sábado, 25 de maio de 2013

LENTAMENTE...MAS VAI!

PRAÇA DA INDIA -Um dia as obras ficarão concluídas!..




 ...SIM, UM DIA SERÁ!
Fotos EG

31 comentários:

  1. Vá lá... tem menos flôres que a linha do comboio, mas hão-de vir. Gosto da arquitectura mas eu só iria jogar para debaixo da mesa.

    ResponderEliminar
  2. É naquele tabuleiro de xadrêz, que eu vou dar grandes abadas no Rafael, no Tonito e no Felício, quando já andarmos todos de bengala e a Nestum por causa da falta dos dentes ...

    ResponderEliminar
  3. Embora tudo indique que a conclusão das obras ainda está distante, aconselho o Quito a ir começando a treinar intensivamente se quer cumprir a ameaça...

    Ele deve estar esquecido que, nas damas e no xadrez, andei vários anos na Academia do Café Caravela,de onde fui transferido, por avultada verba, para o Centro de Recreio Popular do Bairro Marechal Carmona, antecessor do actual Centro Norton de Matos, ao serviço do qual obtive uma medalha de bronze em torneio federado de Damas, a nivel nacional..

    Na citada Academia foram meus mestres, insignes praticantes da modalidade de damas o Sr. Silva, o Prof. Ilharco, o Sr. Pestana, o cobrador do União de Coimbra, o José Afonso e muitos outros, o que só por si, atesta a minha irrepreensivel formação.

    ResponderEliminar
  4. O Rui não precisava de apresentar as suas credenciais, pois tenho a modéstia de assumir que é um adversário perigoso e de peso. Para além da reconhecida capacidade intelectual, teve como mestre em resistência psicológica o Senhor Silva, alapado horas a fio numa cadeira a olhar para o tabuleiro das Damas, marimbando-se para a Dona Generosa que, encostada à vitrina dos bolos, há muito reclamava por um embrulho com meia dúzia de pasteis de nata. O Rui aguentava estoicamente, horas a fio, que o Senhor Silva mudasse uma pedra.Isso deu-lhe um "endurance" que terei de ter em conta quando nos confrontarmos.

    Com o Rafael e o Tonito, não me preocupo muito. O Rafael desiste ao fim de 5 minutos, porque não consegue estar quieto, como um mártir de um ataque de hemorroiodas. O Tonito, não é propriamente amante de jogos pouco qualificados e sem gabarito. Inclina-se para o ténis e o golf, mais em consonância com o seu estatuto social ...

    ResponderEliminar
  5. Já percebi a táctica que o Quito vai usar para me tentar derrotar...
    É a mesma que o Sr. Silva utilizava. Chamava-se a táctica do cansaço e do desespero em que ele era mestre.
    Vai poisar pesadamente o dedo indicador direito em cima da pedra que tenciona jogar, rodando-o lentamente, pressionando-o até se sentir o estalido do tabuleiro a ceder, ameaça-me em voz pausada que me vai ali pregar um prego, rectifica dizendo que, mais do que um prego será uma cavilha, ajeita a madeixa do cabelo, faz ouvidos moucos aos meus protestos para que se apresse, olha-me lânguidamente, aconselha-me a agasalhar-me porque o frio me pode fazer adoecer, sentencia que o jogo está ganho, prescruta as minhas reacções, mede o grau da minha impaciência através do bufar que me sai pelas narinas e pelos suspiros roucos que me gorgolejam na garganta contraida, observa e mentalmente conta os quadrados pretos e brancos do tabuleiro, duvida que ali estejam todos e por isso avisa-me que os vai recontar e, sempre sem tirar o dedo de cima da pedra já molhada do suor que lhe escorre da testa, pergunta-me cândidamente se é ele a jogar ou se sou eu...

    ResponderEliminar

  6. Podemos assistir a este expectante jogo de xadrez ou damas( ainda não sei qual a disputar)?
    As tácticas e estratégias tão bem delineadas, assentes na sabedoria do mestre Silva levam a pressentir quem vai ser o ganhador...ou talvez não.
    O prémio deverá ser o mesmo que recebiam na época do Caravela... quiçá, comer uma dúzia de jezuítas e outros tantos "penalties"!
    Marquem a data do prestigiado jogo que a claque não irá faltar.








    grande mestre Silva...








    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconselho-te Olinda, antes que esgotem como se prevê, os bilhetes para este empolgante encontro, que reserves desde já o teu ingresso e os ingressos dos teus amigos mais chegados, fazendo transferência bancária para o NIB abaixo indicado.

      Transfere já antes que esgotem,a quantia correspondente ao número de ingressos que queiras reservar ao preço de 50 ( cinquenta ) euros cada um!

      NIB: 0012 0000 98254367871 92

      Eliminar
    2. NOTA IMPORTANTE:

      No preço de cada bilhete já estão incluidos todos os seguintes impostos e taxas

      IVA
      IMPOSTO DO SELO
      TAXA MUNICIPAL DE ESPECTÁCULOS
      CONTRIBUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE
      TAXA MODERADORA EM CASO DE DOENÇA SÚBITA
      SEGURO DE ACIDENTES PESSOAIS EM CASO DE ZARAGATA
      10% DAS COIMAS QUE À SAIDA A PSP VENHA A LANÇAR AOS ESPECTADORES

      Além disso, o talão do bilhete habilitará ao sorteio de uma motorizada, nos moldes daquele que foi realizado pelo Padre Pacheco e pelo seu servo sacristão marreco.

      NB: Apesar de todas as diligências feitas junto do Sr. Ministro das Finanças, não foi possivel enquadrar o preço do bilhete no código dos benefícios fiscais para efeitos de apuramento da matéria colectável em sede de IRS.

      Eliminar
    3. Arre tantos benefícios!....A motorizada dar-me-á um jeitão se não ficares com ela como o dito Padreco.
      O Gaspar estaria a dormir pois a ti prestigiado causídico não te recusaria tal vantagem.
      E venha o jogo!!!

      Eliminar
    4. Venho aqui lamentar todo este frenezim do meu antagonista, que chamou a si a responsabilidade de montar o espectáculo e receber o dinheiro. Cheira-me a negócio à Pinto da Costa na venda do João Moutinho. O Porto ficou com os tremoços e o Sporting com as cascas. Já percebi que em relação vil metal, não vou cheirar nenhum ...

      Eliminar
    5. Já que estão a falar em motorizadas, podem arranjar a bom preço algumas que têm chegado a Vancouver via marítima, dentro e fora de contentores, em autênticas ilhas, que o tsunami do Japão enviou para estes lados. Barcos e madeiras também lá há para quem quiser. Se quizerem esperar mais uns anitos, talvez alguns materiais destes tipos e outros aí vão chegar, ainda a tempo do vosso encontro já tão publicitado internacionalmente.

      Eliminar
  7. Confirmam-se os meus temores. Numa refinada peça literária de que Eça não desdenharia, o meu adversário tenta provocar um rombo ma minha auto-confiança. A peça a rodar pela pressão de um dedo esticado que tinha muito de acusador e o tabuleiro a ranger, foram um murro dirigido ao meu estômago, perante a tétrica imagem que me provocou suores frios. Mestre na arte de manipular emoções, o Sr. Silva transmitiu ao seu discípulo a arte de vencer o adversário pela exaustão, tal como Cassius Clay, que andava pelo ringue aparentemente distraído durante 18 assaltos e quando adversário já só dava murros no ar, tonto de esforço como uma varejeira que inspirou uma quantidade de Sheltox, lhe aplicava um murro demolidor que deixava o antagonista derramado na arena de olhos tortos a olhar para o enorme lampião que, cheio de mosquitos a esvoaçar, iluminava generosamente o ringue.
    Porém, meu caro amigo Felício, a sua brilhante prosa, fez-me dobrar de joelhos mas ainda não caí ao chão. Vai ser um combate duro em frente do tabuleiro das damas, embora eu admita que parto em desvantagem, porque não tive a felicidade de ter um mestre como o impagável Silva, excelente em manusear as pedras no tabuleiro das emoções e um desastre a vender jesuitas e bolos de arroz ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não vais cair. Eu estarei lá para te empolgares e serás um justo vencedor,Quito de Deus!

      Eliminar
    2. Já se começam a desenhar as claques...
      O Quito já está em vantagem.
      Teórica, é claro, porque o ano passado o Sporting também era favorito na Taça de Portugal e depois foi o que se viu...

      Eliminar
    3. Uma galhofeira troca de "correspondência" entre amigos. Mas a forma como o Rui retrata o seu jogo de Damas com o Senhor Silva, é de mestre. Só quem escreve muito acima da média, pinta um quadro daqueles ..
      Parabéns, Rui ...

      Eliminar
    4. Vindo de ti que és "o" mestre neste tipo de crónicas, o elogio, que aproveito para te agradecer, ganha maior valor.
      Mais do que aquele que realmente tem.
      Porque, tal como numa pintura, muitas vezes, grande parte do seu mérito é devida ao modelo que inspirou o pintor e menos a este.

      E o Sr. Silva e o seu Café são modelos excepcionais que absorvem a quase totalidade do mérito.
      Bastou-me ir alinhavando umas atrás das outras as frases que melhor espelhassem as situações a que tantas vezes ali assisti...

      Eliminar
    5. Não desvalorizes o que escreveste, Rui. O mérito está em conseguir pôr em palavras, aquilo que é despercebido aos outros. Alinhavar as palavras, como se o leitor estivesse a ver a cena numa grande tela, requer uma capacidade de escrita que tens e não é novidade para ninguém. Não estamos aqui a trocar galhardetes. Apenas te digo que li o pequeno texto várias vezes e encontro-lhe uma qualidade literária que me impressionou. Um momento de grande inspiração. Excelente, Rui.

      Eliminar
  8. Já me esquecia: espero que dia 2 apareças para o leitão. às 11 horas junto ao antigo Montanha ...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento Quito mas não estarei cá, como em tempo já tive ocasião de explicar ao paulo Moura.
      No dia 28 vou à Suécia e ficarei por lá dez dias...
      De qualquer forma, obrigado pela tua lembrança.

      Eliminar
    2. Fico satisfeito, Felício, que vás até junto da tua filha. Um abraço para ela e um beijo aos "malandrões" dos teus netos ...

      Eliminar
  9. Ó Olinda tem cuidado com o empresário Felício. Este negócio dos bilhetes cheira-me a esturro ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Olinda anda a deitar-se com as galinhas.
      Espero que antes de ir dormir não se esqueça de fazer a prometida transferência.

      Eliminar
  10. Não me meto em contendas.Nada tenho a ver com estes "jogos florais" que metem damas!
    Lembro-me bem de assistir aos jogos das damas entre o sr Silva Prof Ilharco e o cobrador do União de Coimbra.Com o crake Rui Felício não me lembro se alguma vez assisti.
    Penso que o Sr Silva só tinha o café Caravela para se entreter, passando ali bons momentos com a rapaziada.
    O movimento que fazia com esta freguesia não devia dar sequer para pagar a renda do Café.
    Seria inquilino do sr Aires do talho.
    A propósito dizia-se que o nome oficialnão era Aires mas sim RIRES, pois no registo Civil trocaram o A por um R! Será verdade?
    Do sr Silva lembro-me que num determinado domingo organizou uma excursão à sua aldeia(não me recordo o nome).
    Seguimos num autocarro grande, mas chegados à aldeia com a ruas estreitas, o autocarro bateu e encallhou numa varanda!!
    Foi o bom e o bonito!
    Com o motorista a suar por todos os poros e dezenas de vozes de comando a dar palpites como seria a melhor maneira de o autocarro conseguir sair do "encalhe", passamos ali muito mais que uma hora no avança e recua até que o autocarro de lá saíu...ferido e bem no tejadilho!.
    Mas depois fomos bem compensados com saborosos petiscos e bem regados com tintol!

    ResponderEliminar
  11. Já era mais que evidente que vocês são todos especialistas com damas.

    ResponderEliminar
  12. Que grande disputa em perspectiva aqui nos fica.
    Penso que o Quito não tem qualquer hipótese de vencer, cá para mim ele nem sabe fazer "um pé de galo", ele é mais para o galo de cabidela...
    De qualquer forma, estou inscrito para assistir à peleja. Acabei de fazer a transferência para o NIB indicado, com tantos benefícios não poderia deixar de aproveitar a oportunidade.

    Agora, mais a sério:
    Parece-me interessante os tabuleiros de damas desenhados nas mesas. Estes tabuleiros também servirão para jogar xadrez, só há que mudar a posição dos jogadores.
    Mas agora pergunto eu: e as peças? Cada um que as leve no bolso, não é verdade?
    Assim como poderão levar um baralho de cartas para jogar à sueca.
    É o chamado três em um!
    De qualquer forma, que a obra avance. Aquela praça merece melhor sorte.
    Talvez lá para Setembro/ Outubro teremos obra concluída. Penso eu de que e por motivos...

    ResponderEliminar
  13. É só tansos a entrar com o "caroço" para as contas do Felício. Agora já percebo porque é que vai de férias para as Maldivas ...

    ResponderEliminar
  14. Oh Quito não estragues o financiamento da peleja.
    Não ouviste o tesoureiro Gaspar a dizer que chegou o momento do investimento?
    É por causa de velhos do Restelo como tu que o País não avança!

    Ainda por cima, como contendor no jogo, estás dispensado de adquirires bilhete.
    A não ser que queiras candidatares-te ao sorteio da motorizada...

    ResponderEliminar
  15. Felício, cantas bem mas não me impressionas. Ou passas para cá metade do dinheiro dos bilhetes que vais esfolando aos patos, ou não compareço ao super - duelo e vais ter que andar a fugir à frente do Viana, Olinda e outros que tais, a querer reaver (com razão) o exorbitante preço que levaste pelos bilhetes ...

    Tu de férias nas Maldivas e eu de vacances no Mondego, debaixo da ponte do rio Ceira. Era só o que faltava !!!

    ResponderEliminar
  16. Afinal qual é o motivo da paragem das obras de recuperação da Praça da India?
    é da responsabilidade da Câmara ou da Junta? Gostaria que alguem me informasse se souber, pois há que fazer alguma coisa....é uma vergonha deixarem a PRAÇA DA INDIA naquele estado.

    ResponderEliminar