quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

OS BAIXINHOS DO DULOMBI ...





Tabanca do Dulombi

Tenho uma família militar há mais de quarenta anos. Uma amizade forjada na guerra e em tempos de dificuldades e de perigo iminente. Porém, passado esse tempo que já olhamos à distância, nunca me passou pela cabeça ser convidado para, de um forma simbólica, fazer parte de um grupo de antigos combatentes que tal como eu demandou terras da Guiné. Intitulam-se “Os Baixinhos do Dulombi” e foram e continuam a ser uma Companhia de Caçadores que há muito  baixou as armas. A arma é agora a amizade fraterna entre todos. Porque a amizade, a lealdade e essa indómita vontade de se sentirem unidos, é mais forte que o troar de um canhão.

Aceitei com prazer este convite de “pertencer” a este grupo. Visitando as fotografias da Companhia, encontrei nelas o que naquela época de guerra era comum – a entreajuda e a camaradagem que foi apanágio de todas Companhias e Batalhões que partiram para África. Mas isso não chegava para me sentir integrado noutro grupo de antigos militares. É que o chamamento foi - me endereçado pelo meu amigo Rui Felício e que eu jamais recusaria. Numa observação atenta, também o Victor David que bem conheço e por quem igualmente nutro grande apreço. Porém, este convite do meu amigo que assentou praça na Ericeira, deixou-me a pensar do motivo do convite e encontrei a explicação – sendo a Companhia formada por elementos de elevada estatura física de que o Rui Felício e o Victor David são bons exemplos, foi essa a razão do convite, não tenho qualquer dúvida. É que eu, modéstia à parte, tenho 2. 15 de altura e para quem não saiba – incluindo o Felício e o Victor – fui a estrela cintilante dos Chicago Bulls da NBA e era o rei dos “afundanços” lá da trupe.
Um abraço, Rui !
QP         

3 comentários:

  1. Rafael, aqui deixei a colaboração que me pediste, dentro do horário que pretendias. Do texto dei prévio conhecimento e pedido de autorização ao amigo Felício por nele ser invocado o seu nome.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não invoscaste o nome do Rui em vão. Amigos na e após guerra...mesmo baixinho e não fazendo afundanços... ma manunciando como "base" os postes para os tais afundanços, ou seja reuniões de antigos Combatentes onde as amizades perduram!

      Eliminar
  2. Ora, Quito, no momento de tua "criação", passaste três vezes na fila do...crescimento, tomando a minha frente, que só tenho 1,54 (até uns meses atrás, pensava eu que tinha 1,58!). rss

    ResponderEliminar