segunda-feira, 16 de novembro de 2015

NOTICIAS DE COIMBRA-Actualização novas fotos...de qualidade!

Algumas fotos do espectáculo da AJA no Restaurante República da Saudade-Novas fotos.De qualidade!






 Outras fotos de...qualidade...Via AJA
Participação da Celeste Maria lendo um poema

«A minha voz não ouve a voz do vento»
Poema escrito em Coimbra, em 1955:

A minha voz não ouve a voz do vento
A minha mão não sente a mão que sinto
Os meus olhos não vêem o que eu vejo
Desisto e invejo o que me dá alento


Seduzo-me a tentar mas não me tento
Pretendo-me sem dar-me o pretendido
Se busco perco-me onde não há p’rigo
Nutro de olvido com que me sustento

Se por aqui não venho ali não sigo
O que me traz por cá foi-me esquecendo
Desfaço o feito e faço o presumido
Nada consigo e nisto vou cedendo

Nisto prossigo e nisto me entendendo
(A voz de bronze que me traz consigo)
Ó minha amada vê como estou vendo
Ceia também comigo ó meu amigo


Foto AJA
Foto AJA
Foto AJA

Tomem lá uma foto da Joana Moura com um bocadinho mais de luz e de nitidez, no momento em que Alípio de Freitas falava, com a cara iluminada pelo telemóvel do Paulo Moura, que filmou os 20 minutos em que ele falou da forma como conheceu José Afonso e como criaram uma forte amizade:

Foto  Joana Moura

37 comentários:

  1. Reportagem possivel por mim, incluindo apenas fotos em que estão amigos nosso que estiveram presentes nesta festa da AJA
    È natural que apareça outra com mais qualidade...
    Estavam lá grandes fotógrafos, como o Manel da LeKas, Paulo Moura e , Joana e Mariana...
    Vamos lá ver, aguardando

    ResponderEliminar
  2. A Celestita leu o poema tão bem...
    Tu, Rafaelito, não deixas os teus créditos em mãos "alheiras". António Ataíde a desculpar-se por não saber se estava a ser ouvido na sala:
    - É que eu sou surdo de um ouvido.
    E grita o Rafael lá do seu sítio:
    - E eu sou dos dois!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...as verdades devem ser ditas na altura própria.! Mas consegui ouvir as cantorias todas, poemas e intrevenções...menos uma porque o interventivo estava de costas para mim!

      Eliminar
    2. Gostei de te ver de pé, no «Grândola»... ihihihih e rsrsrsrs

      Eliminar
    3. Juro! Não se levantou logo... mas lá foi com a maioria!

      Eliminar
  3. Muita gente conhecida e amiga num jantar e espétaculo de homenagem e recordações. Gostei da reportagem, apesar das fotos estarem um pouco desfocadas. Mas isso não é relevante ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Rafael poupa no flash, para precaver os tempos que aí vêm...

      Eliminar
  4. Das fotos estarem desfocadas...Algumas (2) focos desfocadas...e uma não é minha).O resto é escuridão, e eu não sei tirar escuridão.Ainda percebes menos de fotografia que eu!Mas não é relevante.
    Ah! e esarem escuras deve-se também ao momento actual...é preciso ter cuidado!

    ResponderEliminar
  5. O espectáculo foi bom, pois foi, mas para isso trabalharam os elementos da AJA e para mim, MUITO o PAULO MOURA! Quem pagou a maior factura foram as sestas que não fez...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recebi muitos elogios pelo trabalho feito. Os maiores, foram de quem não sabia quem fez o quê. Por exemplo, a Teresa Portugal elogiou o título do evento, «José Afonso a partir de Coimbra», sem saber que foi ideia minha. Fiquei satisfeito. O meu ego também precisa de festinhas.

      Eliminar
    2. Gostei da reportagem do Rafael pois vi muitas caras que recordo.
      Aqui fica uma festinha ao "ego" do Paulo Moura. Falando a sério: compreendo.

      Eliminar
    3. Chico, foram cinco meses a preparar tudo. E com pouquíssima gente a ajudar. Estou muito satisfeito com o resultado.

      Eliminar
  6. Apanhei o organizador mor de cócoras, fotografando tudo e todas as passagens do evento com telemóvel e máquinas fotográficas à séria.
    Parabéns, Paulo, melhor era impossível!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo menos eu confesso: não conseguiria fazer melhor. Dei o meu melhor.
      Bem hajas, Celeste, pela excelente leitura do poema de José Afonso "durante a sopa", cravada à última da hora. Amiga como sempre, Amiga sempre.
      Bem hajas, Rafael, pelas sugestões, apoio logística de bolinhos e muitos etc. Amigo como sempre, Amigo sempre.
      Abre aços!

      Eliminar
  7. Que bem Celeste! Magnífico poema do Zeca e declamado de uma forma maravilhosa. Obrigada e os meus parabéns a todos que de uma maneira ou outra, colaboraram neste evento. Para o Paulo Moura, um especial agradecimento, pelo seu espetacular trabalho. Um grande abraço para todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, Zeca!
      No TAGV decorreu o primeiro "Festival de Música Zeca Afonso", promovido em 1989, pela CMC, diariamente e durante uma semana.
      Por lá passaram dos maiores intérpretes das músicas de Zeca.
      Sérgio Godinho, Manuel Freire, o actual presidente da AJA (lamento mas não me recordo do nome), entre outros. Também da Galiza vieram contributos para o Festival.
      Teresa Portugal, aqui referida, deu seguimento ao Festival em 1991 e 1993, pelo menos. Depois não me recordo se teve continuidade.
      Viva o Zeca!

      Eliminar
    2. Não teve seguimento. E isso foi várias vezes realçado pelo Núcleo de Coimbra à Câmara... que faz ouvidos de mercador...

      Eliminar
  8. Não sei o que consta aí mas a Televisão da Rádio Canada deu Portugal como um dos três países europeus que está a tomar medidas muito próximas das francesas.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
  9. Pelas fotos, acredito que deve ter sido uma noite bem passada e cheia de emoções.
    A organização é 5 estrelas, tem tudo para dar certo.
    Parabéns pela iniciativa, um abraço ao Rui Pato e VIVA o Zeca!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correu tudo muito bem. O Rui Pato escreveu uma mensagem ontem, que publicou no Facebook:

      "Amigos
      Ainda estou comovido com o nosso jantar espectáculo de ontem.
      Para além de tudo... foi, das dezenas e dezenas de participações em eventos análogos em que estive, sentir, pela primeira vez, o Zeca de Coimbra, o Zeca no seu percurso pelo fado, pelas primeiras baladas, o Zeca sem dinheiro, sem emprego, o Zeca na Brasileira, o Zeca que, distante , escrevia cartas falando sempre com saudades desta Coimbra que... muitas vezes tem sido esquecida no percurso do Zeca.
      Zeca Afonso é tudo aquilo e muito mais do que todos sabem e se tem dito. Mas Zeca também, "antes do mito" , tem muito da sua história, da sua matriz cultural, poética e musical , em Coimbra. E, esquecer isso, é faltar-lhe ao respeito, é amputá-lo.
      Bem AJA
      Rui Pato"

      Eliminar
    2. Coimbra não é uma lição no que diz a Zeca Afonso.Outros, e devido à inércia de Coimbra, se aproveitaram, duma parte da vida de Zeca Afonso esquecendo a sua passagem por Coimbra...que agora com esta iniciativa nos apercebemos que é a peça fundamental de toda a carreira de Zeca Afonso..
      Deixo aqui a miha homenagem a Mário Mata e os amigos de Zeca Afonso, que vai mantendo aqui por Coimbra a sua memória! A partir de PENELA! Há quem não lhe dê o mérito....São as capeilnhas a funcionar!
      A Cãmara de Coimbra devia tira a placa da rua de Zeca Afonso do local em que está e reparar este enorme erro...desprestigiante!

      Eliminar
  10. Realmente as foto dizem tudo.Deve ter sido uma noite de sonho.
    Abraço ao Rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As fotos do Rafaelito (e as minhas, do telemóvel, também) dizem é que foi uma noite desfocada e com pouca luz :O)
      Mas acrescentei lá em cima uma foto tirada pela minha filhota Joana, com uma Nikon, para se ver o ambiente daquela noite.

      Eliminar
    2. É a mania, digo "chiqueza" Saloia. de fazer tudo às escuras! Será para poupar!?
      Fico um pouco mais contente com a foto da "potente" máquina da Joana.Sempre se vê mais um pouquinho ao fundo do túnel.Tamb+em tirei uma que apamha a sala toda...ainda bem que não a publiquei...a da Joana está... melhor!
      Mas a noite não foi desfocada na parte que mais interessava. A parte principal esteve bem "FOCADA"! Nesta vida feita de escuridão...não a tornem ainda mais escura!HAJA LUZ!

      Eliminar
  11. Uma excelente iniciativa do Paulo Moura em louvar uma das figuras mais emblemàticas da musicalidade Portuguesa! Fiquei imensamente contente ao constatar que a MUSICA dum Homem que tanto deu ao Pais, consegue ainda hoje reunir todos aqueles que tanto o continuam a admirar. Imagino as recordaçoes e emoçoes que o "nosso" RUI PATO deve ter vivido nessa bela noite!
    Gostaria tanto de ter podido estar convosco! Quanto às fotos desfocadas, Rafael, lembra-te que o famoso fotografo HAMILTON enriqueceu ao vender fotos desfocadas!!!! Grande abraço a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram cinco meses a preparar aquilo, na maioria das áreas assumindo eu tudo ou quase, Bobbyzé. Valeu a pena mas já disse que não repito algo assim, sem mais gente a colaborar. Coimbra é muito "palmadinhas nas costas mas trabalhar está quieto"!

      Eliminar
    2. Grande verdade...
      Parabéns pelo teu trabalho, iniciativa e capacidade de organização.
      Aquele abraçon

      Eliminar
    3. Organizaçon, querias tu d'zer...

      Eliminar
  12. Chico já viste onde está agora a postagem -Noticias de Coimbra sobre a AJA?

    ResponderEliminar
  13. Salvo engano, deixei um comentário de Parabéns...e até perguntei se a 7ª foto era o reflexo inverso do espelho.
    ... mas isso foi ..ontem(?). Agora, ao acessar, não o vi.
    (Forças estranhas tramam contra mim!)....rsss
    De qualquer forma, repito: Parabéns...Um privilégio de quem esteve presente,

    ResponderEliminar
  14. Aqui apenas foram acrescentadas 3 fotos(uma substituiçao-da celeste lendo o poema), A 7ª por ventura já não será a mesma!
    As forças estranhas...entranham-se e enfernizam-nos a vida!
    Um abeijo

    ResponderEliminar