quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

O CORO DOS EXPATRIADOS ...







Somos um povo de partidas. Uma nação de caravelas quinhentistas, na procura de um novo Mundo para lá do Bojador. Na espuma do Tempo e em anos não muito afastados, vivemos de uma forma mais intensa o êxodo dos nossos jovens para o estrangeiro. Fomos e somos um país de emigrantes. Ontem como hoje, em situações políticas distintas, continuamos a viver o fenómeno da partida. Dos tempos do salto da fronteira, à mala de cartão e das selfies de despedida no aeroporto de Lisboa, com os olhos húmidos e sorrisos de plástico, vai um mundo. Dei comigo a meditar nisto, quando há dias, no aeroporto da capital, um emigrante abraçava a mulher e as filhas na hora da partida. Ele, um homem conhecido na indústria do futebol, tinha sido despedido pela sua entidade patronal. Sendo figura pública no mundo do desporto, as televisões lá estavam, famintas de notícia e de dar ao país aquele momento triste de uma família abraçada na hora da partida, momento privado que nem tiveram o decoro de resguardar. Ele, um tal Rui, tentava perante as câmaras mostrar uma imagem de serenidade. Mas os olhos avermelhados por detrás das lentes claras dos óculos graduados, não mentiam e não escondiam o desgosto de deixar os seus. É certo que é um emigrante de luxo, pago pelo dinheiro do petróleo. Mas não deixa de ser um cidadão, no momento frágil da partida.  Ela, a comunicação social, com especial relevo a desportiva, vai enchendo páginas de jornais, falando nos milhões que este ou aquele vai ganhar nesta indústria parda. E eles, os consumidores de jornais, os mais pacóvios, babam-se de inveja, nesta história de Ali Babá. Porém, nem tudo o que luz é ouro. E o dinheiro às resmas como passaporte para a felicidade, é uma gigantesca falácia. Numa sociedade em que o dinheiro é uma religião, é preciso parar para pensar. De pensar que todos temos o direito a uma vida confortável que o dinheiro pode trazer, sem que a cegueira da ambição turve os valores que devem ser os pilares da vida. E este meu meditar, vem no seguimento de uma entrevista num país árabe a um dos nossos emigrantes de luxo, um tal Jesus em terras de Alá que, no seu cortiço sumptuoso onde vive sozinho, perguntado se naquele paraíso de abastança lhe faltava alguma coisa, respondeu com uma cara de desencanto: falta - me tudo !
E esta frase, que reputo de dramática para quem tem um salário dourado, bem pode ser o cântico sacro do coro dos expatriados. Ou, talvez melhor dizendo, o nosso fado.
QP     
        

8 comentários:

  1. Meu caro Rafael, aqui fica este texto que escolhi para começo de noite, de acordo com o que me pediste e que com prazer o faço. Desejo-te um bom fim de semana e um almoço domingueiro bem agradável com o nosso grupo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Quito: Ao ler o texto, senti na alma todo a dor da emigração. Dói a quem parte e dói a quem fica, digo por experiência. Escusado será dizer que a tua escrita nos emociona e encanta. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Obrigado. Uma boa viagem e um abraço antecipado de parabéns para o Gonçalo, e um bom passeio com o Miguel

    ResponderEliminar
  4. Um belo texto abordando um assumto real, as despedidas numa separação, que é sempre mais dolorosa nos casos de imigração.

    ResponderEliminar
  5. Belo texto! Não só aborda um assunto importante e vivido por, praticamente, todos os portugueses, como nos dá a conhecer uma resposta inteligente e excelente, de alguém que é dado como um ignorante no que diz respeito ao falar e à maneira como se expressa.

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de observar o trânsito de pessoas, seja em um restaurante, à espera do prato pedido, ou em aeroportos, quando aguardo alguém chegando/indo. Consigo flagrar situações vividas por quem circula por esses lugares. No caso de aeroportos, é mundo interessante observar o semblante das pessoas, tanto daquelas que estão a partir, como também daquelas que ficam.Eu gosto muito de provocar o assunto, do tipo: "Olá, tudo bem? Está esperando alguém da família?". Basta isso, ou até menos disso, para me deparar com histórias incríveis.E o melhor´: todas as histórias são reais, com a vida sendo contada em todas as possibilidades.
    Mas o que mais me chama à atenção são as crianças: para elas não há medo de voar de avião; não há ansiedade maior, até, do que adentrar naquele "pássaro" e, lá das nuvens, olhar para baixo.
    Ainda bem que somos anônimos, assim podemos chorar nas despedidas e ninguém, sequer, se importará com as nossas dores, nossas saudades...
    Belo texto, Quito!

    ResponderEliminar
  7. (*)No caso de aeroportos, é muito interessante

    ResponderEliminar