sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Reciclagem

Esperança e Odisseia.

Nas fotos abaixo podemos ver uma obra de Heather Jansch dentro das novas tendências ambientais, criada com materiais da natureza e cujos os assunto são inspirados da própria natureza. Esta obra mostra-nos um potro denominado Esperança e sua mãe, uma jumenta que recebeu o nome de Odisseia.
Trata-se de uma obra de produtos reciclados a que se dedicam um grande número de artistas desta época, que por vezes nos deixam extasiados.
Heather Jansch, que é conhecido pelos seus desenhos e esculturas de cavalos de grandes tamanhos feitos de troncos de madeira mas que não são cortados nem modificados, levou mais de seis meses a criar um só cavalo.

Assim termino um conjunto de postagens que dediquei ao meio ambiente, durante a conferência sobre as condições climáticas em Paris.
Autênticas obras de arte que ficam para a posteridade e que jamais caducarão.

19 comentários:

  1. E terminas em beleza, porque estas, são sem dúvida as melhores, para meu gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-se de um trabalho cheio de simbolismo pela maneira como Jansch se inspira e executa as suas obras, Alfredo Moreirinhas. O efeito visual é extraordinário.

      Eliminar
  2. Estas esculturas são magnificas, o autor é um artista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As esculturas são fora de série.
      O autour é Inglês e desenvolveu um excelente trabalho no seu país, aonde é muito conhecido, Ló.

      Eliminar
  3. Escolheste bem estes dois trabalhos para finalizar o tema. Arte de grande criatividade ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Quito. Desde a escolha do tema, concepção e finilização visual, tudo é criatividade.

      Eliminar
  4. Magnificas obras para terminares este ciclo"Meio ambiente"
    Muito te temos para agradecer tão prestimosa colaboração.
    Esta espécie de blog tem ainda de registar a maneira desinterssada como tens colaborado, pois desde inicio "impuseste" o não recebimento de quaisquer ajudas de cus(t)po, numa declaração em conjunto com a Lucinda e a Joana! Foi um aívio para as finanças desta instituição,(assim outros fizessem o mesmo...é o fazes!!!!) que não tarda ser considerada Património MATERIAL Mundial das espécies bloguistas.
    Terminado este ciclo outros assuntos estarão na forja!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é...são beneméritos como este trio que te habituam mal. Estragam-te com mimos!

      Eliminar
    2. É sem dúvida uma excelente obra por todos os seus simbolismos e representação.
      Ainda não tinha visto o patronato passar graxa para depois arranjar maneira de não assumir as suas reponsabilidades para com os escravos, para mais que nem sindicato têm. Para todos os efeitos legais declaramos que após reunião democratica em familia, nenhum dos três mencionados pelo patronato abdicaram das suas ajudas de cus(t)pto. I n a d m i s s í v e l, pois com as suas declarações não fez mais do que tentar dividir os esforçados trabalhadores.
      Revoltados mas aqui fica um abraço (pois ainda não perdemos a esperança).

      Eliminar
    3. Este trio não o habituou mal, Carlos Viana. Isto é um patrão com a escola toda. Pensava que com esta tirada nos dividia mas os escravos estão bem unidos. Só não compreendo como após tantas dezenas de anos de companheirismo, duvidaste de nós.
      Mas como águas passadas não movem moínhos, toma lá um abraço nosso.

      Eliminar
    4. nada como dividir para reinar!
      Como é dificl equilibrar a contabilidade.
      Os benemáritos sabem como compensar os "ganansiosos"
      Embora por vezes dêm por vezes "uma no cravo,outra na ferradura"....pois já foram ao notário desfazer a escritura inicial! Agora vão para o rol do"deve haver, mas não há"!!
      É a vida! É como os alcatruzes da vida!!!Tanto estão em cimo, como em baixo na benemerência!
      Abraços e beijos!

      Eliminar
    5. Isso é que é um vício. É mesmo dividir para reinar.
      Estou crente que os meus colegas conhecem muito bem esse sistema e não vão acreditar que fiz alguma escritura. De todas as formas e como tal não é verdade, autorizo os meus colegas a irem ver o meu dossier ao notário que o patronato indicar. É assim que se tiram as dúvidas. Isso de andar de patins, trotineta, bicicleta, motorizada, moto, tenda, caravana, barco à vela, yate, asa voadora, planador, avião, bruta carro e um castelo com o meio ambiente controlado para viver à custa do que não paga aos escravos, tem de acabar e ser veemente denunciado. Inaceitável.
      Bom fim de semana.
      Bjs e abraços cá do trio.

      Eliminar
    6. Grande Chico! A nós ninguém nos calará!

      Eliminar
    7. É assim mesmo, Carlos Viana. Com um ferrenho de patronato como o que temos, dares a face... demonstra muita coragem.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Muito interessante, uma ideia excelente com uma execução maravilhosa. Mais uma vez, a Natureza como pano de fundo. Muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou absolutamente de acordo, Carlos Viana. Heather Jansch mostrou com este trabalho ser um artista fora de série.

      Eliminar
  6. Se bem que ainda não se saiba o resultado imediato do que saír amanhã da conferência de Paris, é para já certo que não foi uma perca total. Só o tempo nos pode dizer os seus resultados directos pois indirectos vão haver vários. No que respeita ao Quebec que sempre tem dedicado um esforço muito grande neste campo, o seu primeiro ministro anunciou em França que o governo vai criar uma lei muito especial. No futuro muito próximo, todos os veículos motorizados novos terão de estarem certificados como sendo veícluos de de poluição "zero" no momento da venda. Como a técnica já existe pois a Califórnia já há tempos impôs esta decisão, não vai ser difícil pô-la em vigor.
    Pequenos passos que todos os países podem dar, podem ser grandes passos que se farão notar num futuro muito próximo e para os quais não é preciso nenhuma convenção. Fácil se todos dessem um "geito".
    Só neste campo já é uma grande vitória.

    ResponderEliminar
  7. Por mim tudo é arte desde que me diga alguma coisa.
    Gosto,BEM FEITO.

    ResponderEliminar