terça-feira, 19 de junho de 2018

RECANTOS DE COIMBRA

JARDIM DA SEREIA....pouco recomendável turistícamente pelo abandono em que se encontra, principalmente os lagos sem água...
   Praça da República- Entrada principal do Jardim da Sereia
    Pormenor arquitetónico  da parte superior do Pórtico de entrada
    Cascata-Agora
  Cascata como seria suposto estar... (NET)
    Jardim "Jogo da Péla"! actual
   Jardim da Péla devia no mínimo estar(foto net)

  Aqui e em baixo- esculturas em ferro de Rui Chafes.

   Álea  junto ao campo de Santa Cruz...donde se viam jogos à "borla"...
    Campo de Santa Cruz
   Campo de Santa Cruz 

   Rua Alexandre Herculano
  Praça da República- Posto de Turismo e esplanada Café  Cartola

7 comentários:

  1. Gostei, pois também temos do bom omo em todas a cidades.
    Coimbra tem recantos lindos que bem se podem aproveitar. Esta amostra è essa demonstração.
    Não esqueçamos os azulejos de paredes da rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes e os murais que penso estarem na fachada da AAC na Sá da Bandeira. Deve haver mais mas eu não tenho ainda o previlégio de os conhecer.
    Hoje em Montreal passear-se na rua é um risco constante pois deixaram andar todo o tipo de traba;hos de rua e agora está tudo esburacado com os buracos feitos pelo último inverno e invernos anteriores. É claro que não gostam que se diga e a memória a maior parte das vezes é curta mas para mim tal deve-se aos médias e aos nosso políticos de hoje que só pensam no voto. Há anos atrás, os médias ao entrevistarem as pessoas no meio da rua perguntavam-lhes se a cãmara devia pôr o dinheiro para a saúde, educação ou reconstrução das estradas que só serviam os previligiados e assim com perguntas nítidamente dirigidas, as pessoas diziam saúde e depois a educação, o que os políticos atrás do voto seguiam religiosamente. Quando caíu um viaduto que originou mortes, os médias puseram-se a gritar que os nossos responsáveis nunca tinham arranjado as ruas. Agora Montreal está toda esburacada com os buracos que aparecem e os que os grabalhadores fazem pois aproveitam para também estão a substituir as canalizações de todo o tipo e condutas de fios eléctricos, com uma planificação de dez anos. Dois já passaram, por isso ainda falta oito.
    É certo que são os políticos que somos obrigados a eleger com a ditadura da democracia pois não podemos escolher outros senão os que põe nos boletins dos votos e que são os verdadeiros responsáveis da sitiação mas os médias que se bem utilizado têm uma força enorme e fazem muitas vezes um excelente trabalho mas que noutros casos criam as situações, depois criam a aqui D’El Rei como se não tivessem nada a ver com a desgraça.

    Enfim, aqui como aí.
    Francamente, esta postagem até me encheu a alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vão várias falhas nesta escrita mas como estou para saír, não tive tempo para rever e sei até que ponto são condescendentes.
      Abraço.

      Eliminar
  2. É uma pena como o Jardim da Sereia está votado vo abandono.Com tanta água que tem chovido, como é possível os lagos e a cascata não terem água...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como ainda estou dos olhos não me apercebi desses pormenores e sendo assim fico com muita pena.É certo que a parte velha mostra muito abandono e a parte nova não tem nada central que lhe dê vida e permita desenvolvê-la para outros lados, dando-lhe outra aparência.

      Eliminar
  3. Sem ter a ver com a postagem...mas com a notícia que dá conta de ontem ter encerrado portas a MARVAC, ou seja a 23/a loja da Baixa, ficava na rua Simões de Castro junto ao Senado pertinho do pavilhão do Spot Coninbrecense

    ResponderEliminar
  4. Coimbra, para além de mal cuidada, tem vindo a perder protagonismo. Braga, Aveiro e Guimarães, têm hoje uma notoriedade que Coimbra perdeu. Ter um hospital e uma torre da universidade, já não chega nos tempos de hoje. Sobretudo Braga, agora a terceira cidade portuguesa na excelência da seus polos universitários e na qualidade de vida das populações. Até no aspeto desportivo, o Sporting Clube de Braga tem vindo a assumir relevância em Portugal e na Europa. E este simples facto, não é meramente desportivo, pois projeta a cidade fora de portas e o seu turismo. Tudo resulta de gente empenhada e este caso da equipa minhota, mais não é que o barómetro da cidade em todas as suas vertentes. A Académica de Coimbra também é barómetro. De uma cidade presa em equivocos, que se assume com uma relevância que já não tem. A história patética do fidalgo arruinado.

    Mais uma loja que fecha, numa cidade que perdeu o seu tecido empresarial. Coimbra está doente. E nós, os que gostamos da nossa cidade, estamos naturalmente incomodados. Todo o resto, é uma população flutuante e estudantil, que caiu em Coimbra de paraquedas e assobia para o lado.

    ResponderEliminar
  5. Ahhhhhhhhhhhhh! Não deixem que se perca. As autoridades são mesmo ervas daninhas...vão destruindo tudo. E, se não bastasse, muitos parasitas ajudam.
    Passei a "gostar" da Coimbra de todos vocês. A Coimbra cantada pelo Rei, Roberto Carlos.

    ResponderEliminar