quinta-feira, 2 de maio de 2013

Somos sempre tão felizes aqui...


Olhares sobre a minha cidade
Corrimão de S. Tiago
Escadas de S. Tiago - Coimbra

Fotografia de Leopoldo Serra
(que gentilmente autorizou a publicação no nosso blog)
________________________________________________________________________

A pedido da (in)Gerência, ficam aqui links para alguns dos muitos momentos felizes da Tuna Meliches nas escadas de S. Tiago:

Videos:
Tuna Bacha - a Tuna Meliches na Baixa de Coimbra - «Carteiro em bicicleta» de João Afonso
Tuna Bacha - Esmifrate the Januaries 2010
Tuna Bacha - Esmifrate the Januaries 2010 (2)
Tuna Bacha - Esmifrate the Januaries 2010 (3)
Tuna Meliches na serenata à chuva do salpicão
Óculos de Sol (à chuva)

Reportagens:
Escadas de S. Tiago - 18 de Fevereiro de 1984 - sim, há 29 anos... quando comecei a ganhar o gosto por estas escadas, com o meu colega e amigo Mário Rui
Tuna Bacha - a Tuna Meliches na Baixa de Coimbra (20/2/2010)
Tuna Bacha - a Tuna Meliches na Baixa de Coimbra - Esmifrate the Januaries 2010 Parte II (20/2/2010)
Tuna Meliches - Escadas de Santiago - Coimbra (26/3/2011)

Quando é que lá voltamos?

17 comentários:

  1. Magnifica foto do corrimão e Escadas de S. Tiago, local que tem servido para várias actuações da Tuna Meliches!!!
    O Paulo depois fará uma hipeligação a uma dessas actuações, digo eu...)

    ResponderEliminar
  2. Nunca vos acompanhei e por isso nunca fui feliz aqui...

    ResponderEliminar
  3. Leopoldo Serra terá de voltar a fotografar este local quando a Tuna Meliches estiver a atuar, pois ainda valorizará a sua arte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será quando? Por mim, pode ser sempre!

      Eliminar
  4. Também quero alinhar um dia destes, mas a chover não contém comigo! Se me deixarem, também toco viola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Morra quem se negue, carais!
      Nem somos homens nem somos nada, recarais!

      Eliminar
  5. Bem, a fotografia é excelente. Por ali andei vários anos, quando tinha uma sociedade num pequeno estabelecimento, junto à casa "Campeão", onde todas as semanas jogava na cautela com o número 14 255. Não enriqueci. Fiquei-me sempre pela terminação. Mas enriqueci de vivência. Todos os dias, sentia o "pulsar" da Baixa Coimbrã e das figuras que eram património daquele corredor, quer comerciantes, quer figuras típicas da nossa cidade. Quem não se lembra do Basílio barbeiro ? E do Senhor Pontes a vender metros de chita para vestidos de senhora, que desdobrava em cima de balcão com a perícia de muitos anos ? E do Júlio das rendas? E do Costa da Ourivesaria, a vender anéis de curso por encomenda? E do Dr. Telegrama, dos versos apaixonados às meninas que passavam na calçada ? Ou do Padre Nunes Pereira, com o seu bloco de notas, fazendo retratos aos clientes da "Brasileira" que, distraidamente, liam o seu jornal ? Um dia, surpreendeu-me, ao oferecer-me o meu retrato de perfil, pois eu não tinha qualquer confiança com ele. Foi amável e guardo essa recordação com estima.

    Quem não se lembra do "Tatonas" com um cartaz a pedir dinheiro na Queima das Fitas ? E do Pratas cauteleiro, que veio lá dos lados da Pampilhosa da Serra, tentar vender a fortuna aos transeuntes, enquanto de caixa na mão, oferecia os seus préstimos para polir de brilho os sapatos aos fregueses ?

    Por isso, Paulo, as Escadas de S. Tiago, trouxeram-me à memória um mundo de recordações. Já lá vai um quarto de século.

    E que melhor maneira de recordar esse momento da minha vida, do que ter como fundo a música de um grupo de amigos. Foi soberbo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilha, Quito...
      Algumas dessas pessoas também fazem parte das minhas recordações daquelas escadas.

      Eliminar
    2. O Quito a escrever ao correr do teclado, consegue pôr-nos à frente dos olhos a fotografia do que de uma maneira ou outra fomos vivendo naquela zona da baixa Coimbrã. A saída dos nomes, locais com as suas interrogações e saídos todos a seguir uns aos outros como que cadenciados, mostra-nos bem o frenesi que se vivia nessa baixa há alguns anos atrás. Bem hajas.

      Eliminar
    3. Pertinentes as tuas sábias palavras!
      Cá afloraram memórias da nossa Coimbra.
      Primeiro, uma foto imponente, depois o teu texto com a qualidade de sempre e, a finalizar, a alegria musical dos "Tuna melichenses"!

      Eliminar
  6. Muito para ver nestes momentos bem felizes na nossa relação com o corrimão e escadas de S.Tiago!!
    Pedi uma hipeligação ao meu assistente e viram tantas, tantas...é só abrir e apreciar a Tuna Mais Lixada do Mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querias ligações ou não querias ligações?

      Eliminar
  7. Excelente foto que sem falar nem escrever nos traz recordações de tempos idos. Adorei.

    ResponderEliminar