O Major Ramires acumulava com a sua qualidade de engenheiro militar a de sócio duma empresa de construção civil. Detestava andar fardado, mas, naquele dia, tinha que se uniformizar por causa de uma cerimónia importante a que ia presidir no quartel, ao meio dia.
Como de costume, manhã cedo e ainda à paisana, despachou o expediente no escritório e por volta das 11 horas, encafuou-se a custo na exígua casa de banho anexa ao seu gabinete, para trocar de roupa. Em cima da sanita, abriu a maleta onde trazia a farda, despiu a roupa civil e foi-se ataviando com o fardamento. Mirou-se no diminuto espelho que pouco mais reflectia do que o seu rosto, fechou o colarinho da camisa esverdeada, ajeitou o nó da gravata verde azeitona, abotoou o blusão, alisou o cabelo à escovinha e pôs a boina castanha.
Saiu a correr, pelas traseiras, meteu-se, apressado, no seu carro estacionado no pátio do escritório e arrancou em direcção ao quartel.
Chegou à parada do quartel às 12 horas em ponto, onde já se encontrava formado o Batalhão, à sua espera. O Capitão, seu interino, ao ver chegar o carro, mandou tocar o clarim para as honras militares ao Major Ramires que, entretanto, saiu da viatura e estugou o passo em direcção à formatura.
Os soldados perfilaram-se em sentido, ergueram as armas ao ombro e entre soluços abafados e depois incontidos, rebentaram em estrepitosas gargalhadas, perante o pasmo do Major, incrédulo por tamanho acto de indisciplina e inusitada falta de aprumo militar.
Foi então que o Major Ramires reparou no que tinha acontecido.
A pressa e o receio de se atrasar para a cerimónia, o raio do espelho do escritório ser tão pequeno que não deu para se ver de corpo inteiro e a sua proverbial distracção, estiveram na origem de se ter apresentado impecavelmente uniformizado apenas da cintura para cima. Dali para baixo, só trazia cuecas brancas de meia perna, sapatos e peúgas.
Estas, afiveladas por uma fina liga elástica à borda das cuecas...
Rui Felício
Publicado em 27-10-2010
Vá lá que ainda tinha as cuecas vestidas!...
ResponderEliminar