sábado, 1 de fevereiro de 2020

A FORÇA DO CAPITAL ...






Há dias de azar ...

Todos temos momentos menos bons na vida e o Albino naquele dia não devia ter saído de casa. Professor do Ensino Secundário em Coimbra, aventurou-se a comprar um Renault 5 novo em prestações, fazendo poupanças e sacrifícios. Naquela tarde, algum tempo depois do 25 de Abril de 1974 e em época de fervilhantes confrontos partidários, o  Albino todo orgulhoso com o seu novo carrinho teve o demónio a saltar-lhe ao caminho. Junto ao Estádio Municipal de Coimbra, ao acender um cigarro com o isqueiro enquanto conduzia, teve uma distração momentânea e quando deu por ela tinha o seu amado automóvel novinho em folha e a brilhar abraçado a um poste de iluminação pública com a frente feita num harmónio. Um drama ! Quando o carro foi rebocado para uma pequena garagem ao fundo da Rua dos Combatentes do lado direito e já extinta, o Albino quase caiu de costas de susto com a exorbitância do orçamento da reparação, ainda mais quando só se tinha seguro do automóvel contra terceiros. Por intermédio de um amigo, lá conseguiu um entendimento com o encarregado da oficina - o Senhor Oliveira - para solver o conserto da viatura na medida das suas possibilidades, fazendo entregas de dinheiro acordadas entre ambas as partes até à totalidade do pagamento. Uma situação aflitiva para quem já tinha de encargo as obrigações monetárias do bem adquirido . Porém, assim ficou acordado e o Albino, que na época tinha no MRPP a sua bandeira política, num assomo de dignidade e de impulso revolucionário, levantou o punho esquerdo e disse convicto ao Senhor Oliveira:

- Senhor Oliveira, acredite que vou pagar - lhe o arranjo do meu carro com a força do meu trabalho …

O mecânico ajeitou então os seus velhos óculos graduados pendurados no nariz, assoou o enorme nariz vermelhão com um lenço amarelo e respondeu-lhe encolhendo os ombros:

- De acordo, mas eu cá preferia que o senhor professor que me pagasse com a força do capital …

QP    

6 comentários:

  1. Obrigado Quito por este flagrante do dia,fictício(?) mas para real nada lhe falta!
    Albino e Oliveira uma dupla a cada um a sua ideologia são a expressão política do tempo que estavam a viver... O SR Oliveira pondo o bólide como novo, foi generoso, mas não perdeu a oportunidade de pôr os pontos nos is...

    ResponderEliminar
  2. Rafael, esta história é absolutamente verdadeira. Apenas o nome do Albino não é o nome real. O Oliveira que conheci, tinha já uma certa idade. Muitas vezes me desenrascou as avarias no meu Mini que já tivera 8 donos. Escusado será dizer que só andava bem para o lado da oficina do Oliveira que era compreensível também com as minhas dificuldades económicas. A verdade, tanto no caso do "Albino" como no meu caso, sempre houve um acordo cumprido entre cavalheiros ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tal qual o carro da Maíra (que era meu e o dei para ela, até que ela, independente financeiramente, possa ter o seu rsss. Eu comprei um zerado, pra mim, claro! Mas o que dei para ela era quase zerado, porque somente eu o dirigia...). Agora, como a menina anda "pracá" cá,"prali" e "pracolá" vive na oficina, mas o mecânico é dos bons!

      Eliminar
  3. História triste e sabendo que foi verdadeira, até eu, tantos anos passados, senti pena do coitado Professor Albino. Mas juntando a força do trabalho à do capital, tudo se deve ter resolvido!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão triste quanto o caso real ocorrido com um colega de trabalho. Comprou um carro, novo, e foi à igreja, com a família - dia de domingo. Estacionou na rua, e, quando retornou, entrou no assento motorista, enquanto a esposa e filhos se acomodavam em outros bancos. Nessa hora, os "criminosos" coloca "a pressão" - entenda um 38 - bem na cara do colega e o faz descer do carro, com a família. Levam o carro, mas acabam colidindo com o poste...avarias mil, sem seguro...
      Mas ele já adquiriu outro. Ainda bem!

      Eliminar
  4. Essa Rua dos Combatentes foi-me fatidica um dia. Com o SIMCA ARIANE que o meu saudoso Pai me entregou para as maos, por ter ficado sem carta de Conduçao durante 6 meses, programei uma tarde, uma ida à FIGUEIRA DA FOZ, com uma espanpanante loura Holandesa "Un plan d'enfer" como se diz por aqui. So que, ao subir os "Combatentes" au mudar as mudanças de 2a para 3a, a alavanca das mudanças (ao volante) desintegrou-se e o plano da Praia virou "miséria"!!!Valeu-me o facto do meu Pai ser Socio do Automovel Clube de Portugal e chamar pelo Pronto-Socorro!!! O carro foi rebocado até à Sede, junto ao café Internacional e a reparaçao levou certa demora!! A Holandesa, muito chateada com toda esta peripécia, perdeu nessa tarde a oportunidade de conhecer o Romantismo bem Português!!!

    ResponderEliminar