terça-feira, 25 de junho de 2013

NOTÍCIAS DE COLMAR

Quando o melhor LICOR de PORTUGAL encontra a maior MORTADELA do Mundo!!!!


DESENZANO DEL GARDA é um pequeno burgo turístico, situado na extremidade sul do Lago Di Garda, o mais extenso de todos os lagos italianos.


Todos os guias turísticos descrevem esse record, inscrito no famoso Guiness Book, onde um comerciante local, D.Giovanni RUFFONI, obteve com a sua excelente mortadela, o titulo de"A MAIOR MORTADELA DO MUNDO".
 


 E o encontro inesperado (com troca de galhardetes) deu-se no seu magnifico estabelecimento, situado junto ao pitoresco porto de Desenzano.
D.Giovanni recebeu-nos com aquela irradiante alegria, bem típica dos filmes antigos italianos que tanto adorei. 
Tratou-me como se fosse o Marcello MASTROIANNI, que entrava ali pela sua loja, contagiando a própria clientela presente. Uma película deliciosa!

Os seus extraordinários produtos "gourmet" iam do tradicional azeite, vinagre balsâmico de Modena, queijos típicos e variados, vinhos e licores da região, os preciosos e indispensáveis tipos de massa, aos variados produtos de charcutaria fina.

E, evidentemente, bem exposta na montra, a famosa "MORTADELA", que tive a oportunidade de provar. Foi realmente a melhor mortadela que comi até hoje! D.Giovanni, orgulhoso e com razão, não se cansava de me explicar num italiano compreensivel, todas as memórias e menções honrosas que tal titulo lhe conferia.

Foi então a minha vez de lhe oferecer "O MELHOR LICOR DE PORTUGAL"! Com a sua voz percutante e extremamente extrovertido, D.Giovanni não se cansou de agradecer tal honra, perguntando se o CRISTIANO RONALDO tinha acções no LICOR BEIRÃO!!!!
 


BobbyZé

11 comentários:

  1. Mortadela e Licor Beirão combinam bem?
    Licor tens em casa.Compraste a mortadela?
    Temos que perguntar ao Zé Redondo se o Cristiano Ronaldo tem mesmo acções do Licor Beirão!
    Agora que regressas a Colmar faz uma pausa para descansar...até à próxima saída!

    ResponderEliminar
  2. Continua a gozar umas merecidas férias ...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Claro Rafael, que compràmos mortadela, azeite (do bom),vinagre balsâmico,pasta e outros produtos "gourmet" bem tipicos de ITALIA!
    Hoje, vi mortadela no supermercado Leclerc a 8,50€/kg. Aquela italiana està a 15€/kg.Efeito do "Guiness Book"!!!Mas nao hà qualquer comparaçao gustativa!!!Tudo o que é bom, tem um certo preço!

    Quanto a férias, Quito, ainda nao decidimos nada! Sei que està programada a ida a TAIWAN em Outubro mas em Agosto teremos que dar uma volta.CARPE DIEM!
    A chaque jour suffit sa peine!

    Ainda estou à espera dos resultados da operaçao que fiz em Paris a 16 de Maio!PORCA MISERIA!!!!

    ResponderEliminar
  4. Gostei do que li e da mortadela que vi. Parece uma submarino de bolso. Vai-nos contando estórias destas que até dá prazer.

    ResponderEliminar
  5. Jà agora Chico, haverà LICOR BEIRAO no CANADA? CANADA DRY sei que hà!!!!!O LEONARD COHEN levou uma garrafinha para MONTREAL!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em minha casa, há Bobbyzé. Mesmo uma que o Rafael e a Celeste Maria não se cansaram de fazer propaganda.
      Se bem que há uns anos para cá ande afastado do alcool, muito raramente lhe toco mas vou de vez em quando à Sociedade de Alcools do Quebec e nunca lá vi. Por outro lado, derivado ao que se passou com a importação do Vinho do Porto segundo consta e muito apreciado por estes lados, só alguns vinhos portugueses têm entrado, como já há uns tempos ouvi dizer.

      Eliminar
  6. Poça, sr.Embaixador do Licor Beirão!
    Sempre a honrar o bom produto da Lousã.
    Já bebia um cálice...

    ResponderEliminar
  7. Bravo, Bobbyzé! Bem disposto e aí para as curvas.

    ResponderEliminar
  8. Bobbyzé já recebeste o reforço do Licor Beirão?

    ResponderEliminar
  9. Rafael, tou à espera!Mas hà de cà chegar!Começam agora os grandes Festivais ROCK e o LICOR BEIRAO nao pode faltar!Os "velhinhos" DEEP PURPLE vêm a COLMAR em Agosto e seria porreiro que em vez de cantarem "SMOKE ON THE WATER", entoassem "SMOKE ON THE LICOR BEIRAO"!!!!

    Chico,o LEONARD COHEN disse-me que mora no Bairro onde està a maioria da comunidade Portuguesa.Conheces alguma associaçao de Portugueses na zona? Seria estupendo se me arranjasses o numero de telefone deles, pois tem que haver LICOR BEIRAO no Canadà!!!Senao vou là entregà-lo!!!!

    ResponderEliminar
  10. Bobbyzé,

    Como não tinha cá voltado, só agora me apercebi que te tinhas dirigido a mim no comentário acima.

    Quanto ao que o Leonad Cohen te disse, é uma verdade que não se reflete nos nossos dias. Os portugueses quando cá chegavam alugavam casa na chamada zona portuguesa. Com o tempo, foram envelhecendo, tentando comprar casas geitosas mas o mais económico possível e portanto fora dessa zona, isto como em todos os lados. Assim, apareceram mais duas zonas de portuguesas noutras cidades a que também lhes aconteceu o mesmo. Os portugueses que hoje ficaram nessas zonas já não são novos e um grande número dos filhos ou netos falam mal português ou nem falam. Isto não teve nada a ver com a falta de patriotismo dos que chegaram mas muitos deles não falavam as línguas locais quando cá chegaram e então viram-se na obrigação de além do pouco que estudavam irem aprendendo com os filhos por causa de serem funcionais nos seus empregos. Por isso não transmitiram aos filhos a nossa língua e hoje só uns poucos em relação ao que já foi, falam português. É claro que a zona ao pé do teu amigo, tem casas de comércio portuguesas mas hoje um grande número dos seus clientes, não são portugueses. Há portugueses bem na vida como em todo o lado mas não habitam lá, pois há anos atrás espalharam-se pela cidade e arredores.
    Assim, hoje a zona portuguesa continua portuguesa mas habitam lá imenso espanhóis e naturais desta província.
    Aconteceu também que nos últimos anos os portugueses não emigravam pois estava convencidos que ia tudo bem. Foram traídos e ninguém fez aos responsáveis o mesmo que nos velhos tempos fizeram ao D. Sancho II.
    Raramente as pessoas põe a situação tão ao claro como acabo de expôr.

    Quanto ao Licor Beirão, o sistema por estes lados não é conduzido da mesma forma que na maioria dos outros países, pois quem explora os alcools é a SAQ, Société des alcools du Québec, que pertence ao estado e faz a importação para toda a província. A SAQ tem muitas lojas aonde vende os produtos importados mas também os vende aos diversos restaurantes, hoteis, lojas variadas mas principalmente algumas marcas de vinhos aos supermercados. É um serviço estatizado e é ele que controla tudo.
    Se contactares a SAQ , é bom que estejas devidamente credenciado pois eles se aceitarem algum negócio, é para grandes quantidades. São pessoas muito simpáticas, altamente profissionais e quem os contactar tem que estar preparado para todas as respostas.
    Isto não quer dizer que um restaurante ou outro não possa fazer a sua importação debaixo do controle da SAQ, pelo que vi no passado e por isso já não terá um preço de compra ideal para revender. Quem conseguir vender a um restaurante, pelo que vi, fica num ninho. Para o restaurante pode ser muito mas para o produtor de vinhos é pouco e portanto está sujeito a ficar sem horizontes. Há muito tempo que estou afastado de tudo.
    Podes cá vir entregá-las mas debaixo de controle da SAQ, caso contrário só se pode trazer duas garrafas por pessoa, se ainda não mudou.
    Bonne chance.

    ResponderEliminar