sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Um canto de jardim

Montreal tem cantos de jardins muito lindos. Esta fonte com a água a brotar peito abaixo e envolvida de verdura com o contraste da côr da janela florida, chamou especialmente a minha atenção.

13 comentários:

  1. Uma boa foto com bonitos contrastes de cores!
    Obrigado Chico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena não se ouvir a àgua a correr na "madame", Rafael. Foi isso que me chamou a atenção quando ia a passar de bicicleta, porque da rua com os carros estacionados não era tão visível como do passeio.

      Eliminar
  2. Realmente uma fonte fora do vulgar. Concordo que o contraste com a cor da janela dá vida há foto. Gostei.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há pessoas que só com um toque pessoal dão outra vida ao jardim, Quito. Sinceramente que admiro o gosto e o tempo que estas pessoas dedicam aos jardins depois das horas de trabalho.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Estava toda molhadinha.

      Agora mesmo o Velho Porto está super lotado pois é uma noite de dança ao ar livre. Ninguém perde esta oportunidade. Só que neste momento exacto, fazem menos dezanove à flôr da pele e ninguém arreda pé. Lá para mais à noite a temperatura vai ser ainda mais baixa. Não têm frio.

      Eliminar
  4. Sim, Rafael. É a zona do Velho Porto com cerca de 2 kms. Além dos pequenos barcos que viu, atracam barcos de cruzeiros nessa zona num local que já mostrei no passado, assim como o barco "Bota" que tem um SPA .
    Isto nada tem a ver com o porto actual que tem de cais acostável 27 kms de comprimento. Mais de cem kms de linhas férreas. Emprega perto de vinte mil pessoas.
    O ciclismo que se vê, deve ser uma volta de beneficiência pois leva miúdos em bicicleta no meio e bicicletas com atrelados para crianças com que de manhã as levam para o infantário, antes de seguirem para o trabalho. As pessoas pagam para fazer essa volta.
    Quando é a volta de Montreal, as crianças são separadas dos adultos. De dia leva perto de trinta mil ciclistas e de noite abaixo dos vinte mil. As de crianças, também têm uns milhares.

    ResponderEliminar
  5. Ainda voltando ao assunto.
    Como se pode ver, toda a zona do Velho Porto foi mantida como antigamene desde o sec. XVII , mesmo o pavimento. Na zona do velho porto, há uma parte em que o pavimento é em paraleloipipedo.
    No entanto, além do velho porto que é bastante espaçoso como se nota, vê-se no vídeo uma zona de ruas calcetadas mais estreitas, que tudo junto faz o Velho Montreal.
    Hollyood quando precisa de fazer um filme com fachadas europeias, telefona para o responsável da cãmara pela parte artística e diz-lhe se precisa de uma zona tipo francesa, belga, porguguesa, etc. Depois mais uma árvore ou mais um muro e a zona fica a preceito. Montreal todos os anos faz uns milhões largos com os filmes. Pagam a zona, os artistas alugam suites nos hoteis, quando não são andares completos com divisões alteradas só para um pois por vezes trazem a família, restaurantes, compram nas lojas pois aqui não há paparazzis, etc e nem perguntam quanto custa. Enfim, a cãmara tira proveito do que tem.
    O que se vê por fora nos edifícios, não quer dizer que os interiores não tenham sido alterados para que as pessoas que aí vivem tirem partido dos espaços de hoje. Isto faz-me lembrar a baixa coimbrinha, que era de manter o exterior e remodelar o interior. As pessoas voltariam a ir lá viver.
    Não quer dizer que aqui esteja tudo bem mas é de copiar o bom, nem leva tempo a pensar. :)

    ResponderEliminar
  6. Bonita imagem, sem dúvida.
    Um abraço, Chico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eureka. Bem aparecido sejas, Carlos Viana.
      Também gostei dela.
      Um abraço e tudo pelo melhor.

      Eliminar
  7. Uma fonte que chamará a atenção de todos, mas especialmente aos que sabem observar e tirar partido da oportunidade!

    ResponderEliminar