domingo, 16 de setembro de 2018

Fachadas

A arquitecgtura em Montreal assim como em toda a província do Quebec vêm do tempo colonial francês, que mais tarde foi ultrapassada pela influência inglesa e que por sua vez veio a ser americanizada durante o século vinte.
Assim, quando se passeia por Montreal temos a possibilidade de ver fachadas de edifícios privados dos mais variados estilos, dos quais podemos ver alguns em baixo.

Fachadas do tipo torreões.
Outros tipos de fachadas que apresentam acabamentos em madeira ou metálicos.
Belezas encastradas.

4 comentários:

  1. Muito interessante postagem em que nós apresentas belas fachadas,muito diferentes conforme as influências francesas,inglesas ou americanas.Notam-se bem os diversos materiais usados, resultado como é evidente das diversas influências.
    Obrigado Chico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exactamente como o Rafael diz no que foi tocado nesta postagem, ou sejam as influências. Simplesmente há uma situação que no fundo não há ninguém que a tenha definido até hoje de forma concreta que é a utilização de escadas a saírem directamente dos apartamentos para a rua. Como hábito, só nesta zona são utilizadas. Se há quem tenha a agradecer, sou eu. Obrigado.

      Eliminar
  2. Obrigada por esta amostra de Montreal. Muito sinceramente aprecio mais umas que outras.Olhando as fachadas, não há um padrão uniforme, mas como explicaste, deve-se às diversas influências que aqui se notam de forma bem vincada. Uma abraço ...

    ResponderEliminar
  3. Andarmos a passear e a ver as fachadas, são momentos engraçados que podem ficar registados e que quando se quer, nos avivam a memória. Montreal vai ter de suportar um período de dez anos para recuperar todo este tempo que deixaram andar em certos locais sem reparações das suas vias citadinas. Assim, fácilmente ao fazermos fotografias vimos cones como o da primeira foto, que tiram a beleza toda à cidade pois há aos milhares, ao contrário deste caso em que só vimos um. A cento e vinte dólares cada cone, nem é preciso dizer mais nada… dava para divirmos por nós e por todos os que contribuem para esta maravilha de blogue. Nunca se perca a esperança.

    ResponderEliminar