quarta-feira, 26 de agosto de 2015

MILAGRE? OU TALVEZ NÃO

História(repto)-retirado dos comentários pelos anos do Zé Luis no seu aniversário, que pode ser revisto

AQUI



Um repto também ao meu Bom Amigo Viana para me (re)lembrar do episódio,que não estou a "ver".Um agradecimento sentido,pois!
Zé Luis Faustino


RESPOSTA AO REPTO 

Estávamos nos fins da década de 80.
Um amigo que eu muito prezava, pela sua delicadeza, afabilidade e cortesia, dirigiu-se a mim com aquele seu ar meio-acanhado.
- O Viana é que me podia ajudar a resolver um problema que tenho com a minha filha. - olhei-o interrogativo e ele disparou : - aquela estatueta que está no cimo do prédio do Montepio, com a cabeça cortada, impressiona muita a miúda. Tem quatro anitos, é uma criança muito sensível e aquilo faz-lhe uma impressão enorme. Sempre que passo com ela na Portagem, ela faz referência à falta da cabeça na estatueta.
À data, eu tinha funções na vereação da CMC e daí a razão do pedido. Bem tentei fazer-lhe entender que eu não tinha poderes para resolver aquele assunto, que o prédio era de propriedade privada, que não fazia parte das minhas funções, mas, qual quê!, o meu amigo Faustino não perdia a esperança na minha capacidade para lhe resolver aquele problema. "Vá lá, veja se resolve isso; a minha filha ... "
Despedimos-nos. Eu fiquei meio divertido com o inesperado da situação, mas também meio preocupado com o facto de nada poder fazer para satisfazer aquele pedido, ditado por um tal amor paternal, que levava o meu amigo a pedir-me o impossível...
Passaram-se meses, largos meses, e eu sempre que passava na Portagem olhava para o boneco decapitado (não sei se Rei, se Santo, se figura mitológica), que estava a encimar a esquina da Couraça de Lisboa com a Portagem, e lembrava-me da filhita do Faustino.
Até que um dia vejo andaimes a todo a altura do edifico, espreitei a placa de autorização de obras e vejo: Recuperação da Fachada do Edifício, empreitada de Fulano, preço total da Obra X, prazo de execução 90 dias.
Fiquei atento e, acabado o prazo, andaimes retirados, eis que surge o Montepio de cara lavada e com o boneco do Faustino todo importante no seu poleiro e de corpo inteiro.
Ainda hoje estou sem saber se o meu amigo ficou convencido que eu tive a ver com o milagre da reposição da cabeça da estatueta... 

Zé Luís Faustinoagosto 23, 2015 12:50 da tarde


Amigo Viana:vinte e cinco anos passados.Rebobino "o filme",e lembro-me efectivamente disso.Um reiterado agradecimento,mesmo que objectivamente não tenha contribuido para o happy-end do processo!




"Será esta a estatueta depois de reposta a cabeça cortada que tanto impressionava a miúda?"

Uma história dos anos 80-Carlos Viana e José Faustino

11 comentários:

  1. Uma lembrança bem curiosa e deliciosa!
    Reposta a verdade, passados 25 anos.

    ResponderEliminar
  2. Uma história que faz sorrir. De facto uma lembrança bem curiosa ...

    ResponderEliminar
  3. Os amigos são assim, mesmo não fazendo nada, as coisas acontecem!...

    ResponderEliminar
  4. História curiosa com o epilogo só 25 anos depois

    ResponderEliminar
  5. A estatueta é efetivamente a que o Administrador desta espécie de blogue aqui publicou.
    Se as contas não nos falharem, a mim e ao Faustino, a filhita dele será agora uma jovem mulher de cerca de 30 anos. Será que se recorda deste episódio, será que a estátua decepada a terá traumatizado? Ou será que não era a menina que, com quatro anos, se afligia com a falta da cabeça no dito cujo, mas sim seu Pai?
    O Mistério adensa-se.
    Aguardem o próximo episódio.

    O ESCLARECIMENTO, TODA A VERDADE
    Autor: Zé Luis Faustino.
    Data de publicação: Lá para o Natal (se tivermos sorte).

    ResponderEliminar
  6. A minha filha tem 29 anos,riu-se quando ainda há dias leu,por sugestão minha,o episódio descrito no blog mas,como previa,não se recordava do mesmo.Eu sim,depois do Viana ter descrito o ocorrido,apelei aos neurónios e,na verdade,lembrei-me.
    Obrigado,Viana,obrigado Rafael.Abraço a ambos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que a tua filha achou piada e ainda bem que tu gostaste de recordar este episódio que a brincar, a brincar, já tem um quarto de século...
      Toma lá um grande abraço.

      Eliminar
  7. Foi com todo o gostso que se publicou esta história interessante.
    Relembra "coisas" do pasado...e a coincidência curiosa que colocou a cabeça no devido lugar.
    Boa estadia aí pela ilha...e até um dia destes!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dom Rafael, e se fossemos visitar o Faustino? Tratas da caminheta?
      Eu dou apoio moral, já me basta o esforço que faço para ter ideias...

      Eliminar