sábado, 30 de maio de 2015

Passatempo - que chafariz é este e que edifício é aquele lá atrás?

Para não ser demasiado fácil, apaguei a identificação na faixa do brasão. Mas dou uma pista: este chafariz tem água com uma forte presença de um mineral, que dá o nome ao chafariz e a uma rua e a uma travessa próximas. Muitas pessoas abastecem-se da água desta fonte.




Resposta:
É o chafariz das águas férreas, de Fala - S. Martinho do Bispo.
E o edifício é da Obra do Padre Serra - Lar de São Martinho, na Quinta do Chafariz (lá está!), de apoio a crianças e jovens abandonados.
Aqui a foto com o nome no brasão:



35 comentários:

  1. Ó Paulo não podias arranjar um passatempo mais fácil ? Aqui vai mais um chuto para o ar : é o chafariz de Fala falo eu !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Fala de Fala quem sabe! Se o dizes é porque daquela água já bebeste!

    Mas sinceramente não acredito.
    Não há chafarizes em Fala!

    ResponderEliminar
  3. Se não disseres onde é, não consigo adivinhar!...

    ResponderEliminar
  4. Raios me partam se eu sei onde fica este chafariz.
    Se eu soubesse onde é o chafariz, sabia onde era o edifício!

    ResponderEliminar
  5. Raios me partam se eu sei onde fica este edifício.
    Se eu soubesse onde fica o edifício, sabia onde é o chafariz!

    ResponderEliminar
  6. Será o chafariz que há em Lavariz, escorregadio onde se parte o nariz?

    ResponderEliminar
  7. É possível que seja São Martinho do Bispo, segundo a Lucinda.

    ResponderEliminar
  8. E não é que a Lucinda acertou em cheio?...
    Parabéns, Lucinda!... Só espero que agora a São Rosas te dê o prémio!...

    ResponderEliminar
  9. Proponho que a Lucinda seja proibida de concorrer, quando houver prémio!
    Ela acerta sempre e isso não é justo!

    ResponderEliminar
  10. se fosse a cores o Brasão de São Martinho...
    Brasão: Escudo verde, custódia de prata com ostensório, raiado de ouro, acompanhado em chefe de uma mitra episcopal do mesmo, forrada de vermelho e entre uma espiga de milho à dextra e uma pinha à sinistra, ambas de ouro; em ponta, três faixetas ondadas de prata e azul. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: "S. MARTINHO DO BISPO".
    Bandeira: De amarelo, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.

    ResponderEliminar
  11. També adivinhei a par co a Lucinda:
    1º-Coroa Mura com TRÊS TORRES
    2º MITRA EPISCOPAL
    3ºUM ESPIGA DE MILHO à destra
    4ºUMA PINHA à sinistra
    5º-TRÊS FAIXETAS onduladas.
    As cores e as letras foram escondidas!

    ResponderEliminar
  12. Muito bem! Conseguistes todos (ou quase) identificar o chafariz das águas férreas, de Fala (a 300 metros da minha casa).
    Só vos esquecestes de identificar o edifício. É a Obra do Padre Serra - Lar de São Martinho, na Quinta do Chafariz (lá está!), de apoio a crianças e jovens abandonados.
    Acrescentei uma imagem do chafariz com o brasão completo.

    ResponderEliminar
  13. Bela a descrição que eu fiz de tão lindo chafaris. O que de mais importante há em Fala, mesmo à frente do nosso nariz!!!
    Lucinda quando cá vieres vamos lá Fala receber o prémio:amoras brancas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As amoras brancas, agora, só p'ró ano. Mas amoras pretas, há no meu local de trabalho... como já alguém do Bairro, guloso, já sabe.

      Eliminar
  14. Finalmente consegui contactar a Lucinda que se mostrou muito lisonjeada com o prémio que lhe foi atribuído e diz aceitar com todo o gosto. No entanto, como antiga agricultora, gostaria de provar os diferentes frutos do quintal da Daisy, muito especial o fruto do espargueteiro apresento pelo Alfredo Moreirinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aonde acima se lê "apresento", leia-se "apresentado".

      Eliminar
    2. Temos todos interesse e curiosidade em provar o fruto do espargueteiro do Moreirinhas.

      Eliminar
    3. Para este ano já deu o esparguete, agora já está a começar a dar placas de lasanha!...
      Lá para Setembro começa a dar Tagliatelle...
      Tenho todas as qualidades durante todo o ano!

      Eliminar
    4. Mas colher isso deve ser uma massada...

      Eliminar
    5. Para ele não é massada nenhuma. Não te esqueças que quem trabalha é a Daisy!

      Eliminar
    6. ... e deve custar mais pôr lá a massa do que colhê-la.

      Eliminar
    7. ... e também é a Daisy que colhe a massa, ele só a come.

      Eliminar
    8. Claro que dá trabalho!
      O Biana julga que são todos como ele, que até anda de bicicleta sem sair da varanda...

      Eliminar
    9. E ele consegue andar de bicicleta na varanda, sem partir os vasos da Olga?

      Eliminar
    10. Fala quem não sabe o que é o aproveitamento compulsivo de espaços. Eu só não tenho uma Maria Oliveira, nem uma amoreira branca e outra tinta, porque não quero fazer concorrência a ninguém.
      E quem põe em causa a minha capacidade ciclista, sem acidentes com a Mata envolvente, é porque desconhece o comprimento e largura da varanda do prédio amaricano.
      Não me convêm aqui declarar a área por causa do EMI. Vocês até ficavam de boca aberta.
      rssssss
      Vocês estão a ver, já me sei rir à moda da Amazónia. Influências da Mata da Amazónia, pela sua semelhança.
      Por vezes penso que estou em Manaus. Só não tenho cá crocodilos, macacos há muitos...

      Eliminar
    11. O Alfredo também deve ter um arbusto desses que dá macacos.

      Eliminar
  15. depende do que se come!!!!!
    Comer massa é uma grande "MASSADA"!

    ResponderEliminar
  16. ...mas antes será um bolo alimentar!!!Não queimes etapas! Às tapas acontece o mesmo que às massadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a última etapa também dá muito trabalho... e esforço...

      Eliminar