segunda-feira, 20 de maio de 2019

COIMBRA E O FERRO FORJADO...

...Rua Ferreira Borges

    EDIFÍCIO  DO CHIADO - NÚCLEO MUSEU MUNICIPAL


Outros edificios  da Ferreira Borges




6 comentários:

  1. Bom dia que maravilha os ferros forjados.
    Pode dizer-se que é uma riqueza que temos em Portugal
    Admiro muito esta arte pois creci a ver fazer Ferros Forjados meu Pai era um artista nesta matéria...nessa altura chamavam-lhe de mestre e ainda hoje na minha terra dizem ao meu irmão mais novo como vai mestre.
    Ferros fundidos são muito lindos esses não vi fazer.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Lucinda.Filha de Mestre sabe apreciar.

    ResponderEliminar
  3. Quando terminei a tropa e comecei a trabalhar nos CTT, havia na subida para o Vale de Canas um rapaz que era mestre na arte do ferro forjado. Na altura (cerca de 1984) eu tinha desenhado um candeeiro de pé e outro de tecto e contactei-o para saber se ele poderia fazer os candeeiros com base nos meus desenhos. Fê-los... e ainda os tenho. Adoro-os. Com muita pena minha minha, passados poucos anos, quando quis que ele me fizesse outros trabalhos, soube que ele tinha emigrado, por falta de trabalho.

    ResponderEliminar
  4. No final do século XXVIII, a politica industrial do Marquês de Pombal, colocou aqui perto a nossa primeira unidade siderúrgica. Foi na foz do Alge, entre Ansião e Figueiró, hoje o extremo norte da grande albufeira do Zêzere. Desafio quem não conhece a passar por lá pois ainda é possível ver a roda que garantia a energia mecânica ao complexo. Todo o ferro fundido .do Terreiro do Paço veio dali. Em Coimbra desenvolveram-se a partir daí inúmeras fundições de que ainda hoje resta mais que a memória. As forjas com alguma dimensão, numa tradição que já era medieval, cresceram com esta realidade

    ResponderEliminar