segunda-feira, 23 de março de 2020

UMA RECORDAÇÃO ...





Era  o 55 da Picheleira . Saudade ...

O inimigo global fechou-nos em casa. Vamos olhando para as cadeias de televisão incrédulos com as notícias que vêm de longe e do nosso país. Por vezes é preciso tentar sacudir a pressão, navegando por outras realidades ou memórias. E hoje, olhando absorto pela parafernália de informação, de ditos jocosos ou de fotografias nas redes sociais, dei comigo a olhar uma estampa a preto e branco de uma equipa de futebol do ano longínquo de 1925. Nada de especial, não fosse o Atlético Clube da Picheleira se confundir com as minhas recordações de menino. Era e é ali, naquela zona de Lisboa, que o Atlético da Picheleira agora chamado Vitória de Lisboa tem o seu campo de futebol. Naquela época dos anos setenta do passado século, o recinto era de terra batida. Naquela zona eu tinha família. A Picheleira é um rincão da capital de ruas estreitas com roupa colorida a secar nos estendais das janelas, de leitarias que naquele tempo vendiam leite a granel e tabernas onde se ouvia a religião do fado na voz rouca de Alfredo Marceneiro. Então, ao domingo, as gentes corriam a ver o seu Vitória de Lisboa. Eram sempre partidas renhidas, num louvor ao futebol amador. Também um hino aos que assistiam aos jogos de uma forma civilizada, independentemente da simpatia clubística de cada um. Na chamada barraca de chá servia-se cerveja, copos de vinho e sandes de chouriço para fazer apetite para o almoço, que os jogos eram sempre de manhã. E eu lá ia pela mão do meu tio Fernando, que ostentava na lapela do casaco com orgulho o emblema das águias de Benfica. Lembro-me dele, curvado sobre os ombros como se trouxesse o mundo às costas. Um sorriso doce moldava-lhe o rosto e a bondade era a sua imagem de marca. Era um homem cordial e educado, que desenhava prodigiosamente. Tenho saudade da sua ausência. Naquela fotografia do Atlético da Picheleira que olhei demoradamente, estava um filme da minha tenra idade e por minutos abstraí-me da nossa preocupação coletiva. De novo o Atlético da Picheleira agora travestido de Vitória de Lisboa a embalar o meu berço de menino.
QP        

16 comentários:

  1. Gostei tanto de ler o teu texto!
    Um beijinho para ti e para a São.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Romicas ! Um abraço para ti e Rafael ...

    ResponderEliminar
  3. E nem o "bicharoco", q a todos nos preocupa, te faz perder a veia da escrita. Fazes relatos tão realistas que quase vou contigo assistir aos jogos da tua meninice e contigo "sinto Saudade da ausência" do teu tio Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos vencer, como outrora eu ia pela mão do meu tio na esperança de ver ganhar o Vitória de Lisboa. Um abraço, Ló ...

      Eliminar
  4. Não consigo comentar como "Ló". Já ontem não consegui dar os parabéns à D. Rosa. O q se passa . Rafael?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Ló.
      No canto superior direito desta página do blog, deve aparecer algo como isto:
      "[o teu e-mail] - Painel - Terminar sessão"
      Se, em vez disso, aparecer "Iniciar sessão" deves clicar aí e... reiniciares a tua sessão no Blogger.

      Eliminar
    2. Se não conseguires como explica a São Rosas, publica por URL. No rectângulo maior escreves Ló.

      Eliminar
  5. Quito: nem imaginas o valor da foto que anexaste ao teu texto. O Alberto Bemfeita quando fez a fotobiografia do Ary dos Santos, considerou aquela frase publicitária (Beba Sagres, a cerveja) como aquela que o grande poeta considerava o seu trabalho máximo. Afinal o Ary que morreu tão novo no dia em que o 18 de janeiro da Marinha Grande celebrava 50 anos, foi buscar à publicidade o seu modo de viver. Viva o Vitória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel Cruz por apareceres. Resguarda-te ...
      Abraço

      Eliminar
    2. Claro que me resguardo, mas o meu irmão Jorge que é 6 anos mais novo que eu, médico de profissão, é que não está nada bem.

      Eliminar
    3. Admito que possa ser com a situação atual e por ser médico. Lembro-me dele e o que mais posso desejar é que breve possa curar -se. Manda-lhe um abraço solidário meu ...

      Eliminar
  6. Ora grande novidade que por aqui escreves.
    Com que então andaste pela Picheleira!!! Quando anos mais tarde, muitos anos depois de eu ter nascido é que ouvi falar na Picheleira, talvez porque tenha passado a Vitória de Lisboa, como clube porque a Picheleira como Bairro continuou.
    Só não sei se ainda hoje esse bairro ou zona ainda subsiste!
    Este tempo de isolamento, para ti, é um bom pretexto para te dedicares mais à escrita. Nós que gostamos de te ler é para nós um lenitivo para minorar esta pasmaceira que nos foi imposta.
    Para mim é um castigo enorme. Mas tenho que me adaptar,mas vou fazendo o meu passeio higiénico, curto!

    ResponderEliminar
  7. É verdade, Fernando. Aquela é hoje a zona das Olaias. Naquele tempo recuado percorri ruas e frequentei lojas. A casa dos meus falecidos tios ainda lá está e ali vive uma prima minha em segundo grau. Hoje os tempos são diferentes e guardo daquela pedaço de Lisboa recordações gratas. Mas o tempo não volta para trás ...

    ResponderEliminar
  8. Ao cimo da Fonte Luminosa passei muitas vezes de carro.
    De um lado a Lisboa modernista, de classe média, encimada pelo Instituto Superior Técnico e expandida pelas Avenidas Novas.
    Do outro lado a encosta de um bairro popular cioso de arreigadas tradições que o Quito Pereira tão bem descreve.
    Dois mundos...
    Que hoje se desfizeram com a invasão do segundo pelo primeiro que se submeteu com o novo nome de Olaias.
    Há males que vêm por bem.

    A difícil clausura de hoje traz à tona a apreciada escrita do Quito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fonte Luminosa, Instituto Superior Técnico, antigo cinema Império, tudo tão familiar para mim. Nesta clausura voluntária, sabe bem revisitar o passado.
      Um abraço, Rui !

      Eliminar