quarta-feira, 8 de maio de 2013

NOTÍCIAS DE COIMBRA - CAFÉ DE SANTA CRUZ DESDE 1923 90 ANOS





17 comentários:

  1. Uma preciosidade!
    Parabéns a quem o soube manter e o gere presentemente!

    ResponderEliminar
  2. Um Café que muitas vezes comparo, quanto ao seu ambiente, à Brasileira do Chiado, em Lisboa, e quanto à sua monumentalidade ao Majestic no Porto.

    Que jamais lhe aconteça a onda falsamente modernista que descaracterizou ou destruiu outros cafés emblemáticos de Coimbra.

    ResponderEliminar
  3. De facto, Rui. Bem observado ...
    Ontem a TVI, deu uma reportagem sobre o Café "Santa Cruz". Realço o que disse um cliente habitual. " Este café, tem uma luminosidade especial, uma espécie de luz coada, que me entra na alma e que me faz esquecer o que se passa lá fora" ...

    Realmente, quando lá entro, parece que há algo de místico no ambiente. Algo de solene. A começar pelos tectos em ogiva e o pesado mobiliário.

    Espero, como o Rui, que o Café não esteja ao alcance de um qualquer empreiteiro ou de um ataque modernista. Não sou contra o moderno, mas cada coisa no seu lugar. O passado não pode viver só de memórias ....

    ResponderEliminar
  4. Em contrapartida, o convento de Santa Clara a Nova tem partes praticamente em ruínas..

    ResponderEliminar
  5. O Convento Igreja ou o Convento Quartel?
    Na parada do convento Quartel este ano até lá fizeram o Baile da Gala da Queima das Fitas!
    O Convento Quartel(foi lá que fiz a tropa no então RAL2) já foi noticiado que viria a ser uma unidade hoteleira do Grupo Pestana!
    Mas pelos vistos não passou de intenção!Agora está a apoderecer e...com ratazanas!!
    O Ministério devia vender, ou seja desfazer-se de tal elefante preto pondo-o em leilão com base de licitação de 1 cêntimo!
    A Cãmara de Coimbra tem a obrigação de mover influências para resolver esta absurda situação.Mas...estar quietinhos é mais prático!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê aqui, por exemplo:

      http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=49596

      "O presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel (CRSI), António Ribeiro Rebelo, manifestou-se hoje «muito preocupado com o estado calamitoso» do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, cuja cobertura de duas alas dos claustros superiores ameaça ruir.
      «A situação é calamitosa» e, «se continuar a chover com tanta intensidade como nas últimas semanas» ou se ocorrer um sismo, «por mais ínfimo que seja», António Rebelo teme que a galeria superior dos claustros do monumento, «pelo menos na ala norte e na ala poente, possa ficar irremediavelmente afectada» ou «mesmo ruir».

      Os técnicos envolvidos em trabalhos de recuperação e salvaguarda do mosteiro estão «também muito preocupados e a fazer uma avaliação séria da situação», acrescentou aquele responsável à agência Lusa.

      A degradação e ameaça de desmoronamento daquelas duas alas dos claustros tornou-se evidente no sábado, quando, no âmbito de trabalhos que ali estão a ser desenvolvidos, foram detectadas «fendas estruturais, que percorrem vários tramos a nível do veio central da abóbada»."

      Eliminar
    2. OK! O Mosteiro da Rainha Santa Isabel nada tem a ver com o a parte que foi Quartel.
      Portanto os claustros estarão na parte de trás da Igreja, será?Não conheço bem.
      Tenho que passar por lá um dia deste para localizar os cláustros.

      Eliminar
    3. Vai lá, vai. Mas leva capacete.

      Eliminar
    4. Mas vou mesmo.Quero ver bem o que se passa.Devo ser é impedido de entrar.

      Eliminar
    5. Se deres uma esmolinha para a Confraria, até te deixam entrar sem capacete.
      Agora a sério (sim, sim, é raro): a malta da Confraria até agradece, de certeza, que o assunto seja divulgado o mais possível.

      Eliminar
  6. Gostei de ver o video.
    Revisitei o Café Santa Cruz, revi o "Chefe Costa", o velho engraxador Pinto e todo o saudável ambiente que naquele espaço se respira.
    Muitos eventos culturais, tertúlias e ponto de encontro para debates públicos, tem sido a excelente dinâmica dos últimos anos.
    Longe vai o tempo em que era o Café dos Unionistas, onde um academista não entrava. Era o mesmo temo em que o Arcádia era o Café dos academistas, onde os unionistas não entravam...
    Felizmente que esse tipo de doentia rivalidade já lá vai.
    Mas, como está dito, trata-se de um espaço nobre com História e com futuro. Não acredito, não posso acreditar, que o tentem destruir. É um dos espaços públicos de que Coimbra se pode orgulhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Classificado como Monumento Nacional desde Outubro de 1921, no início da década de 1920 o imóvel foi adaptado às funções de café-restaurante, por iniciativa dos empresários Adriano Ferreira da Cunha, Adriano Viegas da Cunha Lucas e Mário Pais. Com uma nova fachada em estilo neo-manuelino, o projeto foi assinado pelo arquitecto Jaime Inácio dos Santos.
      Como está classificado como Monumento Nacional, qualquer obra que nele se realize tem que ter a concordância do IPPAR, o que não se verificava com a Brasileira ou qualquer outro café emblemático de Coimbra.
      Já lá vai o tempo dos estudantes e futricas em que o Santa Cruz era conotado com os futricas e que em termos de desporto com o União de Coimbra!Assisti por mais que uma vez a grandes escaramuças entre uns e outros com cargas da cavalaria da GNR!!!Já lá vai esse tempo, felizmente!

      Eliminar
  7. Já sabia das comemorações mas não esperava o vídeo. Ao ver o interior e a porta com o vernis comido junto à fechadura, até pensei que estava a sonhar. Também fiquei preso ao segundo parágrafo do Quito. Nunca parei lá muito tempo mas o café, sempre que passasse perto, não falhava. Excelente.

    ResponderEliminar
  8. Devo confessar que não sou nem nunca fui grande habituée do Café de Santa Cruz!
    Tirando, umas noites de fado de Coimbra às Sexta Feira, ou um ou outro acontecimento cultural é raro lá parar, como também é raro ir à Baixa, para me poupar a tristeza de ver, em que aquele ponto de referência que outrora foi, se transformou!!!!
    Só espero que neste Café e em quem o dirige, o bom senso permaneça, como até agora tem acontecido, mantendo a traça, a cunha, o ambiente e a beleza interior de tão bonito e significativo espaço que orgulha a nossa cidade!
    Eu, como "coimbrinha" que sou, tinha que vir aqui felicitar este nosso "monumento", que embeleza e orgulha a nossa Coimbra!!!!
    E agora é a parte pessoal que entra.....queria dizer aos meus amigos que por aqui andam (penso que serão todos), que foi no Café de Santa Cruz, há setenta e um anos atrás, que o meu Pai, o irmão e os cunhados, vieram festejar o nascimento da sua princesa como ele dizia, que por acaso era eu!!!!
    Soube isto à muito pouco tempo, e vocês, amigos mais chegados, sabem como sou sensível e saudosista, por isso tinha que "desabafar" e por-vos a par deste importante e velho acontecimento! Desculpem!!!

    Gostei muito do vídeo, não sei quem foi o artista, mas seja quem for, está de parabéns, pois conseguiu dar a imagem do que é hoje o Santa Cruz, realçando os bonitos vitrais que o iluminam, e mais que isso, conseguiu de certeza alegrar os corações dos amigos que estão longe, "sufocados" de saudades da sua Coimbra!!!!!
    TERESA LOUSADA

    ResponderEliminar
  9. Só podia ser no Café Santa Cruz a comemoração do nascimento de uma PRINCESA!!!!
    Um beijinho cá do CASTELÃO!

    ResponderEliminar
  10. Tem sido o "meu ponto de encontro" sempre que me desloco à Baixa. E tal como o Quito escreve....tem uma luz especial ( sentem-se nas mesas do fundo, virados para a entrada!!!)....qualquer coisa de místico!!!!? Os vitrais e o tecto fascinam!!! E já agora ...uma confidencia. Anos 60...."copo d' água" de um casamento familiar no Santuário da Nossa Senhoras das Preçes em Aldeia das Dez ( Piodão) . O Café Santa Cruz...fez a bôda!!! Já quase no fim do evento, reparamos que ainda haviam bandejas com alguns Perus...e outras iguarias....numa mesa debaixo de um frondoso "Carvalho".
    A 4L de um irmão, foi colocada estratégicamente, perto da mesa. Logo se apressou o senhor Mário Lima (?) dono do Café Santa Cruz, e exclamou: Podem levar....pois o Pai da noiva já pagou tudo!!!!
    (comp.avariado...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahahahahah

      Uma vez também "nacionalizámos" uma galinha na «cerca do conde de Caria».
      Quando estávamos a comê-la, depois de assada num dos fornos da «padaria Progresso», apareceu o feitor dos condes, o senhor Jordão (que faleceu há poucas semanas). Nós ficámos nervosos mas ele foi muito diplomático:
      - Hmmmm... cheira bem... até cheira a roubada!
      E foi-se embora, deixando-nos no repasto.

      Eliminar