domingo, 9 de junho de 2013

NOTÍCIAS DE COLMAR

CRISTINA BRANCO
Concerto em Fribourg (Alemanha) 7/6/13





"O Palhaço pula e dança
estica, fura e explode a pança
faz mil truques de encantar
Ele transforma o vinho em àgua
faz esparguete de uma tàbua
e flutua pelo ar"
...

(Miguel Farias/Ricardo J.Dias)


 O que é que une ANA MOURA, CARMINHO ou mesmo CRISTINA BRANCO entre elas ? Certamente as suas enorme paixões que manifestam por essa LISBOA, tao descrita e adorada. Pano de fundo para  constantes referências, nao so em palco como também nos temas que escolhem para os seus trabalhos discográficos!  E quando se está bem longe, a SAUDADE conduz logicamente às sete colinas.


Ambas souberam  perfeitamente desmarcarem-se da eterna musa AMALIA RODRIGUES. Enveredando por estilos completamente inovadores e coerentes, próprios desta nova geraçao de artistas, servindo-se ainda dos poetas mais em voga em Portugal.
 Obviamente, os puristas nao apreciam este tipo de ousadia. Criticam acérrimamente, recusando a etiqueta de FADO, que muitos lhes atribuem!Talvez até, por “um fugir às regras” fàcilmente compreensivel. Começando por essa utilisação inovadora de novos instrumentos (piano, violino, violoncelo, contrabaixo...) nunca outrora utilizados. Mas o sucesso está bem presente,  ultrapassa  fronteiras e obtêm-se prémios internacionais.


No pais da MERKEL, o povo sai constantemente à rua para se impregnar de novas sonoridades!Mesmo numa noite de grandes jogos de futebol no pequeno ecran!!!Cultura a quanto obrigas! Aqui em França, o panorama é bem diferente.

Como previsto, casa cheia para ouvir uma das dignas representantes desta nova geraçao de interpretes que utilizam o FADO como esboço  artistico, nas suas aventuras discográficas.
O reportorio desta noite focalizou-se, como era de esperar, no seu mais recente trabalho “ALEGRIA”, embora CRISTINA BRANCO revisitasse igualmente e,para enorme prazer do publico presente, alguns temas de albuns anteriores.

Nesta casa cheia, o publico Português era bastante escasso, nao chegando talvez a 20 pessoas!!!Nao vou abordar esse assunto  para não ferir ninguém! Mas também não posso esconder uma certa mágoa, ao viver frequentemente esta situação!Noite màgica!Convidados pelo seu management em Lisboa, confraternizàmos no final do concerto, já em backstage, com a CRISTINA BRANCO e os seus musicos. Duma simpatia extraordinária, ficaram admiradissimos com os meus albuns de fotografias, testemunho de 36 anos de convivio com os maiores nomes do showbusiness mundial. E as histórias que não me canso de contar provocam por vezes reações bastante giras. Assim, o guitarrista Bernardo COUTO ficou deveras decepcionado ao saber que o LOU REED era gay!!!!Não se cansando frequentemente de me perguntar se isso era verdade. Como é que eu lhe podia garantir, se nunca tinha ido para a cama com ele? Só sei, que ele tentou beijar-me na boca, da ultima vez que estivémos juntos (conforme as fotos que lhe mostrei, o demonstram)!!!Aquilo, deu-lhe cabo da cabeça para o resto da noite!


Surgiu entao uma enorme surpresa!Daquelas que nos iluminam a alma. O Ricardo DIAS,  pianista e Director Artistico, nasceu e vive em COIMBRA,  residindo pertinho do Norton de Matos!!!!Costuma ir ao SAMAMBAIA tomar a sua bica!Como o Mundo é pequeno!

Mostrei-lhes o distico que tinha preparado à pressa na sala, enquanto a CRISTINA cantava. Perguntava nele,  se o tema “O PALHACO E O MINISTRO” jà estava censurado em Portugal. Apesar da risada geral, houve pequenos suspicios de incerteza.Nunca se sabe. Essa austeridade pode por vezes derrapar e quem sabe lá, instaurar um certo tipo de censura!Disse à CRISTINA que pode ter a certeza que o MIGUEL SOUSA TAVARES ganharia muito em  utilisar esse seu disco e tema para a sua própria defesa no Tribunal!!!!!(risos)

E lá fomos jantar a um pequeno restaurante alemão onde na lista não existia nenhum VINHO VERDE!!!

CRISTINA BRANCO actuará na proxima semana na Colômbia, Uruguai e Argentina.
A 28 de Junho estará no centro Cultural de Ilhavo. Um concerto a não perder!

Bom domingo para todos vos!


Bobbyzé
                       ...................................................................................................
                 ................................................................................................................
Nota.Nada tem a ver com esta postagem.Para ver :  Já está reportagenzinha do nosso cumbibium no meu Sete Mares (http://sete-mares.blogspot.com). Se quiserem, podem ir até lá dar uma voltinha que, hoje, a entrada é livre mas amanhã não sabemos...

Abraços e sempre pronto para a próxima.

Jorge Castro 

4 comentários:

  1. Bobbyzé não sei se as fotos ficaram ni sítio correcto...espero que sim.
    Também gosto muito de ouvir a Cristina Branco.
    Foi concerteza um bom espectáculo e também gostei dee ver o nosso bem conhecido Ricardo Dias, especialmente nos concertos da Brigada Vitor Jara e não só!

    ResponderEliminar
  2. Rafael!Tudo o que fazes é perfeito!
    Foi realmente uma noite espectacular!A Elisabeth, que a nao conhecia, ADOROU!
    A CRISTINA BRANCO tem uma voz talhada para este tipo de exercicio.Muito simpàtica, comunicativa, um pouco timida mas uma mulher que sabe o que quer!
    So me esqueci de perguntar-lhe se este ano haverà bom melao!!!!!!!
    No fim do mês vou estar novamente com a CARMINHO!!!Este é o meu...FADO!!!!!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Sempre a música presente na tua vida...
    Abraço para ti e Beth

    ResponderEliminar
  4. Uma voz fantástica!
    Vi-a ao vivo no TGV em Coimbra.

    ResponderEliminar