segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Terceira idade em actividade

Ou a liberdade de vida em Montreal

12 comentários:

  1. Adoro, quando vejo, que - para muitos - a vida simplesmente não acabou aos 50 anos em diante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama a Mamãe
      Por estes lados estão muito habituados a fazerem manutenção desde a juventude. Nesta zona habitacional é hábito ver pessoas da idade de oiro a fazerem marcha ou corrida a partir das seis da manhã, além de todos os outros tipos de manutenção que se vão vendo pelo dia fora nas diferentes idades. Neste caso, este "veterano" deve ir praticar hokey sobre rodas mas de inverno, jogam hokey no gêlo. No hokey no gêlo, além dos profissionais, têm muitos campeonatos para amadores a que chamam "ligas de garagem" e que estão escalonadas de acordo com as idades. Já vi nestas ligas responsáveis de grandes companhias, para manterem o dinamismo necessário durante todo o dia. Numa dessas ligas acima dos setenta anos, o melhor marcador tem oitenta e oito anos. É um ídolo.
      As pessoas ainda válidas, procuram ocupar o tempo com desportos mas também há os que se inscrevem em escola de circo, teatro, etc, mesmo numa idade já avançada. Vivem satisfeitos e transmitem felicidade

      Eliminar
    2. Marcha ainda vou fazendo, mas corridas nem a pé...a não ser às vezes para apanhar o BUS!
      Há ginástica para séniores...Nada mau.

      Eliminar
  2. Eu nem de bicicleta sei andar quanto mais nessa treta!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também há os que andam de trotineta, Alfredo Moreirinhas. Começaram a irem de trotineta para a escola em miúdos e hoje não querem outro tipo de locomoção.
      Quanto aos patins, há quem vá e venha do trabalho com eles. Os de roda grandes, chegam a dar vinte e cindo kms/hora como pude verificar com a minha bicicleta. Faz melhor ao físico que a bicicleta e outros tipos de manutenção.

      Eliminar
  3. Oh Chico, o Pedro Sousa Dias, lembras-te dele?, costuma andar de patins nas ruas do bairro. Gosto muito de o ver a correr por aí pois faz-me lembrar os meus tempos de menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me do Pedro Sousa Dias e penso que faz muito bem, Ló. Os patins obrigam-nos a mexer o corpo todo e a transpirar. Bons velhos tempos em que andávamos de patins no bairro.
      Meninos/as, por muito que não queiramos, somos nós todos.

      Eliminar
    2. Mas tenho a impressão que o Pedro já se deixou desse desporto...Agora é mais dança de salão!

      Eliminar
  4. É verdade, Chico ! Nos velhos tempos, os bairradinos andavam de bicicleta e patins no bairro. Na Rua do "Volta Atrás", onde morava o Couceiro, a Ana Pera,o Azenha e o Alberto Chocolate, jogava-se hoquei nos boeiros, com uma bola de madeira e troços de couve. Bons tempos de meninos ...

    ResponderEliminar
  5. Bons velhos tempos, Quito. Agora por estes lados, nas zonas habitacionais com menos movimento, a juventude coloca num dos lados da rua uma rede de baskete ou de hokey, tudo das verdadeiras e passam horas. Hoje até a distracção é com qualidade. A vida está cada vez mais difícil.

    ResponderEliminar
  6. É à tua porta?Sem perigo! A estrada é toda do patinador!
    Pois aqui vai tudo para ginásios!!!!Estes são como cogumelos!
    Talvez seja exagero...mas em cada rua há um ginásio para tratar do corpo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É relativamente perto da minha porta mas noutra rua, Rafael. O patinador vai descontraído porque não ouve nenhum motor atrás. Se ouvir encosta e faz os sinais como um automobilista. Sã convivência.
      Aqui os ginásios não faltam mas nos centros comerciais, zonas comerciais e em baixo nos prédios de habitação altos. Há muitas pessoas interessadas nesse tipo de manutenção. Também há ginásios de boxe, aonde o sexo feminino não falta. Não querem perder uma chance.

      Eliminar