segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Terra

A nossa casa.

Começa hoje em Paris a conferência sobre as alterações climáticas, pelo que é o momento de reflectirmos sobre o que vai pelo mundo neste assunto e não esquecermos que a nossa verdadeira casa é a "Terra", que tão mal tem sido tratada.

Fotos: Joana Silva

10 comentários:

  1. Não acredito que vá sair grande coisa dessa conferência! Os maiores poluidores do mundo não estão para isso. O dinheiro manda mais...

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Alfredo mas podemos estar enganados Está a falar o ministro francês mas não diz grandes novidades

    ResponderEliminar
  3. Cimeira mediática que não passa de palavras e intenções. A poluição ambiental, de certa forma, também se poderá dizer que é um atentado à Humanidade ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que vai ser difícil chegar a um acordo ideal mas desde que se consiga uma evolução da situação, já não é mau de todo.
      Evolução já há, nós é que nos habituamos e nem ligamos. Basta ver a utilização da energia eólica e solar além de muitos outros produtos, como a reciclagem por exemplo.
      Continuam-se é a fazer crimes inaceitáveis como os das florestas, rios e outros.
      É certo que a miséria existe e de que maneira... Mas também é certo que antigamente só os senhores feudais andavam a cavalo e hoje, imensas pessoas deslocam-se no seu próprio carro.
      Francamente, gostaria de uma evolução mais rápida e isso só se consegue quando a grande maioria falar no assunto.
      Estas semanas vou pôr artigos respeitantes à Natureza.

      Eliminar
  4. Bom tema, boas imagens!
    Mas sinceramente, penso que mais uma vez não é para levar a sério! Com esta velocidade toda dizem que vão abater 2ºC no ano 2050!Ou será que ouvi mal?
    É ridiculo! Como ficaram todos alinhadinhos na fotografia!
    As imagens que deram da China são impressionantes!!!Nem assim arrepiam caminho.
    A China diz que vai inverter a situação!!! Se entretanto não morrerem todos!Digo eu!
    Claro que vão chegar a um acordo...MAS QUE NÃO VÃO CUMPRIR!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rafael
      A China até há uns dez anos, nem queria ouvir falar no assunto. Só que com o smog que tem tido, chegaram à conclusão que lhes sai muito mais caro do que se tratarem do assunto.
      Nestes últimos anos têm feito progressos, só que o problema já alcançou proporções inaceitáveis.
      Neste momento até têm a maior companhia de taxis eléctricos no mundo.
      Outro que está no mesmo caminho é a Índia, assim como alguns países africanos. É claro que certos países para conseguirem o desejado, têm de ser ajudados pelos outros.

      Depois ainda há as hipocrisias: o Canada que está pronto a ajudar os outros, exporta os restos dos computadores que são altamentes poluentes para Hong Kong, que por sua vez envia para a China. Assim, nesse campo, o Canada não polui. Esta semana vou postar sobre a Natureza mais duas vezes, assim como na próxima. É preciso aproveitar a embalagem pois é um assunto com interesse para ser falado.

      Eliminar
    2. Ver as tuas postagens sobre temas importantes para a Sociedade e sobretudo como abordas mais profundamente em resposta ao que se comenta,é um luxo andar por aqui nesta espécie de blog!!!
      O que eu fico a saber com os teus esclarecimentos!
      Um abraço

      Eliminar
    3. O Canada, enquanto governo tem feito um esforço muito grande na luta pelo o meio ambiente, Rafael. Não quer dizer que em certos casos, empresas que têm certos contratos como no caso acima, não façam o que querem pois é comércio.
      Na forma de ver deles, têm tanto direito como o caso de uma certa parte do azeite italiano que é considerado de alto gabarito: - os libaneses com excelentes oliveiras há milhares de anos, vendem a azeitona à ilha de creta que por sua vez vendem aos turcos e estes, vendem aos italianos que fazem excelente figura com os seus azeites. Só que os libaneses recebem meia tijela.
      Tanto num caso como no outro, assim nasce a hipocrisia.
      É claro que agora com os jornalistas de inquérito metidos no assunto, é provável que o governo não possa fechar mais os olhos e tenha que criar mais uma lei, o que até agora passou. Os jornalistas de inquérito são excepcionais a todos os níveis, nacionais e internacionais pois põe tudo cá fora. Quer seja economia, política, crime organizado, corrupção, terrorismo, etc, arriscam-se muito. Também têm que ser destemidos pois alem do perigo físico "real" que correm, são levados a tribunal com frequência. Só que a maior parte deles têm pelo menos um bac em direito.

      Eliminar
  5. Muito bem.Mas nós no azeite"VIRGEM" damos cartas.
    No Alentejo já há grandes áreas de oliveiras...algumas de empresários espanhóis!
    Até em Fala-Coimbra de produz azeitona de alta qualidade-Maria Oliveira é prova disso!
    Tenho 3 azeitonas retalhadas a curtir.!!
    Chico não ligues a esta deriva azeiteira, metida no meio de coisa séria! Foi só para desanuviar o ambiente!

    ResponderEliminar
  6. Ligo pois, Rafael. Assim é que se aprende. Até já posso esperar pela a apresentação no mercado de Montreal do azeite de Fala e do Ibérico também. Enchertaram-no de espanhóis, já não é só português. Muito vale a pena esta troca de impressões.

    ResponderEliminar