terça-feira, 11 de setembro de 2018

O banco dos amantes

Esta escultura apresenta-nos um casal nu na sua intimidade, enquanto que uma terceira pessoa vira o olhar projectando a sua tristeza e solidão. Podem-se ler grafitos de frases sobre o amor de pessoas célebres como Menahem Begin, Indira Gandhi et Mère Teresa : «lembrarmo-nos todos os dias que somos irmãos», «o amor é o ritmo da vida», «amor com paixão para sempre». Estas pessoas de tamanho maior do que o normal, contrastam com o seu tema um pouco provocador. Enquanto o casal representa uma alegria de vida, a terceira pessoa transmite-nos a rejeição e o isolamento dando-nos a ideia de concepções de vida diferentes.

27 comentários:

  1. Ó Chico, esta escultura ficava tão bem na minha colecção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... precisava de uma grua, um contentor, um barco...

      Eliminar
    2. Biiingooo! Ontem quando acessei o Blog...pensei a mesma coisa. Mas...omiti-me!Porque fiquei a imaginar coisas na escultura que poderiam ser...censuradas....rsss

      Eliminar
    3. Se isto fosse publicado no Facebook, a conta seria bloqueada. O Facebook é alérgico a mamilos.

      Eliminar
    4. Não fico admirado com essa do facebook porque é um sistema irracional. Na prática o artista expõe o que vê e é aos outros de tirarem o seu ponto de vista. Esses é que podem levar para um ou outro lado. A maldade nunca vem do artista.

      Eliminar
    5. É isso mesmo, Chico. Ou, como a São Rosas adora escrever, "Eça é que é Eça!"

      Eliminar
  2. Autorizas-me a publicar um postalinho no meu blog porcalhoto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está dada a resposta. Depois vou lá ver.

      Eliminar
    2. Fixe, Chico!
      Já que não posso trazer a escultura para a minha colecção, levo a foto e o teu excelente texto para o blog «a funda São». Fica na forja para sair um dia destes. Obrigada, Chico. Tu sabes deixar uma miúda toda molhadinha...

      Eliminar
    3. É por isso. Não se pode dar-te uma asinha de liberdade. Tenho andado a dizer que estou no hospital mas com um comentário destes não me safo. Se a minha mulher vê o comentário acima, nunca mais saio do hospital a menos que mate todas as que queiram entrar e aí nem o pessoal se safa. Vá, põe-te lá socegadinha e deixa-me viver com os meus defeitos e efeitos. Não te esqueças que também vais no role.

      Esta é verdadeira: logo no princípio de casados, abriu uma mala e tirou um rolo da massa, chamando-me a atenção para ter juízo. Bem, como a demontração estava feita, ia começar a respirar fundo quando a ouço dizer: se não vai com esse, vai com este e mostrou-me outro muito maior. Estás a ver como passei estes anos todos. Só que de facto, a minha joínha nunca deu cabo de mim. Trazem-me para o hospital e ela vem-me buscar.

      Vê lá bem o dia destes que escreveste acima, pois o meu pode ser daqui a um ano ou esta noite.

      Eliminar
    4. "Um dia destes" é para qualquer um de nós, Chico. Como gosta de dizer o meu secretário, Paulo Moura, abre aço!

      Eliminar
  3. As notas explicativas, permitem "ver" noutro prisma este quadro de nus. O que aqui se retrata é arte e apenas arte. Boa postagem ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvidas, Quito. É um trabalho muito conseguido porque nos permite obervar a representação das diferentes formas de ver da sociedade.
      Abraço.

      Eliminar
  4. Magnífica postagem e que bem fica num jardim.Bom local para amar e para quem pretende a solidão.
    Um abraço Chico.
    Paulo em tempo oportuno o Chico dá a resposta e não duvido qual a resposta... a

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica sim senhor, e está mesmo no jardim botânico Rafael.
      Só ainda não percebi foi a resposta ao Paulo.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. A resposta da grua, Chico? Seria para fazer a esta escultura o que os nossos Amigos larápios fazem aos meus figos: trazê-la para minha casa. Abre aço!

      Eliminar
    3. Desculpe-me de pensar com atrazo Rafael mas tal é que a morfina faz os seus efeitos e não quero abandonar.assim ainda vai mais depressa que o comboio correio :)
      Um abraço.

      Eliminar
    4. Chegou na hora certa!!!
      Está sãozinha é mesmo assim e seja de inverno ou de verão apesar de utilizar guarda chuva anda sempre molhadinha!!!!

      Eliminar
    5. A culpa é vossa, que me cobris de mimos!

      Eliminar
  5. ...seria a resposta que deste! Vai para o porcalhoto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Dona São Rosas manda dizer que o postalinho já está na forja para sair amanhã. As 16h00, no fuso horário de Portugal, na hora de Verão (ou seja, uma hora mais tarde do que seria natural).

      Eliminar
    2. Com comentário ou não, lá terei que ir ver. Vamos lá ver se pés ficam cheios de pó.

      Eliminar
    3. Não te preocupes, Chico. O blog é porcalhoto mas e muito lavadinho.

      Eliminar
  6. Et voilà, Chico!
    Merci beaucoup (que, em português, quer dizer "obrigado pelo belo cu").
    Ouvre acier!

    ResponderEliminar