sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Coimbra

Mesmo com nevoeiro na serra, Coimbra oferece-nos paisagens maravilhosas.

34 comentários:

  1. Respostas
    1. Sim, como podes ver no monte mais recuado. A cidade já estava sem nevoeiro, Tonito.

      Eliminar
  2. Parece-me que em primeiro plano está o Colégio Rainha Santa. Por detrás, talvez o episcopado. Será ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por detrás parece-me o Colégio São Teotónio, Quito.
      O da Colégio da Rainha Santa até dava para receber nessa zona com passagem subterrânea uma saída do futuro metro. Ainda antes, em frente do Mercado do Calhabé, também com uma passagem subterrânea lá podiam pôr outra saída do futuro metro. Prever é antes.

      Eliminar
    2. Em primeiro plano é o colégio da Rainha Santa, em segundo o Seminário (até se dizia que havia túneis a ligar os seminaristas com as freiras, lembram-se?)

      Eliminar
    3. Então TeresaB!!!! túneis a ligar os seminaristas com as freiras,?
      Vai-te confessar!!!

      Eliminar
    4. Desde os 15 anos que não faço tal parvoíce, Rafael.E encerrei esse capítulo comchave de ouro, a mandar o Aníbal abaixo de Braga...

      Mas as lendas de túneis em Coimbra são mais que as mães freiras...até os havia por baixo do rio! Eu não sou má língua, mas para azar meu, guardei memória das histórias que ouvia em criança...

      Eliminar
    5. Teresa B
      Ai..., e eu que pensava que conhecia os túneis de Coimbra. Só sei dos da rua da Sofia que vão até ao cimo do Jardim da Sereia e depois ainda haverá uma ala que vai até aos Olivais. Ai os padres... se há tuneis, eles deviam utilizá-los quando iam confessar as freiras para não apanhar frio, coitadinhos. Esses ao menos não faziam pedófilia como aqui que ainda a semana passada, vinte padres fizeram um acordo para não irem a tribunal. Esses se iam, era com adultas que consentiam. É um caso que este Papa não consegue resolver pois não depende só dele. Se fôssem autorizados a casarem, não havia nada disto. Eu sou católico mas não posso estar de acordo com tudo

      Eliminar
    6. Olha Quito. Também não vi o seminário. Estou a ver que tenho que ir dar umas voltas a pé, só que daqui para aí... devia-me afogar.

      Eliminar
  3. A foto ampliada é um espanto. Mas tenho dificuldade em reconhecer bem as zonas...
    De que ano é a foto? 4 anos?
    Em cima do lado esquerdo parece-me ser uma Torre da Penitenciária.
    Lá mesmo no cimo o depósito de àgaua de Santo António dos Olivais.
    Cá para o fundo é que tenho ainda mais confusãp: onde está o gundastte ser´ na Quinta de D.João(duvido). Esta urbanização já tem muitos anos..
    à esquerda diria que é uma casa recuperada em frente ao Colégio da Raimha Santa...mas foi recuperada Há pouco tempo..
    Vamos continuar e vou aqui colocar a postagem sobre esta casa recuperada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a foto tem quatro anos. Tudo o que diz, parece-me estar certo no que respeita a localizações. Só que a Quinta de D. João, não conheço. Quanto à casa à esquerda, se foi recuperada há pouco tempo... bem os anos passam. Já lá vão quatro pelo menos.

      Agora vou-vos contar uma para nos rir-mos passada comigo ontem.
      Fui operado por causa de um rim, foi um sucesso e à noite já estava aqui a comentar.
      Como sempre perguntam-nos o nome completo, ano de nascença e aonde é que vivemos, para verem se a "testa" está boa. Por vezes também nos perguntam aonde é que moramos, o que não aconteceu ontem. Depois lá vem a pergunta se sabemos o que nos vão fazer e aonde, pois se não der certo com o que médico escreveu, lá têm que ir rever o processo. Um médico também se pode enganar. Depois é que fiquei admirado quando me propuseram como anestesia uma epidoral. Perante a minha admiração por ignorância houve logo um que me garantiu que não me tocavam nos ovários nem me tiravam nenhum bebé. Risada geral. Não custou nada, só senti um piquinina picura. Aceitei mas ainda mais admirado fiquei quando vi que me entraram pelo apêndice que o homens têm em baixo e foram até ao rim. Não senti nada, estou muito bem disposto, tratado e satisfeito. Não tenho nenhum buraco a mais. Desconhecia isto.
      Agora é que notei o que uma pessoa sofre na vida normal, pois fiquei sem sentir nada do peito para baixo. Foi tão bom... há tantos anos que não sentia dôr nenhuma... Enfim... experiências da vida de um ignorante.

      Eliminar
    2. E tu então dá-te para rir!
      E entraram pela apêndice que tens em baixo?Couberam lá?Passearam pelo rim?
      Não sentiste nada?
      Iam de sapilhas!
      És o maior!
      Como tu só conheço o Bobbyzé e as médicas da Argélia!

      Eliminar
    3. Eu tenho que me divertir com o que vai aparecendo, Rafael. Se levo tudo a sério... Francamente, admirei o trabalho. Não sei qual era a marca das sapatilhas mas andarem a fazer turismo até chegarem aos rins...
      Falo nisto abertamente porque aqui fala-se assim e uma pessoa habitua-se. Talvez aconteça o mesmo com o Bobbyzé e as médicas da Argélia. É possível que cá fora haja uma maior abertura e portanto menos convencional. Mentalidades diferentes.

      Quanto ao prédio por trás do Colégio Raínha Santa, deve ser de facto o seminário. Com o tempo já de vez em quando fico baralhado. Vá lá, vá lá, porque ainda vou conhecendo a nossa cidade muito bem. Vamos a ver se não me esqueço mais.

      Eliminar
    4. Já agora aí vai outra para rir, Rafael mas que é verdade. O sangue dos austronautas no espaço distribui-se muito mais por igual por todo o corpo. As mulheres apresentam os seios com muito mais volume e os homens... é o pandice. Isto foi explicado pelo o austronauta Chris Hadfield. Como vê, as pessoas aqui falam muito à-vontade.

      Eliminar
    5. Muito gostas de ler o nome, São Rosas: apêndice, "menina", apêndice.

      Eliminar
    6. Ah! OS astronautas ficam com apendicite!
      - É grave, doutor?
      - Não! É aguda!

      Eliminar
    7. Não o disse, Paulo Moura mas da forma como Chris Hadfield se exprimiu, parece que é aguda.

      Eliminar
  4. Aquele palacete do lado esquero no inicio da Ava Urbano Duarte será este?HUM!!!

    FOTO

    ResponderEliminar
  5. Esqueçam a foto de cima. Não é, nem mais ou menos.Talvez seja colégio Rainha Santa. E o Edificio grande não será o Seminário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aí não vou há muito tempo mas o seminário parece-me que fica por trás do colégio, Rafael.

      Eliminar
    2. Rafael
      O seminário de Coimbra sempre o vi de frente e tinha várias torres, o que acabo de confirmar na net. Ora aí vê-se bem na foto ampliada o Colégio Raísanta Santa. Atrás o que penso ser o colégio S. Teotóneo e atrás desse, é que se pode notar um edifício com umas torres. Esse edfício com torres é para mim o seminário. Além disso, como sempre vi o seminário de frente, nunca reparei que fizesse esquina. Tudo o escrevo é de memória pois os anos já lá vão.

      Eliminar
  6. Cum caraças, Chico!!! Tubos por aqui e por ali e tu ainda te ris ?! Fiquei verde só de ler e mais não sou do Sporting !!! Já subiste mais uns degraus na minha consideração que já é muita ...

    Hoje de tarde, tenho estado entretido a fazer um texto para o blog do Rafael, apesar do tipo não me pagar os honorários. Enquanto eu ando teso que nem um carapau pescado há 3 dias, ele passa a vida em festanças e romarias a comer até lhe doer a placa dentária. Haja paciência para aturar o castelão de Penela !!!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei desta vez porque achei piada, mas não costumo falar de pequenas coisas, Quito. Hoje faz-se uma operação destas em pouco tempo.

      Isso o Dom Rafael, deve ser um bom garfo. Ainda bem, anda contente.

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Por trás do CRSI está o seminário e um pouco mais atras o hospital militar. Em baixo à dta ve-se o telhado do Colégio de São tetónio. Os 5 prédios enfileirados são da Ladeira do Seminário e ve-se , realmente a torre da penitenciária e o depósito da água dos Olivais

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Obrigado pela achega, só que não me lembro ou não conheço o que é o CSRI. Desde já agradeço a informação.

      Eliminar

    2. Já compreendi o que é o CRSI e portanto também o que é o seminário. Tinha-lhe trocado as letras. Demorou mas cheguei lá... Não precisas de dar mais nenhuma informação. Obrigado.

      Eliminar
  10. Seria bom que algum que conheça confirme o que está logo a trás do Colégio Raímha Santa. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não é preciso. A Ló já tinha confirmado acima. Eu é que tinha trocado as letras.

      Eliminar
    2. Boas e rápidas melhoras. Fica bom depressa

      Eliminar