Rafaelito, tirei a fotografia no Domingo, quando fomos mostrar o Penedo à nossa
amiguinha Giulia. Há muitos anos que lá não ía... e surpreendeu-me o Bairro
"afogado" numa floresta de pedra! Beijinho. Daisy
O Bairro foi sendo rodeado por escolas, Centros comerciais, prédios... Vê-se que há muito não visitavam esse local. A menina italiana terá gostado de ver Coimbra, em outros ângulos!
Rever a foca CRÓNICA RUI BAPTISTA Ir a Vale de Canas "ver a foca" era uma daquelas praxes obrigatórias para quem passava, mesmo que acidentalmente, por Coimbra. Mas isso foi há muitos anos, no tempo em que os animais falavam. Uma sondagem feita ontem à pressa, e sem qualquer rigor científico, permitiu concluir que só cidadãos entradotes ainda se lembram do que significava "ir ver a foca" a Vale de Canas. As novas gerações, mais ajuizadas, não sabem o que significa a expressão. Sorte a delas. The times they are a-changin, essa é que é essa. Claro que no vale não morava nenhum mamífero pinípede (seja lá o que isso for). Não há memória de nenhum avistamento de focas, morsas, leões-marinhos. Nenhum zoólogo jamais subiu e desceu a estrada sinuosa que leva ao vale com intenção de estudar os hábitos de acasalamento desses animais de olhar meigo. Ir a Vale de Canas "ver a foca" tinha a ver com outros hábitos. Que também podiam ser de acasalamento, mas que não envolviam mamíferos pinípedes, pelo menos em teoria (poupo-vos o recurso ao dicionário: pinípedes são "mamíferos aquáticos, com membros espalmados e conformados para a natação"). Como já adivinharam, "ir ver a foca" era código para namorar sob a sombra protectora das árvores de Vale de Canas.
Para não falar no Penedo, que está um pouco ao abandono!...
ResponderEliminarE a GIulia gostou do que lhe mostraram?!
ResponderEliminarClaro! Foi encantada e voltou a agradecer, também, a simpatia dos meus amigos!
ResponderEliminarO Bairro já esta afogado em betão há muitos CANOS de tempo, (anos).
ResponderEliminarDo Penedo abandonado já faz parte do costume desta terra.
Verdade,Cota 13 !!!!
EliminarO Bairro foi sendo rodeado por escolas, Centros comerciais, prédios...
ResponderEliminarVê-se que há muito não visitavam esse local.
A menina italiana terá gostado de ver Coimbra, em outros ângulos!
Dizem que é o progresso, mas eu não gosto
ResponderEliminarConcordo contigo...
EliminarE a foca? Foram levá-la a ver a foca?
ResponderEliminarFomos ver a foca de Vale de Canas, e tivemos sorte porque estava a fazer habilidades!... A tratadora perguntou por ti!...
ResponderEliminarEu deixo sempre marcas. Fundas.
Eliminar...à sombra de uma grande árvore???
EliminarE se revelássemos a lenda da FOCA de Vale de Canas....
ResponderEliminarSerá que indiscrição?.....
A foto é boa e bem atual. O Bairro cresceu e de certa forma perdeu um pouco da sua identidade. Mas é sempre o Bairro.
ResponderEliminarA lenda da Foca, cheira-me a esturro ...
tens que pedir à São Rosas autorização para eu publicar aqui...
EliminarÉ soft...não precisa de ginecologsta!
Nem és homem nem és nada se não a publicares.
EliminarRever a foca
EliminarCRÓNICA RUI BAPTISTA
Ir a Vale de Canas "ver a foca" era uma daquelas praxes obrigatórias para quem passava, mesmo que acidentalmente, por Coimbra. Mas isso foi há muitos anos, no tempo em que os animais falavam. Uma sondagem feita ontem à pressa, e sem qualquer rigor científico, permitiu concluir que só cidadãos entradotes ainda se lembram do que significava "ir ver a foca" a Vale de Canas. As novas gerações, mais ajuizadas, não sabem o que significa a expressão. Sorte a delas. The times they are a-changin, essa é que é essa.
Claro que no vale não morava nenhum mamífero pinípede (seja lá o que isso for). Não há memória de nenhum avistamento de focas, morsas, leões-marinhos. Nenhum zoólogo jamais subiu e desceu a estrada sinuosa que leva ao vale com intenção de estudar os hábitos de acasalamento desses animais de olhar meigo. Ir a Vale de Canas "ver a foca" tinha a ver com outros hábitos. Que também podiam ser de acasalamento, mas que não envolviam mamíferos pinípedes, pelo menos em teoria (poupo-vos o recurso ao dicionário: pinípedes são "mamíferos aquáticos, com membros espalmados e conformados para a natação"). Como já adivinharam, "ir ver a foca" era código para namorar sob a sombra protectora das árvores de Vale de Canas.
Já fui tão feliz em Vale de Canas...
Eliminar