quinta-feira, 15 de novembro de 2018

A FRONTEIRA ...




 finito e infinito ...

Não tenho o culto dos mortos. Não corro nem nunca corri para aqueles espaços tétricos que são o ancoradouro da vida. Mas eis-me aqui, neste estranho paradoxo de, numa terra distante, ultrapassar o portão de ferro que me abre as goelas para a única certeza da vida. Ali, naquele pequeno morro, percorro campas e olho fotografias entre flores vivas e coloridas. Também por entre pedras tumulares de mármore de grande aparato, ou simples montes de areia, como se os que povoam este mundo terreno, queiram ainda fazer a patética distinção entre os herdados e os deserdados da vida. Deambulo errante por entre carreiros estreitos e vejo caras que me são familiares. Paro junto à última morada de um homem simples com um nome também tão singelo quanto foi a sua vida – apenas Francisco António. Ali fiquei, a olhar a sua fotografia por entre os cravos de uma jarra, porque hoje é dia de finados. E recordei a sua oficina de bater sola e do calçado dos fregueses pendurados em cavilhas espetadas na parede. E das vezes em que, por amizade, me engraxava os sapatos e me contava inocentes anedotas. Deixei quem tinha de deixar na intimidade de uma prece e saio daquele local. Lá fora, no cocuruto daquele pequeno monte, tenho uma vista privilegiada sobre a aldeia. Num dia morno, o Tempo parece que se escoou pelo fundo de um funil. Uma a uma, contei as onze badaladas do relógio que habita o alto da torre da Junta de Freguesia, que domina todo o povoado. Partir por ruas estreitas ladeadas de oliveiras, com num qualquer conto Bíblico. Depois, despir o luto institucional, como se o vazio da ausência tivesse data marcada. Sacudir aquela penumbra da alma na mesa de um restaurante da cidade albicastrense. Com os empregados que me conhecem há muitos anos, os sorrisos, as picardias do pontapé na bola ou a escolha do prato a degustar. E ele, o dono, lá apareceu de boné desportivo na cabeça, a falar-me de um tinto italiano de eleição a um preço exorbitante. Tremi de susto, mas o italiano de Verona logo me pôs à vontade. E prometeu-me que, na sua companhia, provarei aquele néctar dos deuses. E eu, neste dia de velório a roçar a espiritualidade, vou acreditar que beberei daquele vinho tão especial. Até lá, limitei-me a saborear um fino vinho branco que me fez despir a capa escura de um dia soturno, para relançar a vontade de viver. E de derrubar a fronteira mística e mítica entre o finito e o infinito.
Q.P.           

11 comentários:

  1. Caro Rafael

    Aqui está. De acordo com o que telefónicamente me pediste e mais ou menos no horário que avançaste. Fica bem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Ok e obrigado pela tua disponibilidade.
    Com a tua colaboração o blog lá segue a sua caminhada.
    Somos resilientes como agora está na moda ...

    ResponderEliminar
  3. Reflexão profunda que coincide com aquilo que há muito penso, de cada vez que me aventuro na paz de um cemitério.
    Lidas as tabuletas das campas rasas ou dos jazigos ostentatorios, fica-se sempre com a sensação que só morrem as pessoas de grande inteligência, de inatacável humanismo, de grande bondade, solidárias, todas elas merecedoras do reino dos céus.
    Apetece perguntar se não é melhor estar morto do que estar vivo, porque é ali sob o peso de sete palmos de terra, que finalmente são reconhecidas tantas virtudes que em vida nunca o tinham sido.
    Parabéns Quito

    ResponderEliminar
  4. Este é um assunto incómodo e até acredito que quem se deu ao trabalho de ler o texto, nem passou da primeira linha. Agradeço-te a colaboração, assim como a tua opinião sempre a reter pela tua reconhecida capacidade intelectual. O Doutor - Sucata ou a Sandra fazem-nos rir, mas há reflexões que por vezes partilhamos com amigos ou simples leitores, mesmo sabendo de antemão que o assunto não colhe a simpatia de ninguém e de que temos uma visão negativista da vida. São opiniões.
    Obrigado Rui, por colaborares. Para mim é sempre animador confirmar que leste estas e outras linhas na minha colaboração com o Rafael. Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Tomara eu ter um pouco do Dom de escrever que tu e o Rui Felício teem, para poder exprimir-me comentando o que escrevem.
    Mesmo sem esse Dom não me furto a escrever o que o meu pouco engenho e arte permite...

    Mais um belo texto em que recordas a tua passagem por terras de Castelo Branco.
    Um dia de finados, que te trouxe à lembrança ao percorrer os carreiros estreitos do cemitério, mais uma das figuras típicas dessas terra albicastrenses de seu nome Francisco António, que teve a profissão se sapateiro.
    Acrescentas outras recordações sempre marcadas pela nostalgia e que tão bem retratas na tua escrita.
    Dá gosto ler e reler estes teus textos que muitos dos nossos amigos e não só o fazem com prazer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Ó Quito, tu nem penses que escreves para o boneco!
    Aliás, no Jornal do Fundão, fazes falta...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo, caro Paulo. Quanto ao JF, cá o continuo a receber em casa, pela qualidade e também reconhecimento de ter tido ali uma página durante 2 anos, que a ti devo. Ingratidão nunca fez parte do meu dicionário.
      Um abraço

      Eliminar
    2. E ainda agradeces por me teres dado o prazer de te ler no meu jornal favorito!

      Eliminar
  7. Ainda tens coragem por deambular pelos carreiros estreitos da última morada!... Eu nem entro! Quando lá entrar terão que me arrastar e já não sairei...
    Mas acabou bem! Como bom português, acabou sentado à mesa a comer e a beber um bom vinho, nem que seja italiano!...

    ResponderEliminar
  8. Me desculpem os "MACHOS" ... mas nao consigo reter esta anciedade de me debrucar sobre a sua , Quito, forma narrativa que leva pra lugares surpreendentes a minha emaginacao... Continue, lhe agradecemos, a nos presentear... OBRIGADA

    ResponderEliminar
  9. Um texto sombrio pelo tema que a todos toca e tocará, mas a morte faz parte da vida!
    Tenho muita dificuldade em entrar nos cemitérios mas acompanhei o Quito neste seu deambular e, felizmente até deu para perceber que a vida continua!

    ResponderEliminar