quinta-feira, 28 de maio de 2015

Palavras para quê? A certidão de nascimento do Rafaelito fala por ele...

HOJE SOU EU! JÁ AQUI ESTOU...mas a foto actual de agorinha  não pode faltar!


   O menino Rafaelinho nasceu em 26 de Maio de 1936... mas disso não há nada escrito, restando apenas o testemunho que ficou nas memórias dos Pais, família e amigos.
Para se safarem de uma multa, por terem registado o filho no dia 27 de Junho desse ano, mais de 30 dias depois, a data do nascimento que ficou no Registo Civil foi 28 de Maio de 1936...


... como se pode constatar neste detalhe do Assento da Conservatória do Registo Civil de Penela:


... e é essa data que consta no Bilhete de Identidade do Rafaelito...


... aonde também se constata que é "casado... vitalício"... como se não soubéssemos:


Entretanto, muitas entidades lhe têm passado cartão. A Associação Académica de Coimbra passou-lhe um em 1950 (ou seja, tinha ele 14 anos) e o Rafaelito nunca mais o "largou":



Em 1957, o Regimento de Artilharia Ligeira Nº 2 passou cartão ao soldado Nº 452/57...


... tendo no ano seguinte passado cartão ao 1º cabo miliciano nº 452/57, dispensando-o do recolher por 30 dias, "devendo recolher ao seu domicílio às horas regulamentares":


Esta restrição horária, certamente no período nocturno, deveria ter a ver com a especialidade de Artilharia, em que o Rafael tem fama, soube manter-se actualizado e está sempre pronto.
Em 1981, a Federação Portuguesa de Futebol também lhe passou cartão... como delegado técnico distrital:


Em 2000, o Centro Norton de Matos passou-lhe cartão... como sócio nº 103:


HOJE SOU EU::: Não precisamos destes dias de aniversário (26, 27 para fazer a ponte e 28 de Maio) para passarmos cartão ao nosso Rafaelito. Mas, se eu tivesse que escolher um cartão em corpo inteiro, escolheria este pelo que representa dos muitos momentos mágicos que temos partilhado...


... e este, pela admirável cumplicidade do Casalitolindo e pela santa paciência que a Celestelinda tem para aturar o puto reguila e os seus amigos desencaminhadores:


Neste aniversário não és só tu que estás de parabéns: todos estamos, por te ter como amigo.
Abre aço!

ps - se alguém comentar que falta um cartão, terei que lhe relembrar o regulamento que proíbe política neste blog.

Com os netos e avó Celeste no almoço com os parabéns  AQUI

Obrigado ao amigo Paulo Moura...para quem dificimente possa advinhar de que se trata!!!1

74 comentários:

  1. maria helena morgadomaio 28, 2015 12:10 da manhã

    O Paulito já disse o essencial . Muitos parabéns e... continua assim por muitos anos sempre com aquele espírito de humor que encanta os que te rodeiam! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma incursão documental sobre o passado do nosso amigo Fernandito Rafaelito. Grande esforço do Paulito Moura, ao conseguir vasta informação sobre o nosso homenageado de hoje. Apenas falta o boletim de saúde (também era pedir de mais) para sabermos se o Castelão tem as vacinas em dia. Também falta o cartão do partido político, mas todos sabemos que o seu lema é "abaixo o trabalho, que empobrece a nobreza "...

    Ao amigo Fernando Rafael, desejamos um bom dia de aniversário. rodeado das pessoas de quem mais gosta. Esperamos breve e com os pés debaixo da mesa, comemorar o evento e dar aquele abraço de grande amizade ...
    Os Amigos
    São e Quito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esforço do Paulo Moura já está agradecido por ti.Não precisa de mais.Também já fiz por ele muito esforço a transferir a Maria Oliveira do seu habitat natural,naturalmente pró quintal da Mouradia!!UFA!!!
      As vacinas não estão completas. As que têm 2ª dose pelo menos!!!
      Claro os pés debaixo da mesa é como se já lá morassem!Vamos nessa mesmo sem a Vanessa!

      Eliminar
    2. Ah! Obrigado com beijinho à tua São.Para ti aquele abraço!

      Eliminar
  3. Como me lembro de teres feito 20 anos!
    Passados uns dias começávamos a namorar... Era noite de São Pedro!
    Hoje tenho que te dar muitos beijinhos de parabéns, pois são os oficiais, mas já te ofereci esse chapelinho que vinhas cobiçando!
    Agora, olha, prepara-te para seres octogenário e que toda a família e amigos te continuem a mimar como mereces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menina linda. Soube bem segurar esse Dom... desde então. Parabéns também pra você!
      Bjos.

      Eliminar
    2. Aqui será com resposta dupla. Do Brasil chegou primeiro-primazia às Senhoras, manda a etiqueta.
      e tu de teres feito 14...quase 15!!!!!.Foi mesmo ali no bailarico abençoado por São Pedro!!
      Sempre caminhando, caminhando com alegrias, desassossegos, mas chegados até aqui, já com o chapelinho cobiçado, não vá o sol pregar uma partida antes de chegar o amigo octagenário!!! E se eu gosto de ser mimado!!!

      Eliminar
  4. Tens razão Celeste, por ser um companheirão nunca lhe faltarão amigos.
    Parabéns e quando vieres a Braga camuflado telefona ao menos!!!
    Fernando AZENHA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande anónimo no começo e Azenha no fim
      Obrigado e se for a Braga, ou mesmo a baixo de Braga, tiro o camuflado e telefono-te.Fica combinado!

      Eliminar
  5. Parabéns,irmão!
    Estamos todos os irmãos nas mesmas condições excepto o nosso querido Paulo,o primeiro a nascer...
    Tu ainda sabes a hora a que nasceste mas eu nem isso sei.
    Olhando para essa fotografia de estudante liceal com capa e batina traz-me à memória ter que te acompanhar à baixa "a chamada protecção sanguínea"....
    Quanto à fotografia de furriel(?) também me recordo do frete que me era imposto pela Mãe de limpar com "solarina" todos os amarelos da farda...ui que sacrifício!
    E não bastando isso era obrigada a levar-te o jantar ao quartel,em Santa Clara,quando estavas de serviço...
    Irmã mais nova sofre!
    Bem mas, hoje, reconheço que recebi os castigos merecidos por te acusar do que a Mãe fazia ao desprender-te dos"amarranços"que o Pai te fazia à cama pelo teu "bom" comportamento....
    Ah também me cortas-te o nariz quando atiras-te o serrote de cima de uma oliveira na tua tarefa de arranjar "fisgas" para caçares pássaros.....eu teria 5 anos.Claro,a tua intenção não era essa mas atirá-lo para eu o agarrar.
    Mas gosto muito de ti,meu irmão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rssss....Parabéns também pelo irmão.
      "Tu ainda sabes a hora a que nasceste mas eu nem isso sei."
      Posso dizer-te, é que agora, e desde há muito, vocês passam o tempo a contar as horas para poderem se abraçar e reviver todos esses tempos bons, das horas certas...que os dias de outrora fazem do presente....Um PRESENTE!

      Eliminar
    2. Olha caçula!
      Algum dia tinha que ser(podia até não ser por esta ordem).Mas foi!Para ele vai um pensamento bem profundo!
      Não sabes, mas podes saber.Eu explico.Quando o Paulo Moura me perguntou se tinha uma certidão de nascimento(calculei logo que havia marosca...e algo escrito que dissesse que tinha nascido a 26 e não a 28, pensei logo que talvez a pudesse arranjar!A data real foi passando de "boca em boca" de pais para filhos..
      Almoçei preguei "uma mentira" à Celeste Maria e disse que ia tirar uma certidão de nascimento para o Zé Velha a pedido da advogada...
      Lá fui com um calor maior que o de Manaus..à Conservatória e perguntei à nossa amiga e funcionária MENA: peço uma certidão de nascimento agora e tenhoa-a quando?
      MENA respondeu: JÁ!!!!
      E custa muito pilim? Não respondeu a MENA
      Então quero a minha certidão de nascimento!
      Aqui está!!Passaram 5 minutos!!Ah grande rede informática, própria de um país de primeirrissimo mundo! E Veio de Penela...pelos fios!!
      Tiroa a carteira para puxar uma nota...
      Pede a MENA já com o recibo para descontar no IRS:Não tem trocado?São 2€!
      Passei pela baixa arrasado com calor, comprei o chapelinho para mim e pró SOL.Casa.Computador email com a dita pra o PM.E pronto.
      Conclusão:por 2€ podes saber as horas a que nasceste. Mas posso-te dizer, sem precisão que nasceste a uma quinta-feira penso que da parte da manhã....!!
      Quanto às queixas...se não eram de ti... havia mais queixosos na fila...diàriamente!! Era um ritual!
      Beijinho

      Eliminar
  6. Dommmmmmmmmmmmmm, meu....querido Dom! (ops! da Celeste).
    Que bom passar este seu aniversário com você. Meu primeiro!
    Que tenhas tudo de bom nesse e nos longos dias que a este se sucedem. Nem sei mais o que te desejar, mas quero reforçar que sejas Feliz ao lado de tua eterna companheira. Saúde! Muito Amor na tua vida. Família unida, sempre.
    Felizes sejam todos os teus dias. Mas... mais neste dia tão... especial.
    Beijos na testa, nas bochechas...nas mãos que tocam o bumbo...(com todo respeito, claro!)
    Vou te enviar um presente, pelos Correios. Me aguarde. Vai para o endereço do amigo da São!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAMÃEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!
      Minha (por meu),querida(por querido)Dona(por Dom)No (ops! fico por aqui)
      Muito obrigado pela mensagem nestes 79 e pelos desejos de continuação de uma vida FELIZ com a minha companheira!
      Retribuo para a Saúde, no Muito Amor na vida e na Familia unida!
      Quanto a beijos,depois quando cá chegar, falamos!
      Ah! Temos um presente que chegará para o amigo da delambida da São! Rosas não serão-chegarão cá "murchas" Aguardo.Com curiosidade! Agradeço desde já!
      Mas um beijo segue já!
      Obrigado

      Eliminar
  7. Parabéns amigo Rafael....és e serás sempre o "amigo Rafael"...que este dia se prolongue por mais alguns (muitos se possível) na companhia da tua Celeste Maria e restante família e, que a tua juventude continue a dominar o teu dia a dia...Bjinhos de grande carinho e amizade
    Rosa Maria Malhão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Rosita!Já ontem,nos parabemsámos, beijando-nos.Com respêto!
      Logo nos encontraremos logo de manhã...no sitio do costume-Pastelaria Vasco da Gama!
      Com o trabalho já feito na véspera!
      Obrigado

      Eliminar
  8. Eu não sabia que o Rafael era assim tão pontual pois até ao nascer: vinte e duas horas e zero minutos. Deve ser por isso que o tambor toca sempre certinho. Deixando de brincadeiras: um abraço cá do trio extensivo à Celeste Maria e para o ano cá estamos para festejar esses oitenta mas que os setenta e nove sejam muito bem vividos na companhia de toda a família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai não sabias? A pontualidade que agora mantenho vêm-me desde da abençoada paridela da minha ISAURA!
      No tambor, dizem os músicos do altamente que não é bem assim...Deitam-me uns olhões...quando o certinho falha!
      Aseito o abraço teu, mas da Laurinda e da Joana, tem lá paciência mas tem que um beijinho!! Prontus!
      Obrigado

      Eliminar
    2. aquele "aseito ficou um mimo"!!Aceitas ou apago?

      Eliminar
    3. Rafael,
      A Joana aceita o beijinho e retribui. A Laurinda está a deixar a Lucinda desconfiada, pois não gosta de brincadeiras e eu nunca andei com nenhuma Laurinda. Até estou vermelho...
      A Lucinda aproveita para lhe dar um beijinho de parabéns.
      Aceito o aseito.
      Abraço .

      Eliminar
  9. Sempre foste pontual, até no nascimento. A dos zero minutos !!!!
    Os meus sinceros parabéns e que te mantenhas
    com esse espírito por muitos anos.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pontualidade( no meu caso exagerada...) já vem da nascidela! A minha mãe tinha mais que fazer...
      Obrigado Zé Afonso

      Eliminar
  10. O Rafaelito, pontual?! Chegar sempre antes da hora não é pontualidade.
    Olha, como não basta o teu neto João Miguel estar a fazer 4 vezes por dia a viagem Coimbra - Anadia para me levar à empresa e trazer, durante esta semana e as próximas três, hoje podes trazer-me a casa depois do espectáculo «Capas Negras», no TAGV?
    E é se queres que eu te continue a cravar!
    ahahahahah (e rsrsrsrs)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tu também deves ter no registo de nascimento uma boa horinha pontual.Não tão exagerada como a minha pontualidade!
      Agora coisas sérias!.Vou buscar-te...como uma amora branca e depois vou levar-te comigo, meu irmão, vou levar-te comigo...
      Para cá vou táraí às 20 e e 50, ou seja 9 menos 10 minutos!.

      Eliminar
    2. Não precisas, Rafaelito. O João Miguel vai deixar-me em Coimbra e depois vou ter ao TAGV. Só preciso de boleia depois do espectáculo. É que a Luisa hoje não janta em casa e eu vou aproveitar para ir arejar ideias :O)

      Eliminar
  11. Um abraço de parabéns com desejos , sinceros, de muita saúde e alegria.

    ResponderEliminar
  12. Um dia, escrevi a HISTÓRIA DE UMA VIDA e comecei assim:

    Era uma terra pacata
    De gente boa e gente sensata.
    O seu Castelo altaneiro
    Fazia inveja ao mundo inteiro.
    As mulheres tratavam da casa
    As crianças na rua a brincar
    E os pais ocupados a trabalhar.
    As meninas vinham à janela
    Ver os rapazes passar!
    A Vila, de seu nome Penela
    Tinha pouco para contar.
    Mas tudo vai ser diferente!...
    Numa casa de bom ambiente
    Um nascimento acontecia,
    Iria dar muito que falar.
    E é a partir desse dia
    A história que vou contar!
    . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
    Depois, contei a HISTÓRIA DE TODA UMA VIDA, recheada de amizades e de afectos.
    E terminei assim:

    É este o Homem generoso e honrado
    Trabalhador, esforçado,
    Honesto e brincalhão
    Marido, pai, avô, de grande coração!
    Ama Coimbra e nasceu em Penela
    E esta minha homenagem singela,
    Que leio para toda a gente
    Escrita no melhor papel
    É fruto da minha amizade recente
    Com Fernando de Oliveira Rafael.
    E não estaríamos reunidos hoje aqui
    Se não fosse este Homem a que me referi.
    Por isso peço a todos vós
    Que unamos a nossa voz
    Em mais esta hora festiva
    Que se dê um forte viva
    A este nosso amigo fiel
    Dom Fernando de Oliveira Rafael
    . . . . . . . . . . . . . . . . .
    Hoje, Dom Fernando de Oliveira Rafael, faz 79 anos e merece os PARABÉNS.
    Mas mais de 50 foram passados com a sua companheira, Celeste Maria, a quem é justo se dê, também, os parabéns.
    Abraços e beijos de
    Alfredo e Daisy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e em filme, para que gostar de ouvir a poesia da minha vida em verso, pelo Alfredo

      Um pouco deste malandreco

      Eliminar
    2. Ah! mas ainda há a primeira parte...Ora ouçam.Esta e pequena...

      1ª parte da vida deste malandreco

      Eliminar
    3. Confesso que já pouco me lembrava desta "História de Uma Vida", contada em verso pelo Alfredo.
      Voltei a rir com vontade. Se é verdade que hoje é dia de parabéns para o Fernando Rafael, não posso de deixar aqui bem expresso um grande abraço de parabéns para o Alfredo que, para além da veia poética e humorística, aqui evidencia a grande amizade que nutre pelo aniversariante.
      A todos recomendo vivamente: façam um favor a vós próprios, ouçam, não percam a vida do "malandreco" contada pelo seu amigo Alfredo Moreirinhas.

      Eliminar
    4. Moreirinhas, hoje é dia de festa... heheheheheh

      Eliminar
  13. Parabéns a um grande Senhor detentor de um dinamismo e alegria invejável.Dia muito feliz em companhia da Familia.Beijinhos e abraços
    Nela Sarmento/Jean Yves

    ResponderEliminar
  14. Muitos Parabéns, Rafa!
    Abraço e beijinhos nossos.
    Carlos e Fernanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado casal transmontano ! Alma até...Vila Real...ou por lá perto!
      Beijo e abraço.Se não está na ordem,
      ...troquem-Roda,Roda!!!

      Eliminar
  15. Ohhhhh, meu adorável Fernando De Oliveira Rafael. um enorme beijinho, um grande abraço de parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta coisa não falha!Tás aqui para meu contentamento!
      Obrigada e um beijinho!

      Eliminar
  16. Pelos teus 20 anitos, fora o IVA, mais os descontos, aqui te deixamos um grande abraço e votos de continuação de boa saúde

    Jorge Luis e Mimi

    --

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jorge Luis e Mimi!
      Abraço e beijinho...respectivamente, claro!

      Eliminar
  17. Muitos e bons com Saúde, sempre.
    Um Abraço.
    Tonito.

    ResponderEliminar
  18. Com tantas provas documentais sobre a tua data de nascimento quem sou eu para duvidar desta data de nascimento, mas isso não interessa, o que mais interessa é que hoje é o dia do teu Aniversário, por isso aqui deixo os meus PARABÉNS, que tenhas um dia muito alegre e feliz junto dos que mais amas.
    Beijos e abraços directamente de Faro.
    Ana Maria e Franco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvides mesmo! Ia apanhando uma insolação por causa da certidão de nascimento!!!!

      Obrigado e um beijinho de amizade! E um abraço com maresia para o Franco!

      Eliminar
  19. E claro que não podia faltara a este encontro para dar uma grande beijoca de parabéns. Que seja um dia muito, muito bem festejado, com toda a família e os amigos da praxe. Tudo de bom para ti e para a Celeste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obriga Romicas.Um beijinho para ti e uma abraço para o Rafael do Rafael!

      Eliminar
    2. Darei e, ao jantar, erguerei a taça de vinho em tua honra.

      Eliminar
  20. Por agora ficam aqui os parabéns e um abraço especial. Mais tarde tratarei do cartão para juntares aos outros. Pode ser de amizade?

    ResponderEliminar
  21. Dom Rafael, companheiro de preciosas jornadas de inigualável convívio, certo de que estás a passar o 3º dia do teu aniversário rodeado de carinhos e miminhos, aqui vai um abraço muito amigo deste murcon jubilado, com os votos de que no teu centenário continues a bombar com a mesma boa disposição.
    E que eu, mesmo muito coxo, veja...

    ResponderEliminar
  22. Amigo Rafaelito,
    Não sei como vai sair neste comentário, pois não tenho conseguido publicar...
    Só queria deixar o meu desejo sincero que mais este aniversário seja passado com a habitual boa disposição e alegria com nos habituaste ao longo de muitos e bons momentos já passados na tua companhia.
    Para o ano vai ser festa rija, na passagem para uma década importante. Até lá, mantém-te cheio de saúde, para todos nós continuarmos a gozar a tua boa companhia.
    Beijinhos
    Olga Viana

    ResponderEliminar
  23. Como é que se há-de dar os parabéns a pessoas com “Dom”?! Até se pode interpretar como um atrevimento!
    Bem, procurei instruir-me. Fui ver a um Dicionário espanhol, assim como para me acercar um pouco da ilustração; dizia: «don – 1. tratamiento de respeto que se antepone a los nombres masculinos de pila; 2. Unido a sustantivos y adjetivos empleados como denuesto, realzaba la intensidade de éstos: ~ ladrón. ~ bellaco. 3. Don nadie – Hombre sin valia, poco conocido». Ora, fiz mal, de Espanha nem bom vento, nem bom conhecimento. Pouco conhecido e sem valia? Homessa, nisso de “valia” pede este Dom meças. O segundo significado deixou-me confuso: por um lado, “realzaba”, podia ter a ver com “real”, mas depois não percebia o “ladrón” e o “bellaco” e pensei, bolas, pode ser pior ainda. Quanto á 1ª hipótese, adverti-me: «mas o que é que tu, homem mediano, tens a ver com o que o Dom tem ou não tem?
    Voltei-me, então, para um Dicionário português – o que é nosso é melhor e devemos ajudar o que é nacional – e vi: «Título honorífico que precede o nome próprio dos reis, príncipes, nobres, prelados, etc.». É isto, sosseguei-me logo. Então, ainda há pouco tempo o vi numa fotografia que fazia inveja a qualquer Bispo ou mesmo Cardeal! Cá está. E também é verdade que nasceu dentro de um Castelo, que é sítio de “nobres”. Mas, diz mais: «Poder, possibilidade, inclinação, privilégio, condão, aptidão». Pronto, acertei em cheio. Ele tem isto tudo, tudinho.
    Portanto, o que tenho de lhe dizer é que ele é DOM por todos os lados: como prelado ou nobre, tanto faz, o que interessa é ser D., e tem “dões”, plural antigo de “dons”, que eu uso porque o homem já nasceu na década de 30 do século passado. Ora, a verdade é que é muito difícil - se é possível – ver-se, numa só pessoa, Dom com dões.
    Mas, este tem: uma energia imensa, uma alegria contagiante, uma capacidade de liderança – democrática, hein (?) – que nos leva todos atrás - tal como Orfeu levava os bichinhos todos atrás de si e punha as pedras a dançar – (então, não sabem que na década anterior juntou meio milhar de pessoas no Clube cá do sítio, vindas de todas as partes do mundo!? é verdade); é um artista – e neste aspecto, moderno, porque combina várias artes – na expressão corporal, no canto, no instrumento, no teatro, na marcha e na corrida (à 4ª feira, à noite, ninguém o apanha, velhos e jovens).
    É um homem intemporal. Até na data de nascimento, não tem um dia certo, como os vulgares, ele nasceu num período de tempo que vai de 26 de Maio a 27 de Junho; por aí, mais para a frente ou mais para trás, tal como uma entidade colocada num plano diferente do nosso. Bem, se não for assim, a verdade é que pode fazer anos duas vezes: no dia em que nasceu e no dia em que nasceu (não se trata de um erro de repetição, mas sim de duas realidades diferentes – a material e a formal)
    Então, estamos, uma grande multidão, todos a adorar o menino, encantados, dominados com o dom que se fez ao mundo.
    Aconteceu que há pouco tempo, o D., com o seu entusiasmo e energia, amandou com a baqueta, não no seu instrumento de percussão membranófono, mas no seu geolho. Triste infelicidade, que o impossibilitou de dar largas ao seu génio durante um período de tempo indeterminado, mas nunca inferior a um mês. Penso que tem a ver com o fim da década.
    Tenho esperanças que na próxima, que já se inicia para o ano, como em todos os começos, o homem arribe e volte a fazer um EVENTO DONTESCO.
    Se o meu abraço puder, com a força que eu estou a fazer, ajudar a que isso aconteça, vamos em frente D. Fernando Rafael, de seu nome.
    P.S. Apesar de ser um momento de alegria e celebração, não posso deixar de manifestar 2 pequenas preocupações:
    a) o D. é de uma grande generosidade e sacrifica-se pelos outros; mas, daí até se servir desses casos para meter uma pêta à sua Eurídice, é que não. Para a próxima vez, diz: «oh mulher, vou à baixa» e pronto.
    b) aquele cartão da Federação de Futebol deixou-me preocupado. A “justiça” americana já chegou ao Estoril. Então, e se vem por aí acima, até Coimbra? Oh Diabo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como m voy desemborrar con uno comentarito tão em DOM dun hombre tam pouco Cono
      cido?
      Só amanhana! tiengo pensar mui biem preocupado co a alíea b)quele cartão da Federação de Futebol deixou-me preocupado. A “justiça” americana já chegou ao Estoril. Então, e se vem por aí acima, até Coimbra? Oh Diabo! A culpa é das suiças que se usavm naquele tempo! Podem pegar por aí!
      Para já obrigado Rui.O comentário é mesmo 5 estrelas!!!!

      Eliminar
    2. "cono" - fruto de las plantas coníferas
      "coño" (não digo)

      Eliminar
    3. Na minha terra-Penela- havia pelo menos no meu tenpo a expressão "conho homem"!!!!
      E nunca percebi o que queria dizer.
      Vendo agora em dicionários, noto que que pode ser Penedo redondo, insulado em meio de um rio....
      e também o que o Rui diz "não digo" se for mesmo apalavra pura e dura, mas também num sentido puramente cientifico de um ógão feminino...

      Eliminar
    4. É calão puro e duro mas se for dito em tripeirez não ofende.
      Coño = a cabron

      Nota: os meus ´miseráveis honorários não pagam o trabalho de tradutor, mas com fazes anos...

      Eliminar
  24. Carlos Alberto Rodriguesmaio 28, 2015 9:20 da tarde

    Um abraço de parabéns Rafael
    Carlos Alberto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora estejas preocupado com as notíciasas FIFAS recebe um abraço meu pelos teus parabéns!

      Eliminar
  25. Tão bom ter este Sr que se dá pelo nome de Rafael como amigo.
    A Ana e eu queremos desejar um bom dia de anos ,neste caso uma bela noite.
    Abração
    Ana e Carlos

    ResponderEliminar
  26. Toma lá um abraço cheio de estima e admiração,espero que tenhas passado um dia bem feliz junto dos teus amores... muitos parabéns e muitos anos de vida.

    Pedro Sarmento

    ResponderEliminar
  27. Um grande beijinho de parabéns, Rafaelito, desejando muita saúde e alegria junto de quem mais amas. Zéca Soares

    ResponderEliminar
  28. OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS!!!!Com a ajuda de João Maria Tudela

    OBRIGADOKANIMAMBO

    ResponderEliminar
  29. Nao te pude passar cartao a 28 de Maio pela Internet, faço-o hoje aqui, a 29! Mas de PARIS, onde fomos visitar a fabulosa Exposiçao do Pintor VELASQUEZ e a outra tao fantàstica sobre a vida e obra do DAVID BOWIE, conseguimos entrar em contacto telefonico contigo!!! Dez anos depois de teres feito 69, nao podia passar despercebido! Esperamos que tenhas passado um dia em cheio! Que contes muitos para podermos partilhar a tua Alegria tao contagiante! E com saude, claro!
    Quero que fiques a saber que pro ano teràs que arranjar um Grande encontro a 28 de Maio, pois esse marco dos 80 anos, merece festa e da rija!!!! Reservo jà a LISA DOBY!!!! PARABENS RAFAEL!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não páras!!! Paris, Paris, exposições e sei lá que mais!
      Obrigado pelo teu telefonema e agora por esta mensagem!
      Um abraço para ti e um beijinho para a Elizabeth!

      Eliminar
  30. Constato que a minha irma Graça (da Lousa) fez anos contigo, no ano passado, no mesmo dia (28 de Maio) e este ano foi esquecida! Nao me digas que ela também jà mudou de data de nascimento!!! Fiquei baralhado com tanto cartao!!!!! Dava-me vantagem se mudasse a minha data de nascimento de 26 para 29 de Fevereiro!!!! Teria agora 17 anos!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Bobbyzé aqui está uma desvantagem de não estares em cima do acontecimento!!!
      Houve realmente essa falha-já não foi a primeira!!!-como para mim não precisei de ver a "escala"...passou-me mesmo e do qual peço desculpa.Tou a persentir que até tu não te lembraste!!!, será verdade?Se tens reparado a falha ontem logo de manhã e me fizesses esse reparo ía sempre a tempo de postar os anos da Graça!!
      Assim, espero que para ao ano "nós os dois" estejamos atentos!
      Mas como há parabéns atrazados...aqui ficam os meus..Mas fui lá á lista e tenho lá uma anotação para clarificar o ano de nascimento-54 ou 59!!!!

      Eliminar
  31. BobbyZé
    Ontem, por casualidade, encontrei o Tomé Vitor e a tua irmã, no Bairro. Estivemos a conversar e eles estão bem. Fiquei a saber que já há boa estrada para o Talasnal. Boa notícia !
    Quito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então e não lhe deste os parabéns em teu nome e principalmente do Blog?
      Amigo da onça!!!!
      É que falhou a postagem dos anos da Graça Maria Tomé Vitor-28-o5-1954(?)
      Num há direito!

      Eliminar
  32. Incrivel! não dei os parabéns ao Rafael aqui no blog. Dei 2 vezes no FB, dei-lhe um abraço ao vivo e a cores e no blog, nada. Ficam agora aqui para memória futura. O Rafael sabe que lhe desejo muita saúde e tudo de bom e sempre ao lado da Celeste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Ló, os parabéns são todos bem vindos quer no feice quer aqui no blog, mas.aqui ficam rgistados para "memória futura!
      Prontus, mais uma beijoca

      Eliminar