sexta-feira, 15 de maio de 2015

Exposição «70 cavaquinhos - 70 artistas» na Sala da Cidade

Recomendo-vos a visita a esta exposição. A Sala da Cidade é o antigo refeitório de Santa Cruz, no edifício da Câmara Municipal de Coimbra, em frente à Polícia.
«70 cavaquinhos - 70 artistas» é uma iniciativa de Júlio Pereira, músico e presidente da Associação Cultural e Museu Cavaquinho, que está a fazer, em parceria com a Direcção-Geral do Património Cultural, o levantamento sistemático (documental, fotográfico) dos construtores tradicionais de cavaquinhos, das suas práticas e da sua sabedoria.











13 comentários:

  1. ...som de cavaquinho..é tudo de bom...Ainda mais quando Waldir Azevedo e Baby Consuelo se completam em "Brasileirinho".
    "(...)
    Não há quem possa resistir
    Quando o chorinho brasileiro faz sentir,
    Ainda mais de cavaquinho,
    Com um pandeiro e um violão
    Na marcação..."

    Para quem adora ouvir o som...de um cavaquinho...
    https://www.youtube.com/watch?v=Si5y0QGSjTY

    ResponderEliminar
  2. Eu até tenho um cavaquinho...só não tenho é ouvido para a música tocada: Se me dá,pena? ora si dá!
    Não há muito tempo fomos ao Salão Brazil ouvir Roda do Choro, um grupo brasileiro!

    Ainda não fui ver a exposição. Mas vou no inicio da semana que vêm! Gosto muito de ver e ouvir tocar o mais mediático artista português com este instrumento:Júlio Pereira.
    Mas aqui em Coimbra também temos um exímio tocador de cavaquinho:Amadeu Magalhães

    ResponderEliminar
  3. Amadeu Magalhães...que pos os dedos do Paulo Moura "em bico"!!!

    Amadeu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem fales nisso ao Paulo Moura que ele depois disso raramente toca (no) cavaquinho!

      Eliminar
    2. ...eu presenciei!!!
      Andavas mesmo a apanhar bonés!!!!

      Eliminar
    3. "Tu fazes o rasgado de cima para baixo. Experimenta fazer de baixo para cima"
      Era o mesmo que dizer-te para tocares o Lavacolhos com ele à cabeça.

      Eliminar
  4. Como gosto de ouvir tocar o cavaquinho, gostei desta postagem. Postagem muito oportuna pois já pude ler sobre o assunto. Acho o cavaquinho muito simpático. O meu problema com a música, é que nem orelha tenho. Só tenho pena de não puder ir ver pois acho a exposição muito convidativa mas não como ainda não recebi as ajudas de cuspo, não posso gastar as solas dos sapatos.

    ResponderEliminar
  5. Está na minha agenda. Julgo que vale a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale, Vianita. A maioria dos cavaquinhos está muito bem conseguida.

      Eliminar
  6. Lá irei, no domingo. Cavaquinho também tenho um e arranho qualquer coisinha. Há várias afinações para o cavaquinho, mas eu faço-a totalmente de ouvido e nem faço a mínima ideia quais são as notas, mas ele fica afinado!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A afinação que sempre usei é a mais popular: Ré Si Sol Sol (não, não estou gago, é mesmo assim).
      Mas o link que ali dou acima tem tudo sobre isso. As afinações mais usadas (e os acordes para cada uma delas) estão aqui.

      Eliminar
  7. O meu agora tem utilização pois entreguei-o na Academia de Música do CNM!
    Há quem esteja a aprender nele!
    É o meu lado samaritano em dó maior!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dó maior foi o teu primeiro Lavacolhos. Esse é que deu Dó maior...

      Eliminar