terça-feira, 14 de maio de 2019

UM CONTO MUITO RELIGIOSO






Ámen ...

Era uma vez dois padres. Dois padres muito amigos. Tão amigos tão amigos tão amigos, que o que um dizia o outro apadrinhava. Havia como que um conluio entre os dois em matéria de religiosidade. Numa bela noite de verão, um dos padres foi dar uma missa lá para o norte da nação. Uma missa muito participada e cheia de fiéis. E quando a Eucaristia estava a correr bem, apareceu o diabo. O diabo, por sinal, nem era encarnado como rezam as crónicas. E a missa esteve para descambar, para gozo de uns e irritação de outros. O outro padre, que estava a ver a Celebração pela televisão, disfarçou e fez que não viu o diabo. E assim, a missa que parecia acabar em apoteose terminou de forma pouco católica. Apesar de tudo, mais de metade dos crentes gostou da missa e até já prometeram uma romagem à capital, uma espécie de prolongamento da mega reunião da grande manifestação de Fé de Fátima. Consta que a festa vai ser rija. E para ser completa, até vem uma delegação das Festas do Senhor Santo Cristo dos Açores. Não há nada como uma boa missa em família.
Ámen.
QP 

8 comentários:

  1. Realmente o futebol nacional está a ser uma via sacra...
    Os padres de sacristia ainda vão parar ao inferno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diria o nosso saudoso António Dias, são coisas do ALTAMENTE ...

      Eliminar
  2. Como diria o Padre Pacheco in illo tempore, a meio da missa:

    Sursum corda !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha iliteracia camponesa, obrigou-me a pesquisar a frase. E só por isso já valeu a pena este primor de missa que ontem à noite escrevi em jeito de divertimento.

      Eliminar
  3. Não me meto, porque não vou à missa, mas gosto de ver os fieis quando aparece o diabo, uns a fechar os olhos, outros com eles bem abertos!... Dependendo da igreja onde o diabo aparece, assim, os que tudo viram passam a ceguinhos completos noutras missas... Se o diabo, agora, ajudar uns, é justo porque já ajudou outros durante muito tempo. Além disso, os outros têm sempre a possibilidade de ir beijar a mão ao Papa e rezarem juntos com a Santa Aliança!...
    Pela minha parte, resta-me dizer: Amém!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respondeste à altura das circunstâncias. Palpita-me que o Papa azul anda a passar o prazo de validade ...

      Eliminar
    2. Amén pois, minha amiga. Mais uma badalada no sino ...

      Eliminar