quarta-feira, 22 de maio de 2013

CARTA AO SENHOR DR. RUI FELÍCIO ...




O espelho da minha indignação ...

Caro Dr. Rui Felício

V.Exª escreve bem. Tem o dom da escrita. Reconheço-lhe a bela prosa, que tanto põe o leitor a rir como a chorar . Já para não falar das vezes que nos coloca no dorso de uma qualquer sereia, envolvendo o leitor num manto de fantasia.

Bem gostaria que esta carta tivesse apenas um tom cordial. Mas não. V.Exª, de vez em quando, atira-se a mim como gato a bofe. Vem isto a propósito do seu comentário à postagem da gloriosa jornada do Jamor. De recordação em recordação, lembrei aquele momento trágico, em que tropecei na gabardina que a minha consorte ( se calhar sem sorte) me tinha metido pelos ombros à força e que mais parecia a sotaina de um padre. A verdade é que escorreguei nas vestes que eram avantajadas e me espalhai ao comprido, levando no rasto o precioso almoço de V.Exª. Sempre pensei que o meu ex- amigo ficasse condoído de eu ter ficado com as nádegas como a túnica do Senhor dos Passos. Mas não. Teve a desfaçatez de afirmar que o porcino não era para si, metendo Deus à mistura nesta lamentável drama gastronómico. Chorou-se inclusivamente, afirmando que foi para a refrega futebolística com a barriga a dar horas. Mentira. Grossa mentira. Quem viu V.Exª aos saltos e um sorriso de orelha a orelha aquando do golão madrugador, percebe que o meu ex – amigo tinha barriga bem preenchida.

Eu sei que fomos para o jogo mal acompanhados. Um grupo de sovinas que não repartia nada. Um tal Moura, quando me viu a salivar de gula pelo seu farnel, ofereceu-me uma asa de galinha enegrecida, de ter estado demasiado tempo no carvão.  E acompanhou o meu riso amarelo com mais uns acordes de viola. Um tal Rafael, que andou a fugir pelo meio dos pinhais como uma travessa de frango de cabidela nos braços, com um grupo de briosos academistas a correr atrás dele, a babarem-se de desejo. Ou uma tal Celeste Maria de colher de pau em punho, a manter à distância todos os que queriam ferrar o dente num bolo artisticamente decorado.

Estou certo que V. Exª, no seu douto entendimento, percebe intimamente que estou carregado de razão. Que o seu comentário foi infeliz. E faça o favor de reconhecer que o belo leitão de pele a estalar, lhe era mesmo destinado.

Desta vez, achando eu que o assunto é de importância menor, não o convido para mais um duelo nas margens do Mondego. Apenas espero e estou convicto, que o meu ex-amigo se irá retratar, reatando uma amizade mutua, que não pode ser beliscada por um bocado de leitão da Bairrada.
Aguardando o fumar do cachimbo da paz, subscrevo-me,
Quito Pereira

26 comentários:

  1. Por acaso um leitãozinho para comemorar este aniversário vinha a calhar ... :) Já não arreganho dente para uma pele a estalar há uns meses ;)

    ResponderEliminar
  2. Contenta-te com um "pasta" da Arena de Verona logo à noite e já gozas ....

    ResponderEliminar
  3. Não se engasguem a fumar o cachimbo da paz...
    A paradóia continua e cá me vou rindo com as vossas tropelias!

    ResponderEliminar
  4. Este futrica bébé chorão vem de título doutorado em sinal de marcar as distâncias académicas, para tentar desarmar quem com toda a humildade se confessou ter sido um deseherdado da sorte, passando frio e fome,e que só conseguiu mostrar um sorriso amarelo e condoído, quando o tal futrica, ele sim bem condoído de ancas porque rebolou por uma ribanceira com uma costeleta de leitão(qual Luis de Camões a segurar os Lusíadas mar dentro), para suavizar o triste desalento do Dr. Rui!
    A celebração do golo nada tem a ver com a barriga cheia de fome(!), pois terá sido o golo melhor iguaria que a costeleta de leitão enlameada!
    A pele de leitão bem tostada foi mesmo uma miragem!Era-lhe destinada...mas não comestível!
    Mas como estamos agora em festa pelo reconhecimento da Universidade a Património da Humanidade, os ex amigos já enviaram às malvas o ex, e para o ano lá vamos estar no Jamor(renovado) e sem chuva para saborear o leitão que futrica Quito pede ao Leitão para levar!
    No que toca à ferroada que me foi dirigida...fica para a 2ª parte

    ResponderEliminar
  5. E tinham que me meter ao barulho. Rai's partam os meus pais, que não me fizeram matulão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em matulão...Ainda vamos ver o Quito a dizer que o leitão da travessa foi confeccionado com adoçante, de costela integral como o pão próprio para diabéticos, especialmente grelhado para não fazer mal ao Rui Felício que poderia estar acompanhado com o tal de Colesterol...Ai vamos ver, vamos!

      Eliminar
    2. Estava a ver que não vinhas...

      Eliminar
    3. O Carlos Carvalho acaba de me ensinar uma coisa que desconhecia.
      Que também há ( como pão ) leitão integral.
      Quando for à Mealhada é desse que vou pedir, para não fazer tanto mal.

      Eliminar
    4. E em Coimbra há a especialidade de leitão com poemas. Que pena não poderes parecer, pois também se arranjariam poemas integrais.

      Eliminar
  6. Meu Ilustre e Senhor Eurico Pereira,

    Sendo Vossa Senhoria escritor de créditos firmados, habituado que está a conviver em tertúlias onde pontificam nomes de superior gabarito, que, tal como o seu, estão de há muito consagrados no panorama literário nacional, tais como Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Eça de Queirós, Aquilino Ribeiro, Miguel Torga, Fernando Namora ou José Régio, tergiversa para rodear os factos e obnubilar pelo deslumbramento, confundindo propositadamente os seus fiéis e crédulos leitores.

    Tarefa em que é mestre, pelo inquestionável dom do uso da palvra que lhe é reconhecido.
    Reconheça-se ainda a sua maestria na carta que me dirige, ao misturar factos verdadeiros com outros inquestionávelmente falsos mas que, beneficiando da autenticidade dos primeiros, tentam obter à sua sombra e na sua esteira, a credibilidade que não têm.

    Senão, vejamos:

    OS FACTOS VERDADEIROS

    1. - Vossa Senhoria, afirma e bem que estava rodeado por um grupo de sovinas, liderado por Paulo Moura

    2. - Afirma e acusa Dom Rafael de surripiar e tentar escapar-se pela mata com uma recheada travessa de iguarias. E acusa justamente...

    3.. - Garante de forma verdadeira e inatacável que Celeste, consorte do dito infractor e com ele conluiada e de arma em punho, mantinha afastados quaisquer famintos que se atrevessem a tentar uma migalha do lauto banquete que ele transportava.

    AS ALEGAÇÕES FALSAS

    1. - Que era mentira que eu tivesse ido para o campo da refrega com um desjejum de um ou dois anémicos croquetes.

    2. - E que a prova da sua alegação estava nas minhas frenéticas explosões de alegria na comemoração do primeiro e único golo do encontro, partindo daí para abusivamente extrair a conclusão de que se eu estivesse de barriga vazia não conseguiria saltar como saltei.


    Como se vê, ao misturar factos reaid com alegações infundadas, Vossa Senhoria tentou ( sem êxito, diga-se...), influenciar capciosamente os leitores menos prevenidos abusando da sua boa fé.
    -----------------------------
    Perante isto, e não obstante a admiração que nutro por si, não posso, a bem da verdade e da dignidade, reafirmar aquilo que esteve na origem da sua intempestiva carta.
    Isto é, que Vossa Senhoria se aprestava para fazer o mesmo de que que acusa Dom Rafael, e não para me saciar a fome, quando mão divina invisivel o fez estatelar-se como castigo do seu pecado.

    Deus castiga sem pau nem pedra....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ERRATA IMPORTANTE!

      onde se lê "não posso", deve ler-se "não posso deixar de"
      ( penúltimo parágrafo )

      Eliminar
    2. Sem a errata era mais giro. ahahahahahahah

      E tinha outra vez que sobrar para mim...

      Eliminar
  7. E após vários Kms palmilhados em redor do Estádio, por culpa de Vossa Senhoria e das suas erróneas indicações telefónicas quanto ao caminho a tomar, se consegui finalmente chegar ao ponto de encontro, exausto e desanimado, só o devo a seu filho Gonçalo que me elucidou convenientemente sobre o percurso.
    Felizmente que ele não herdou de Vossa Senhoria a malevolência. Pelo contrário!

    A ele fiquei e estou sempre agradecido!

    ResponderEliminar
  8. Exmº. Senhor Dom Rafael,
    Mui Digno e Ilustre Administrador, Gestor e Dono desta Espécie de Blogue,

    Embora sabendo que sofrerei sérias represálias por esta minha atitude, não poderei de aqui deixar de lavrar o meu mais veemente protesto pela gestão do seu blogue que poderá criar sérios danos ao seu futuro próximo.
    A publicação desta dura disputa e desavença entre dois dos seus mais prestigiados colabores é um gesto suicida em relação ao futuro.
    Por duas importantes razões, a saber:
    - A marca EG sempre se vendeu bem porque tem mantido uma linha editorial fundamental e essencialmente assente na harmonia, concórdia, bom senso, amizade, boa disposição, respeito e humor saudável entre todos os seus colaboradores.
    Deverá compreender que esta guerra aberta, com a sua complacência e parece-me que até com o seu apoio, em nada beneficia o EG, bem pelo contrário, vai ser presa fácil nas mãos da concorrência que saberá explorar até ao limite esta desavença.
    - Tanto quanto sei, a concorrência não dorme e neste momento já está a tentar estabelecer contactos com ambos os desordeiros no sentido de os contratar. Conhecendo-se as qualidades de ambos, começam a chover propostas de transferência milionárias.
    Vosselência, Senhor Administrador, deveria ter cortado o mal pela raiz. Não digo que devesse ter usado a esfregona que essa tem de ser guardada para limpar merda, mas um lápis azul e um puxão de orelhas aos dois desavindos colaboradores teria sido uma boa medida.
    Agora, só lhe resta uma solução:
    Juntar os desavindos ex-amigos em volta de um porcino com a pele a estalar. Claro que deverá levar testemunhas não vá a coisa não ficar definitivamente resolvida e o acabar mesmo em tribunal.
    Se assim for, daqui por 10 anos teremos sentença...





    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e se demorar muito o leitão vira porco!

      ("Biana"! Podes inscrever-me, desde já como testemunha,ok? Obrigado, pá)

      Eliminar
    2. Valeu a pena a desavença,Carlos! Até vamos comer um bom leitão...
      Inscrita.

      Eliminar
  9. Só me faltava mais esta!!!
    Tive que despachar um Dr e um futrica fazendo um esforço intelectual superior à minha enfraquecida mioleira,para agora às tantas da madrugada e ainda estar a receber correspondência em envelope azul, ou seja urgente!
    Mas afinal não é grave.
    Diz logo de inicio este inquilino do prédio amaricano que o que pretende é lavrar.Mas lavrar a esta hora?Então e os bois? O arado?
    Criar sérios danos?Ao futuro? Mas como se o presetre já está danado?
    Meu caro a marca EG sempre vendeu bem porque tem sido bem administrada apesar dos elevados encargos com o pagamento das ajudas de cus(t)po pagas aos exploradores dos colaboradores escrivas!
    E agora a exploração continua como bem diz, com os escribas a receberem propostas da concorrência(quere-me parecer que já recebem de dois carrinhos...)
    Não, não vou cortar nada pela raiz.Ela está a secar normalmente!
    A esfregona é inconstitucional e não tenho pachorra para arranjar alternativa!
    Juntar os desavindos? AH! isso é uma boa ideia!No dia 2 de Junho apresentem-se em Coimbra pelas 11H3O e aproveitem para pagar a este infeliz ADM desta espécie de blog uns nacos de bem tostado porcino!
    Testemunhas vão ser arroladas muitas e publicamente já aqui se ofereceu uma!
    Publique-se!

    ResponderEliminar
  10. Já reparaste, Quito, o tipo de amigos que temos?

    O outro há mais de 2 mil anos, vendeu-se por um prato de lentilhas.
    Estes, relegando para segundo plano o nosso doloroso litígio, que deviam ajudar a sanar, servem-se dele como pretexto e aproveitam-no para, despudoradamente, se venderem por um prato de leitão de pele estaladiça!
    Não falam noutra coisa!

    Convenhamos que leitão sempre é mais apetecível que lentilhas, mas...

    ResponderEliminar
  11. Acabado de chegar a esta coisa que parece um blogue, depois de ter deglutido uma reles sandes de chouriço que é só pró que ganho, é com júbilo que deduzo que o meu amigo Rui Felício, entendeu estender-me a mão num cumprimento cordial. Apesar de , tenho de o confessar, no seu extenso comentário, eu me ter sentido pontapeado com inverdades tais, que até julguei ser a bola que andou a rebolar no tapete verde do Jamor.

    Assiste ao meu amigo Rui Felício toda a razão. A reboque deste lamentável incidente, apareceu por aqui um grupo de bloguistas a meter mais achas na fogueira. A Maria Olinda acha divertida uma contenda grave entre amigos. O Paulo Moura veste as roupagem de mártir, omitindo a asa da miserável galinha, que me ofereceu sem despudor. O pardalão do Carlos Carvalho, está sempre a espreitar pelo postigo e só aparece para arranjar confusão. O anafado Gonçalo Pereira, só fala naquilo que gosta, ou seja: comida, mais propriamente leitão a estalar. A São Rosas anda por aqui a pavonear a peruca como nos versos do Nicolau Tolentino e a provocar honestos chefes de família. O Senhor Carlos Viana, que por acaso acordou cedo, tece aqui alguns comentários só compatíveis com o seu estatuto de campion, que o faz andar inchado com o um piru, atirando-se ao Administrador desta coisa embora eu admita com razão. O Senhor Dom Rafael anda completamente desorientado com esta tropa e não faz mais nada do que não seja gemer a sua desdita.

    Dr. Rui Felício

    Muito gostaria de o convidar para um almoço de leitão. Mas V.Exª, com a sua argúcia, já terá percebido que à pala da comezaina, já se perfilam à porta de restaurante um grupo de oportunistas que, fazendo-se muito satisfeitos pelo nosso reatar de relações, mais não querem do que ferrar a dentadura no animal, paga a meias por nós ambos os dois. Que descaramento ...

    Noutro Registo:

    Valeu a pena esta brincadeira. Fartei-me de rir com os vossos comentários. É bom que nesta época cinzenta, mantenhamos esta amizade solidária. Não há taxas, nem impostos, nem cortes que nos bloqueiem neste convívio, apesar de merecermos mais visibilidade, porque este blogue é uma perfeita desgraça. A culpa é do Administrador, passa a vida a arejar a farta cabeleira pela cidade, não ligando puto ao expediente ...

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  12. Só lá vejo dia 2!!!!!
    Quem mais se quer juntar aos 18 já inscritos!!!11H30 junto ao café Montanha!
    Venham daí, que não se vão arrepender.Será um bom almoço dos domingos!!!

    ResponderEliminar

  13. Não quando escrevi "1" ainda estava com restos da diarreia de uns "abrunhos"...mal digeridos!!!!

    ResponderEliminar
  14. Nunca ousaria me meter com os discipulos do Eça de Queiroz!!!!Entao quando me falam em LEITAO DA MEALHADA, os meus sonhos vêm à superficie!
    Vou agora ao mercado coberto de COLMAR comêr um pastelzinho de nata e jà nao é nada mau!!!!!
    QUITO!Saiu hoje uma lei que diz que todos os laboratorios serao obrigados a declararem qualquer oferta ou presente que dêem , a farmacêuticos ou médicos, no valor de 10€!!!!!O HOLLANDE quer pôr isto no sitio!!!!Se lhe derem um leitaozinho, com a pele a estalar, o François até deveria gostar!!

    ResponderEliminar