domingo, 3 de maio de 2015

DIA DA MÃE!

Um poema de Eugénio de Andrade para todas 

AS MÃES DO MUNDO!

A rosa que vos dou, foi tirada do meu jardim...(José Cid)
POEMA À MÃE

No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe.

Tudo porque já não sou
o menino adormecido
no fundo dos teus olhos.

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais.

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura.

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos.

Mas tu esqueceste muita coisa;
esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!


Olha - queres ouvir-me? -
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;
ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal...

Mas - tu sabes - a noite é enorme,
e todo o meu corpo cresceu.
Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas.

Boa noite. Eu vou com as aves.

in «Os Amantes Sem Dinheiro» (1950)

7 comentários:

  1. Feliz de quem guarda a voz da Mãe dentro de si!...

    ResponderEliminar
  2. É verdade....
    As saudades da minha Mãe são muitas.
    Foi uma Mãe Coragem com 5 filhos desde os 40 anos sem o marido por cá.....História de vida que deixou marcas fortes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olinda...li teu comentário e fui vendo a semelhança com a da minha mãe. E exatamente com 5 filhos, viúva, soube nos educar, mesmo sem ter tido a tal educação dos bancos de escolas.
      Como conseguiram isso? Hoje, a maioria não saberia como fazê-lo.
      Em maio passado publiquei no Chama a Mamãe esta homenagem. Lá está um pouco da vida desta mulher de garra. E a poesia que um dia fiz para ela.
      Minha mãe, no dia 29 de agosto próximo, completará 98 anos. Está lúcida, faz crochê e ai que alguém saia e a deixe em casa, por achar que ela não aguentará acompanhar. Vira uma fera!

      Eliminar
    2. ... falei na poesia e esqueci de anexar o link. Aqui está:
      http://chamamamae.blogspot.com.br/2014/05/ela-merece-minha-mae.html

      Eliminar
  3. MÃE, FIZ-TE UM POEMA DOS VERSOS QUE APRENDI

    Com três letrinhas apenas
    Mãe?
    e então o til?
    o tal que te faz para mim
    seres a única entre mil
    entre mil milhões talvez

    era uma vez essa história
    que por amir me contavas
    e eu menino outra vez
    por amor acreditava
    três letras de mãe apenas
    difíceis de soletrar
    contra a noite
    contra as penas
    serenas as tuas mãos
    amenas
    mãos do teu doce afagar

    de todas as mães do mundo
    das mulheres todas
    no fundo porque mãe não há só uma
    és uma e só uma
    Mãe
    és a minha e mais nenhuma

    o menino de sua mãe
    sou
    era
    e amanhã serei
    alguém com a sorte de ser
    deste mundo todo o rei
    e tão só por se saber
    menino de sua mãe

    minha Mãe és o poema
    dos versos que me ensinaste
    és a rua onde nasci
    a terra em que me criaste
    foste a vida à minha volta
    e eu em volta de ti
    o Sol és tu
    eu a Lua

    Mãe
    eu vou contar-te em segredo
    pela vida que vivi
    e que te deixo num beijo
    essa verdade que é tua
    de outro verso que aprendi:
    - quem tem mãe chama-lhe sua...

    Do poeta e meu amigo Jorge Castro (ORCA)

    ResponderEliminar
  4. Quem tem a sua mãe, aproveite-a!
    Teria tanto a dizer sobre a minha!
    Grande mulher, maior mãe!
    Beijinhos, minha querida mãe!

    ResponderEliminar