terça-feira, 22 de setembro de 2015

PARA ONDE VAIS ACADÉMICA ?






 Que futuro ? ...

Neste Setembro que vai correndo, passeando um carrinho de bebé pela zona mais aprazível de Lisboa, com o Tejo a meus pés, a Ponte Vasco da Gama ao longe salpicada de automóveis e camiões que lhe percorrem lentamente o tabuleiro, e um número significativo de restaurantes e esplanadas a abarrotar de gente, dei comigo a observar um grupo extenso de rapazes e raparigas em traje académico que, com alegria mas ordeiramente, entoavam gritos académicos e tiravam fotografias, naquele que será, provavelmente, o início de aulas na universidade. Reparei que alguns eram já mais velhos, e que outros davam os primeiros passos num novo capítulo das suas vidas.

Hoje, nesta época que habitamos, é assim em Évora, em Braga, no Porto ou em Castelo Branco. Gente de capa e batina, que empresta às cidades um colorido que outrora era apenas prerrogativa da cidade universitária por excelência – Coimbra.

As décadas sucessivas, vieram modificar os hábitos. Aquilo que alguns julgavam tradição exclusiva de uma urbe, passou a vulgarizar-se, até por vezes e muitas vezes com práticas, direi praxes, pouco recomendáveis.

A nossa Coimbra gozou outrora - para além do seu estatuto de cidade do Saber e do Conhecimento - de um passado rico desportivo, tendo na Associação Académica de Coimbra, na vertente do futebol e não só, um espólio de resultados desportivos e de atletas que são hoje lendas que orgulham os que amam a Lusa – Atenas.

Mais tarde, por razões conhecidas e num momento conturbado da sua existência, a Académica mudou de sexo para se chamar Académico, naquela que foi uma longa travessia do deserto. 

Um dia, quiseram reabilitar-lhe a identidade perdida. Gente com amor à Instituição e saber jurídico, conseguiu arranjar forma de que tudo voltasse a uma aparente normalidade. Tal como a existência de outras secções da respeitada Academia, foi reescrita uma nova página, a saber: um departamento autónomo que permitia à cidade, manter a Instituição e Coimbra, no desporto de alta competição.

Um adaptar da modalidade de futebol às exigências de um Tempo Novo, mais pragmático e menos romântico. Afinal, sinal de uma Nova Era, em que tudo era questionado e posto em causa, sobretudo daqueles que sendo forasteiros, jamais poderiam perceber e sentir Coimbra como os que aqui nasceram ou, em tempos muito recuados, estudantes que assimilaram a cultura da cidade, fosse no badalar da maldita cabra a chamar para as aulas, as favas com linguiça semanas seguidas nas Repúblicas por falta de fiado nas mercearias, as noites de boémia e os namoros palpitantes no Penedo da Saudade.         

Voltando ao cerne da questão, este novo departamento da Académica, entusiasmou muita gente que queria a Briosa de volta, mesmo que ferida na sua identidade de um passado que jamais voltará. O tempo da laranjada e do pirolito como prémio de jogos. De uma Académica de estudantes – jogadores que deliciava os adeptos e os amantes do futebol, com Mestre Cândido de Oliveira como bandeira de uma Instituição diferente, que lhe valeu glória, invejas, amigos e inimigos.

Breve, no final deste mês, os sócios da Briosa vão ser confrontados com mais uma Assembleia Geral da Académica – Organismo Autónomo de Futebol. Da convocatória, não passam despercebidos, dois pontos da agenda:

-  O primeiro ponto, a análise, discussão e votação se a modalidade de futsal deve continuar. Que o mesmo é dizer, querer extinguir a secção tal com a aconteceu com o basquetebol;

 - O segundo ponto, a análise, discussão e votação dos bens imóveis a apresentar como garantia (hipoteca) para pagamento de dívidas resultantes de processos movidos pela Segurança Social e Autoridade Tributária.

Há castelos de nuvens negras no horizonte. Numa simples convocatória, o pressentimento de uma morte anunciada a médio prazo. Para desgosto dos amigos da Briosa. E gáudio dos seus inimigos, que também existem, mesmo dentro das suas portas. São vaidades, ambições e obscuros desígnios, a ditar as suas leis.

Se isso acontecer, se a Académica possível, digo profissionalizada, no contexto das exigências da competição profissional, não resistir aos novos desafios da sociedade atual, as gerações vindouras lembrarão que houve uma Briosa que jogou entre os maiores e que em tempos de glória, chegou a percorrer palcos europeus. E, nas estantes cobertas de pó, lá estarão duas Taças de Portugal. Duas relíquias.

Talvez num futuro longínquo, possa haver um novo impulso de netos a querer procurar homenagear os avós, com o reaparecimento de uma nova Académica. Uma espécie de regresso a uma utopia, a Charlie Chaplin e à saga de “A Quimera do Ouro”. Esse filão de sentimento academista, que uniu e une gerações de estudantes e futricas em torno da camisola negra.

Para onde vais Académica ?
Quito Pereira                        


16 comentários:

  1. Se todos fossem como tu, Quito, a mística da Académica regressaria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeira resposta ao PM: como se fosse possivel nos nossos dias devolver à Académica a mistica que se manteve até aos anos 70!!!
      Francamente!

      Eliminar
  2. Rafael, eu falei da Académica POSSÍVEL, no atual contexto e perante um futuro sombrio. O Paulo Moura tem todo o direito de sonhar com uma Académica mais próxima sua antiga matriz. Da Académica universitária que existe, haverá certamente gente com capacidade de se construir no futuro uma Briosa que hoje mais parece uma sociedade de nações. É claro que isso acontece à escala global, sendo os clubes empresas. Mas mesmo aí, ver o caso do Benfica, que pretende em lenta transição, ir dando oportunidade aos seus atletas "formados" na sua Academia de futebol e de preferência nacionais. Mais, foi uma exigência do atual presidente do Benfica ao treinador ...

    A Académica, embora ferida na sua identidade, é sempre a nossa Académica de Coimbra. Com ela, de camioneta, lá fomos até ao Jamor. Comemos, bebemos, violámos (salvo seja ) e regressámos todos contentes de Taça na mão.

    Por isso tem calma e não me mostres cartão vermelho ....

    ResponderEliminar
  3. Quem manda pode, e escreve.
    É o que temos.
    Sou sempre da Académica.

    ResponderEliminar
  4. Agora vou sair...depois de analisar pessaolmente com o autor do texto, até ficar com a boca seca...
    discordando, concordando, discordando, rebatendo este saudosismo, que tem que ficar mesmo só por aí.
    Cada vez pior á medida que os mais velhos, que ainda resistem desde os anos 50)sou sócio desde esta altura), não se vão da lei da morte libertanso...e só ficam os que têm como clube principal ou o Sporting, Benica ou Porto e só vão ao futebol se for à borla e mesmo assim levam o cascol ou camisola de um desses clubes!.
    Até já!

    ResponderEliminar
  5. Não te enerves Rafael, olha o teu colesterol !!!

    ResponderEliminar
  6. CUÓVADESQUITO?
    Tem calma que tudo vai dar certo!

    ResponderEliminar
  7. Ó Rafael, ir aos jogos no Mamarrachomunicipal?! Em que são precisos binóculos para ver os jogadores no campo?! Com a pista de tartan, a Académica joga sempre fora.

    ResponderEliminar
  8. Concordo que a pista de tartan é uma menos valia.
    Mas ver bem ao longe vais ao 3º anel do Estádio da Luz...ah!ah!ah!ah!

    ResponderEliminar
  9. Tu querias era ter um estásio maravavilha ao pé da porta.Tu não tens...mas eu tenho!Toma!
    O mais perto que tens é em Taveiro do SC.Nem gosto de meter por inteiro o nome do estádio!

    ResponderEliminar
  10. Saio 5 minutos antes de casa...e volto passados 30 segundos.Nem me deixaram sentar na cadeira!

    ResponderEliminar
  11. ...éramos 16 sócios na familia, agora andará pelos 14, pois os mais antigos infelizmente já não estão entre nós.
    Penso que pelo menos 7 COMPRAM BILHETE DE ÉPOCA.E são todos da Académica como primeira opção.Criticam quando têm que criticar e elogiam quando merecem(poucas vezes,infelizmente!).
    Mas vamos a tempo de continuar a pertencer à primeira liga.Assim os profissionais façam um esforço para serem dignos de vestir a camisola negra!
    Tenho dito!

    ResponderEliminar