domingo, 2 de setembro de 2018

CENTRO NORTON DE MATOS BERÇO DOS ENCONTROS DE JAZZ AO CENTRO-18 de Janeiro de 2003



CENTRO NORTON DE MATOS

      Fundado em 10 de Agosto de 1951

INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA

Contribuinte nº. 501 519 637
Rua Vasco da Gama – BAIRRO NORTON DE MATOS
Tels. 239 711 439 / 239 405 104    Fax. 239 716 603    email. centronortonmatos@hotmail.com
3030-074 COIMBRA – PORTUGAL

Câmara Municipal de Coimbra
Ao/C Exmo. Senhor Presidente
Dr. Carlos Encarnação                                 
Praça 8 de Maio
3000 – COIMBRA


Assunto: Programa Cultural para 2003

 


Exm.º Senhor Presidente,
Os nossos melhores cumprimentos

O Centro Norton de Matos é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos que se prepara para comemorar o seu 51.º aniversário. Dedicando-se a actividades culturais, desportivas e de entretenimento, no maior bairro da cidade de Coimbra. Contando com um total de 2.600 sócios e 1500 praticantes, distribuídos por 12 modalidades/actividades.

Em 21 de Maio de 2001 foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Coimbra a atribuição da “MEDALHA DA CIDADE DE VERMEIL”, pela sua capacidade de intervenção social, desportiva e cultural ao longo de 50 anos, na nossa cidade. Esta homenagem vem de alguma forma premiar o trabalho desenvolvido por todas as direcções ao longo do seu historial, da mesma forma que aumenta a responsabilidade da actual e futuras direcções.
No seguimento do exposto, é intenção desta direcção poder contribuir de forma significativa na realização de vários eventos de interesse para a cidade e para a região.
                     Estando a cidade em 2003 a celebrar a cultura em Portugal, vimos por este meio
apresentar uma proposta para a realização de um programa cultural para 2003, “Jazz ao Centro”. Pretendemos ajudar a criar um marco na história dos concertos de Jazz em Portugal, e um projecto  de referência a nível Europeu, colocando Coimbra na rota dos grandes eventos internacionais.

Certos da vossa colaboração,


O Presidente da Direcção

                                                                                               ________________________________________
                                                                                                           João Pedro Rocha Santos

















Jazz ao Centro arrancou com o pé direito

Noite memorável no Centro Norton de Matos


Foi uma noite a todos os títulos memorável, a de sábado, no Centro Norton de Matos (CNM). Sala cheia, com cerca de 270 pessoas, entre público em geral e críticos e jornalistas internacionais de Jazz, para assistir ao concerto inaugural do Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra 2003, a cargo do consagrado TrioX de Joe McPhee, Dominic Duval e Jay Rosen, com o convidado especial Steve Swell. Para além de ter constituído um momento musical do mais alto nível, no que respeita ao panorama dos concertos nacionais de Jazz, tendo sido já considerado pelo crítico e cultor de Jazz José Duarte como um dos dois melhores espectáculos de Jazz do ano no país, foi um dos principais pontos altos no mais de meio século de vida do CNM, que se assume definitivamente, com este evento, como um ponto de encontro cultural incontornável de Coimbra. Jazz ao Centro, recorde-se, é uma organização tripartida do CNM, Câmara Municipal de Coimbra e Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003, com a colaboração da produtora Trem Azul.
A anteceder o concerto, a organização realizou uma conferência de imprensa de apresentação dos Encontros, onde o director geral do evento e presidente do CNM, Pedro Rocha Santos, realçou a “nova dinâmica” da instituição, designadamente com esta iniciativa, que “coloca definitivamente esta casa no roteiro dos principais eventos culturais da cidade”, tendo como preocupação “descentralizar” os acontecimentos culturais em Coimbra, desiderato que vem, aliás, ao encontro das expectativas do parceiro Coimbra Capital da Cultura, que, pela voz do seu responsável pela programação, Fernando Mora Ramos, sublinhou o facto de ser uma colectividade local a desenvolver um projecto de carácter “universal” e aberto, tendo como premissa captar públicos de outros pontos do país e do estrangeiro. Isso, somado ao facto de não ser um mero Festival, no sentido tradicional do termo, apresentando concertos e “work shops” ao longo de todo o ano de 2003, e criando uma dinâmica de continuidade, leva a concluir estarmos perante uma aposta ganha a todos os níveis, que mostrou a sua vitalidade no concerto zero de sábado à noite.
O próximo concerto do Jazz ao Centro terá lugar no dia 18 de Janeiro de 2003, desta feita no Teatro Académico de Gil Vicente, cabendo o palco ao William Parker Quintet, com William Parker (contrabaixo), Leena Conquest (voz), Rob Brown (saxofone alto), Lewis Barnes (trompete), Hamid Drake (bateria). Vindos de Paris, o William Parker Quintet fará o segundo concerto do ano na Europa, sendo estreia nacional.

«O Concerto 0 de uma série mensal de 11 que se irão realizar ao longo de 2003. Ideia que jazzportug@l aplaude. Ajuntamentos de Concertos não são aconselháveis! Uma certa expectativa. Sala cheia. Bom início. Coimbra é um poço natural de juventude e curiosidade. Dois sopros e dois a fazerem de secção rítmica. Tudo resultou bem, mesmo e apesar de Duval ter partido uma corda do seu cbaixo!, tal a gana! Bom equilíbrio entre guerra e paz, entre gritos (que não se podem ouvir todos os dias ou noites...) e a outra Beleza, a da concentração e expressão calma. McPhee, muito bem, em 'mini' trompete e tenor!, um soprador de Chicago e quase tudo fica escrito; Rosen, um percussionista completo, moderno, também ele alternando muito bem suavidades com estrondos, um mestre escola, dá gosto vê-lo, ouvê-lo; Swell em trombone, o mais feroz de todos, mas capaz de corresponder a momentos de Outra Beleza. Verdade seja dita que os pontos altos do Concerto foram uma dupla de tenor / trombone e dois temas vagarosa e muito concentradamente tocados pelo 4teto, dois standards de jazz, puros e imortais, um de Ornette, outro de Monk. Quem diria! O que é bom é sempre novo!», José Duarte, in www.jazzportugal.net

Qualquer dúvida ou esclarecimento pode ser transmitida ao número 91 2214827. Certos do vosso interesse nesta informação, nos subscrevemos, com os nossos melhores cumprimentos,

P’la Direcção


Pedro Rocha Santos

zz ao Centro arrancou com o pé direitoNoite memorável no Centro Norton de Matos

















3 comentários:

  1. No dia em que foi editado em França o video da cantôra Franco-Brasileira DO MONTEBELLO, muito me apraz vir aqui conheceer este excelente artigo e vos dar os meus sinceros PARABENS! Sou Agente Artistico de 3 grandes nomes; os Americanos CIRCULAR TIME, os Franceses TIME TO TRAMP (que recentemente levei ao Casino Estoril) e deste grande nome de cultura Brasileira. "COIMBRA mexe" e isso é muito salutar! Grande abraço a todos! Aqui fica o trabalho da DO MONTEBELLO!https://www.youtube.com/watch?v=J2am3lyJuMA&feature=share

    ResponderEliminar
  2. Dá gosto ver o Centro com tanta vitalidade nas suas mais variadas vertentes.
    Uma saudação especial ao Bobbyzé, e pelo muito que tem feito e continua a fazer em prol da música. Para ti, meu amigo, os maiores sucessos.

    ResponderEliminar