e comentários para a existência deste blogue.
    A todos bem hajam e um grande abraço.

    Até me encontrar num espaço maravilhoso de luz de um planeta sem nome, vou continuar a aparecer de acordo com as forças que tiver no momento até bye, bye mom cowboy.

    Já agora gostaria de vos pedir uma ajuda: segundo dizem as más línguas fui um lindo menino que ao longo dos anos me tornei poligolota. Falo com dificuldade o português, um bocadinho de sena quando era para pedir dinheiro que hoje já me esqueceu pois até nem sei qual é o câmbio com o além, um pouquinho de inglês e o francês também arrasto. Lá fui me adaptando à língua de nuestros hermanos e não falhava nenhuma mas mesmo nenhuma das asneiras em alemão pois aí até brilhava... se bem que hoje só me lembro de uma: a mais geitosa de todas. Será que algum de vós me pode ajudar um pouco na língua que vou ter que falar do outro lado... em bom português: thank you very much.


    ResponderEliminar
  10. Ai Chico, pede um ano de cada vez, como fazia o Tonito! Vais ver que a "manta" estica!
    A tua maneira de estar vai ser recompensada!
    Mais um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem penso nisso, Rafael. Se andasse a pensar... O dia de amanhã é o melhor da vida. Viva a alegria.

      Eliminar
  11. Parabéns! Um dia bem passado junto das filha e esposa

    ResponderEliminar
  12. Muitos parabéns! Um beijinho para o aniversariante e seus tesourinhos.

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns Xico !
    Que a vida te brinde com muita saúde, alegria e a companhia dos teus amores.
    Beijinhos
    Olga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Olga.
      Agradeço os votos e faço-os meus para vós.
      Beijinhos e abraço.

      Eliminar
  14. Muitos parabéns!
    Penso ser mais um que lê com agrado as suas reportagens sobre esse país bem documentadas com fotografias a preceito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos, Carlos Carvalho.
      Nada é impossível.
      Abraço.

      Eliminar
    2. FRANCISCO ! FRANCISCO !!!
      ALMA ATÉ ALMEIDA, CARAÇAS !!!

      O meu sogro teve um carcinoma em 1973 dito irreversível. Esperança de vida quase nula e naquela recuada época fez 10 sessões de cobalto. Morreu em 2007 ...

      Eliminar
    3. Com um ligeiro atraso e desde logo pedindo desculpa, aqui estou eu a mandar um beijinho de PARABÉNS, espero que tenha sido um dia feliz junto das tua "Joinhas, apesar da muita neve que caiu aí.
      Ana Maria

      Eliminar
    4. Nisto nunca há atrasos, Ana Roque. Obrigado por te teres lembrado de mim e das minhas joínhas.
      Beijinhos e abraços nossos.

      Eliminar
    5. Quito
      Tens muita razão e isso acontece antes dos tratamentos. No meu caso, após ecografia, diseram-me que a velocidade de propagação da minha doença era de nove numa escala de dez. Que muito provávelmente não me podiam salvar a vida mas que iriam fazer tudo para a prolongar o mais possível e isso dependeria da reacção do meu corpo aos tratamentos. É claro que eles aqui não são melhores que os nossos, só que têm meios. Estou muito bem informado do que se passa aí e não é só nas farmácias como os jornais falam mas também não vou adiantar por motivos óbvios. Fizeram-me dois scans em dois dias, um em cada hospital situado a trinta kms um do outro que foi como me arranjaram vagas imediatas fora as análises e ao quarto dia estava a fazer a quimioterapita em Pointe Claire, hospital Lakeshore. Rapidez porque têm os meios e sistemas para poderem coordenar em hospitais diferentes. Entra tudo no nosso dossier electrónico. Mesmo que chegue a uma terriola, com a apresentação do cartão de saúde o médico e só o que tiver o cartão na mão pois fica lá a sua identificação para poder abrir, pode ver a minha vidinha toda.
      Também têm um protocolo para quando param os tratamentos. O meu oncologo, acompanhado de uma enfermeira por causa das pessoas que reagem mal, teve uma conversa comigo pois tenho família e deve estar preparada. Não terei mais tratamentos, retiraram-me a maior parte dos medicamentos, até um cateter que tinha há meses também saíu. Entre outras coisas foi-me dito que vou ter altos e baixos e num deles bye bye mon cowboy. O tempo não podem dizer mas já não há esperança de vida e provávelmente não é longo. Só que lhe passei uma rasteira pois também tenho lido umas coisas, pôs os olhos no chão e não foi capaz de dizer que não. Não forcei porque eles também têm família, também sofrem e terem uma conversa destas com o doente não lhes é fácil. Os oncologos vivem de pequenas vitórias porque mesmo um cancro curado, nunca sabem o que vem a dar anos mais tarde. São pessoas que têm que se mentalizar a exigir pouco das vitórias.
      Meu caro, não tenho enfermeiro ao lado mas espero que já estejas convencido com a maior da naturalidades quanto a mim.
      Assim, quando o momento chegar, vais olhar inadevertidamente para cima com cara descontraída mas pensativo, um sorriso nas bochechas com os seus SSSS ao lado da boca, as orelhas como um radar a captarem o espaço todo, as pestanas a filtrarem a luz, os olhitos um pouco fechados a criarem umas gêlhas e vais pensar: - Ai o safado do Chico, afinal ele não estava a brincar, falava a sério...
      Abraço.

      Eliminar
    6. Bem hajas pelo exemplo de VIDA que nos dás, Chico.
      Abre aço!

      Eliminar
    7. Não é exemplo nenhum, Paulo Moura.
      Uma pessoa só pode escolher duas situações: ser doente, ou querer viver.
      Se tenho escolhido ser doente, vivia encolhido, lamentava-me, sofria eu e os outros com quem contacto, muito especialmente a família que seria uma tragédia muito maior. Estou consciente que não consigo esbater tudo mas posso tornar a vivência mais leve e com o andar dos tempos vai sendo tudo mais adaptável. Então, tomei a resolução de viver e vou fazendo o melhor possível para fazer viver os outros que não têm obrigação nenhuma de sofrer por minha causa.
      Mesmo nos dias que tenho excesso de cansaço, que me apareça uma dôr ou outra que ma tiram logo pois não me deixam estar a sofrer, vivo descansado: nem me lembro que sou doente.
      Aliás, vão ao ponto que hoje eu na maior parte das dores auto-medicamento-me de imediato e por isso não sofro.
      Por muito incrível que pareça, quando sei que alguém está mal, fico chocado e com pena dele, pois nem me lembro que eu também sou doente. Nos meus conhecimentos tive no princípio do ano passado um português nos quarenta que sentiu qualquer coisa, foi ao médico que lhe diagnosticou um cancro, nem chegou a fazer tratamentos e aqui que num caso deses são super rápidos. Foram dias. É certos que se juntaram vários factores como idade, filhos, mulher ainda muito nova e ter sido uma jóia de homem. Aí... andei doente.
      É um paradoxo mas é a realidade. Eu vivo bem, como bem, de tempos a tempos uma pinguinha pois também não me exilei dos "bens" terrenos.
      Podes crer que se vive muito mais tranquilo desta forma, não lhe passando cartão. Vale a pena.

      No que respeita a vós vão vendo esta forma de estar na vida e também como aqui nos tratam.
      A tranquilidade dá-nos anos de vida e espero partir sem lhe passar cartão mas se um dia lhe passar cartão, vou ter pouco tempo de vida
      Abre-aço.

      Eliminar
    8. Chico, eu tenho também essa forma de abordar a vida. O meu Pai foi um exemplo para mim, pois assumiu exactamente os mesmos princípios que tu.
      Abre acção!

      Eliminar
  15. Com três dias de atraso, mas aqui estou bem presente para te enviar um grande Abraço de Parabens!!CARCINOMA, MELANOMA!! Jà tive isso tudo!!Mandei passear isso tudo! Tenho uma DOENCA DE CROHN e resolvi nao tomar nenhum medicamento. Estabilizei tudo isso com CURCUMA. Milagre ou nao, cà estou pronto para as curvas!!!CURTIR é o meu lema! e nessa matéria, nao hà ninguém que me bata!!

    ResponderEliminar
  16. Nisto não há dias de atraso, Bobbyzé. Obrigado pela lembrança.
    Estou muito satisfeito pelas tuas vitórias. Se os teus dois primeiros são mais fáceis de descobrir a tempo pois de uma maneira geral são exteriores, já a doença de crohn é mais complexa. Ainda bem que ultrapassaste isso tudo. Conheci um que também não passava cartão e só ao quinto cancro morreram os dois. Nenhum venceu.
    No meu caso derivado a certos tratamentos experimentais, tinha uma certa garantia até agosto passado, só que havia esperança em novos tratamentos. Agora o corpo cheio de quimicos reage mal a todos os tratamentos e a muitos produtos a tal ponto que até medicamentos de toda a ordem, incluindo os naturais prescritos por eles para evitarem mais danos, tiveram que me tirar. Eles aqui jogam com tudo quando têm a certeza que esses medicamentos não criam problemas. O problema é que já estou tocado em todo o corpo sejam orgãos ou ossos, mesmo nos olhos. Por isso descontração e muita alegria. Obrigado pela dica.
    Ele deve andar chateado comigo que nem calculas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem ainda andei a "passear" na internete antes de me deitar, Bobbyzé. Curcuma é vulgarmente chamado açafrão e que é um excelente desinfectante geral que está altamente indicado para a doença do crohn. Vou-os contactar para saber a opinião deles pois no meu estado de saúde actual devem saber tudo o que tomo para o caso de uma emergência terem todos os dados nas mão.
      Ainda não há muito tempo iam aqui perdendo um doente porque ele era alérgico a tudo à base de osso e andava a tomar um medicamento natural à base de cartilagem de peixe e não tinha dito nada. Obrigado pela dica.

      Eliminar