Penela - Programa Agri.consumir.Local dinamiza economia
Escoar a produção local e melhorar a qualidade dos restaurantes do concelho com pratos mais saudáveis é o principal objectivo do programa Agri.consumir.Local.
O Programa Agri.consumir.Local ontem apresentado na Casa do Zé Sapateiro, na Ferraria de S. João, contou com a presença de alguns empresários da restauração, assim como produtores do concelho.
Este é um programa que pretende facilitar o escoamento dos produtos agro-pecuários através da sua venda directa junto da restauração, cantinas e centros de dia. Iniciativa que trará benefícios ao nível da dinamização da base económica local e da agricultura, no sentido de garantir uma comercialização facilitada entre os produtores agrícolas do nosso concelho e os consumidores dos produtos agrícolas.
Os Destinatários deste programa são Profissionais da Restauração, Produtores Agrícolas, Vitivinicultores, Apicultores, Olivicultores e com produção de Queijo Rabaçal, do concelho de Penela. Segundo o autarca actores fundamentais no desenvolvimento deste território, servindo a câmara de intermediário na promoção do diálogo e desenvolvimento deste programa.
Ao Agri.consumir.Local, os produtores rurais entregam e vendem os seus produtos agro pecuários aos locais de venda, ou seja, à restauração que por sua vez pagam de imediato e justo os produtos agrícolas.
Ao aderir a este programa os restaurantes, 8 que fizeram parte do arranque, receberam um autocolante para colocar na entrada que os identifica como aderentes, assim como uma ementa com os pratos e produtos locais.
O Agri.consumir.Local é mais um programa inovador, associado à identidade do território, com os seus produtos endógenos e outros produtos agrícolas, estabelecendo uma rede entre os diversos actores deste concelho e promovendo o desenvolvimento deste território de tradição agrícola
marcadores Penela. produtores rurais
PENELA sempre dinamica...
ResponderEliminarAs realizaçoes que pêm em acção sempre com parcerias muito qualificadas seja a nivel Nacional-Universidade se Coimbra, seja com entidades internacionais, deixam antever um futuro muito promissor para este pequeno concelho!
ResponderEliminarE continua a dar cartas!
ResponderEliminar