terça-feira, 4 de junho de 2013

RECORDANDO O DR. PECHINCHA


Sentado na primeira fila, naquele dia eu estava de pingo ao nariz por causa de uma constipação que me tinha apanhado desde há dois dias.
Olhava, absorto, o Dr. Pechincha, que tinha sido colega de João Villaret no Conservatório de Lisboa, e o melhor aluno desse curso, a declamar uma poesia de António Feliciano de Castilho sobre a cegueira.
Em voz pausada e tom profundo, o velho e extravagante professor, a dois passos da minha carteira, recitava, carregando nos erres para sublinhar a cacofonia do poema:
- ...rolava os olhos como dois escarros...
No silêncio da turma, funguei para aspirar o ranho que já me escorria do nariz, produzindo um ruido que fez virarem-se para mim, os grossos aros de tartaturga dos óculos que cobriam metade da face do professor.
Interrompeu visivelmente contrariado a declamação do poema, olhou-me demoradamente e intimou-me com a respiração de asmático que denunciava os seus problemas de saúde pulmonar:
- Dá cá a orelha, “crianço”!
E sem esperar por qualquer explicação da minha parte, senti dois dedos frios, como as pontas de um alicate, a prenderem-me o lóbulo da orelha esquerda e a torcê-la num castigo injusto, mas usual naquela figura etérea e distante, que foi o melhor professor de português que tive.
- Quando ouvires a poesia dos nossos maiores, não podes fazer barulho, já sabes disso!
E só não te mando já para a rua por seres bom aluno e habitualmente bem comportado.
----
Era assim o Dr. Pechincha. Com as suas manias, mas também com o seu enorme saber e aversão ao regime do Estado Novo e aos programas pedagógicos do Ministério da Educação que fazia gala em não respeitar . Achava-os desajustados, burocráticos e tendenciosamente instigadores de noções de moral balofa em detrimento de um verdadeiro método de ensino da lingua portuguesa.
Para ele, o português aprendia-se com os grandes escritores e poetas que era preciso ler, interpretar e compreender.
E escrever bem implicava saber construir correctamente as frases, respeitando as mais elementares regras gramaticais, que eram, como nos ensinava, o esqueleto da boa comunicação.
Sem o que, tudo não passaria de um amontoado de palavras sem nexo que o mais atento e experimentado leitor não decifraria.
Quanto mais aqueles que nada liam!

Era normal, em plena rua, abordar subitamente um aluno com quem se cruzasse para avaliar na linguagem corrente o grau de assimilação dos ensinamentos que ministrava nas aulas.

O simples cumprimento de um aluno era ponto de partida para essa avaliação.
- Boa tarde, como tem passado Sr. Doutor?
- Anda cá “crianço”. Responde-me: que tipo de oração é essa ao dizeres-me “Como tem passado Sr. Doutor?”
- O aluno tartamudeava a medo: - é uma oração interrogativa, Sr. Dr...
- E o sujeito?
- O sujeito é o Sr. Dr. Pechincha...
- Verbo?
- Verbo ter...
- Tempo do verbo?
- Pretérito...
- Muito bem, “crianço”! Vai lá à tua vida!

Ainda o aluno mal tinha virado costas e já o Dr. Pechincha o chamava de novo perguntando-lhe:
- Já agora, a oração “Vai lá à tua vida” que tipo de oração é?
O rapaz, pensou um pouco e respondeu-lhe:
- É imperativa, Sr. Dr.
Vai lá então “crianço”, despacha-te e lê “Os Maias” de Eça de Queirós porque dentro de dias vamos falar desse romance.

Morava na Rua Figueira da Foz e por isso o Dr. Pechincha todos os dias descia do eléctrico na Praça 8 de Maio e calcorreava com ar distraido, a pensar sabe-se lá em quê, em passada lenta e cadenciada, toda a Rua da Sofia. Quedava-se sempre à porta do Diário de Coimbra, cavaqueava com o redactor Sr. Lemos dois ou três minutos e seguia para casa.
Naquela tarde, o Sr. Lemos denotava um ar abatido e triste. Tinha morrido de repente o seu grande amigo Victor Hugo, escriturário da Câmara Municipal e companheiro dele nas patuscadas na Democrática,.
Triste e inopinada noticia que o estava a abalar profundamente.
Quando, nesse dia, viu o Dr. Pecthincha o Lemos chamou-o:

- Oh Sr. Dr., estou arrasado, sem cabeça para pensar. Veja lá que estou há horas a tentar redigir a noticia da morte do Victor Hugo e não consigo escrever nada! Nem parece meu...
O desgosto e o choque tolhem-me o raciocínio e não me sai nada sobre ele.
Queria também, na notícia necrológica, apelar à comparência dos cidadãos da cidade, numa cerimónia amanhã às 16,00 horas no átrio da Câmara Municipal em sua homenagem.
Não querendo abusar da sua paciência, mas o Sr. Dr. que é pessoa culta, que sabe escrever melhor do que ninguém, não poderia redigir por mim a noticia para eu publicar no jornal de amanhã?
 
O Dr. Pechincha pareceu acordar da letargia dos seus pensamentos que, como de costume, pairavam em lugares insondáveis e respondeu:
- Claro que sim, amigo Lemos. Vamos lá então.

Entrou, sentou-se a uma secretária, limpou lentamente com um lenço as lentes grossas dos óculos, rapou da caneta, olhou demoradamente a folha de papel branco à sua frente e, finalmente, começou a escrever em letra redonda, bem desenhada:

 
-------------------------
Morreu o grande escritor, filósofo e poeta Victor Hugo, autor de vasta obra literária de que se destacam os romances Notre-Dâme de Paris, Os Miseráveis, os Trabalhadores do Mar entre muitos outros, a cuja figura nunca serão demais todos os encómios e homenagens.
Solicita-se a todas as forças vivas de Coimbra e arredores que marquem presença nos Paços do Concelho na Praça 8 de Maio, amanhã pelas 16,00 horas, onde terá lugar uma sessão de homenagem à memória do ilustre e inesquecivel escritor.
-------------------------

Levantou-se, saiu e retomou a sua caminhada em direcção a casa, enquanto o boquiaberto Lemos lia e relia a folha que o Dr. Pechincha lhe tinha deixado em cima da mesa.
Rui Felicio

22 comentários:

  1. Se fosse agora, o Dr. Pechincha daria loas ao Circo Victor Hugo Cardinali.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A São Rosas sempre atenta ao essencial disse em duas penadas aquilo que resume a personalidade etérea do Dr. Pechincha.
      É a força da feminilidade...

      Eliminar
    2. E ainda há quem duvide da minha fimin... femenil... fimenel... ai a porra, feminilidade!

      Eliminar
    3. E se o Dr. Pechincha tivesse referido o 33 de Victor Hugo, logo se pensaria que era uma nova modalidade do euromilhões...

      Eliminar
  2. Eu li e reli este texto. Que escrita apaixonante. Um momento único, este recordar de tempos passados e da figura do Dr. Pechincha que não foi meu professor.

    Por vezes, a escrita de Rui Felício, deixa-me embaraçado. Se calhar, preferia não o conhecer, como não conheci Namora, Vergílio ou Herculano. Porque estaria mais à vontade, para dizer o que penso de um homem que é um escritor de grande mérito. Assim, sabendo quem me lê, da nossa amizade, sou suspeito.

    Mas a verdade é que este texto, tal como está concebido, a forma como está redigido, é merecedor dos maiores elogios. Ninguém retrataria essa figura particular do docente de forma mais brilhante.

    Continuas em grande forma, Felício. Nem as sombras que te tolhem a alma, te tolheram o raciocínio arguto e uma mão que escreve coisas que encantam. Seja nos momentos mais pardos da vida dos simples ou, como é o caso, em jeito de homenagem a alguém que foi uma figura grada de Coimbra.

    Tenho esperança, que um dia, o teu virtuosismo na escrita, tenha uma plateia mais alargada. Mereces.

    Obrigado, Felício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem que te agradecer sou eu, amigo Quito!

      Acredito na sinceridade do que escreves, mas tenho consciência de que se tivesse que decompor em fatias as oomponentes dessa sinceridade e do teu elogio exagerado, o resultado da decomposição não seria muito diferente disto:

      1.- 45% da nossa amizade
      2.- 40% da tua capacidade de uso da palavra
      3.- 10% de objectividade
      3.- 5% de mérito do texto

      Eliminar
    2. Decompõe mérito e amizade em partes iguais. Muita amizade. Grande mérito.Mérito de quem alinha as palavras de tal forma, como se eu estivesse na carteira ao lado, a ver-te fungar ruidosamente. E meio assustado, até tenho à minha frente o Dr. Pechincha, com os seus óculos de tartaruga que lhe ocupavam metade do rosto. Soberba a narrativa.

      Há sempre quem tenha outra visão da vida. Aqueles para quem a existência é um exercício de matemática. Dois e dois são quatro. E a vida deles termina ali. Mas tu, e talvez eu, vamos olhando a vida num prisma que tem outros cambiantes de luz. A faceta humana dos outros. Seja ele branda ou austera. Uma forma de comunicar que terá impacto em alguns e um exercício sonolento e desinteressante para outros. Os tais que jamais dedicarão um minuto que seja ao poente incendiado de um pôr-do-sol ou ao barulho refrescante de um regato, numa tarde de canícula.

      Chamam-nos sonhadores. Desajustados da vida. Por mim, que hoje de manhã aprontei mais um texto (No vértice das memórias), não me importo das considerações que possam tecer a meu respeito. Vou continuar a sonhar. E a agradecer-te como és, dessa forma romântica como encaras a vida. Porque no texto do Dr. Pechincha, há muito de romantismo. Uma prosa que não é acusadora. Antes pelo contrário. Nas entrelinhas do teu grande texto, há um cunho de saudade. A mesma saudade que te põe uma lágrima no olho, quando ouves uma canção de Coimbra. Nunca a realidade crua das leis te fez um homem duro de carácter. E muito menos de coração.

      E é por isso que sou teu amigo.

      Eliminar
    3. Cito:
      "Uma forma de comunicar que terá impacto em alguns e um exercício sonolento e desinteressante para outros"
      (...)
      A mesma saudade que te põe uma lágrima no olho, quando ouves uma canção de Coimbra.

      -------------------

      Excessivamente romântico é o que sou.
      Foste tu agora que me fizeste rolar uma lágrima com tudo o que disseste...
      Maldita maneira de ser a minha!

      Eliminar
    4. Abençoada a tua maneira de ser, Felício.
      Abençoada a maneira de ser do Quito.
      Homens como vós são para mim a réstia de esperança que ainda tenho no ser humano.
      Não sou de lágrima fácil mas confesso que me comovi ao ler esta troca de comentários que mais não é do que uma conversa entre dois bons amigos que também são dois bons escritores.
      E depois venham-me dizer que escrever é um acto de solidão...
      Sim, eu sei, quando o Rui Felício escreveu RECORDANDO O DR. PECHINCHA foi a saudade e a nostalgia que teve por companhia, mais ninguém...
      Grande abraço para ambos.

      Eliminar
    5. Pelo seu sentido de justiça, pela coerência e consistência de ideias, pela sua cultura, pelo fino senso de humor, pela clareza da sua escrita, pelo humanismo que enforma as suas atitudes e, sobretudo, pelo seu bom senso, acolho sempre com redobrada atenção tudo o que o Carlos Viana diz ou escreve.
      Este seu comentário não é excepção e por isso lhe agradeço as palavras generosas que aqui verteu.

      Eliminar
  3. Os textos do Rui Felício têm o condão de nos fazer ler tudo até ao fim sempre à espera da tal reviravolta que neste caso, não aconteceu. Foi agradável de lêr.
    Não tive o previlégio de conhecer pessoalmente o Dr. Pechincha no D. João III mas já o conhecia da internete e de facto dizem o mesmo dele de forma muito semelhante.
    Retornado da Suiça, zona de paisagens inspirativas, já estou à espera do próximo artigo do Rui Felício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Chico pelas tuas palavras.
      O Dr. Pechincha era uma figura algo caricata que provocava a galhofa dos alunos.
      Mas apenas nas suas costas, porque nas aulas o respeito e a disciplina eram grandes.
      A verdade é que tive dois professores de português no liceu. Ele e o Dr. Portugal.
      E ainda hoje tenho presentes os ensinamentos do Dr. Pechincha que me têm servido ao longo da vida quanto aos hábitos de leitura e à forma de escrever.
      Já do Dr. Portugal não retive nada. Ou quase nada...

      Eliminar
  4. É de rir até mais não...
    Sentido de humor enorme que até nas entrelinhas aparece.
    Apanágio de quem escreve maravilhosamente,Rui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perspicaz a Olinda.
      Nada que me espante!
      Com efeito, o texto contém contornos de humor que procurei que ficassem latentes, sem os expor em demasia.

      Eliminar
  5. Uma maravilha!
    O final tinha que ser surpresa...e foi!
    Hoje perguntei ao Rui Piçarra se se lembrava do Dr.Pechinça.
    Respondeu que sim, que se lembrava.
    Mas porquê?
    Porque o Rui Felício escreveu um texto sobte ele, muito engraçado.
    Queres ler.
    Quero.
    Mas levei-lo quando estava a almoçar na Vasco da Gama um arroz de polvo!
    Rui aqui tens o texto.
    Não leio. Não tenho paciência...é melhor levá-lo!
    Ficou a intenção---

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos os comentários me agradam porque eles afinal são o retorno à exposição de quem escreve.

      Mas este do Rafael teve para mim um sabor especial.
      O Rui Piçarra foi meu companheiro, amigo e colega de carteira durante vários anos do liceu.
      Ainda hoje quando vou a Coimbra procuro nunca deixar de estar com ele pelo tempo que ele quiser dedicar-me.
      Que é normalmente mais curto do que eu desejaria pelas razões que se conhecem.

      Sensibilizou-me o cuidado do Rafael em manter o Rui Piçarra a par do que se vai passando por aqui.
      É um homem bom, já o sabemos,
      E este foi apenas um pormenor da sua atitude que cada vez mais admiro.
      Mas são os pormenores que definem o caracter.

      Eliminar

  6. O que a escrita fáz, a quem sabe escrever.
    Dizer coisas difíceis
    com frases fáceis.
    Um abraço Rui.
    Tonito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como tu ao fotografares coisas insignificantes lhes dás o relevo e a grandeza que os olhos comuns não vêem.
      Obrigado Tonito...

      Eliminar
  7. Rui, ao recordares o teu professor de Português, trouxeste-me a recordação de um vocábulo que a minha avó Clementina usava "crianço"!
    Estava grávida da minha filha e ela já estava a definhar, mas ainda me perguntou:
    Quando nasce o crianço?
    Morria dias depois.

    Quanto à tua escrita, se o Dr. Pechincha a influenciou, estará feliz ao ver os frutos do seu empenho!
    O final, sempre inesperado, reflete que por vezes as grandes sapiências têm o se lado lunático.

    Dupla satisfação, ler-te e saber-te a enfrentar a tempestade.

    ResponderEliminar
  8. Vários professores me marcaram a existência.
    A D. Olimpia na instrução primária, o Silveirinha na matemática, o Cónego Urbano na Ética e na Moral, o Mota Pinto na História do Direito, o Pe. Sebastião no Direito Romano e no ideal de uma Europa Unida.
    Ser professor não é apenas debitar conhecimentos. É, mais do que tudo, formar, educar e saber ensinar.
    É uma profissão nobilíssima e tu, Celeste, que sabes disso muito mais do que eu, terás por certo inúmeros exemplos de alunos que ainda hoje te agradecerão aquilo que lhes ensinaste.

    ResponderEliminar