terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mutações

Há pessoas que adoram a arte tanto para eles, como para a dar a conhecer. É por isso que Montreal é muito rica em arte de rua. Hoje vou deixar aqui um desses testemunhos que nos é dado pelo supermercado Akhavan de origem árabe, cuja parede de estacionamento que se apresenta sempre com novos murais vai sendo renovada com estilos diferentes.

Neste primeiro mural, temos um excelente "smoke" devidamente assinado pelo artista, com uma expressão facial fora do vulgar e com umas unhas afiadas nada fáceis de desenhar neste tipo de produto.

Nas fotos abaixo pode-se ver um mural didático para que as crianças possam acompanhar o que se vê nas quintas, até ao transporte.

É a "Happy farm" com o nome do artista por baixo e a seguir alguns frutos que se podem aí colher.

Vista geral da farma, desculpem: do mural, deixando ver ao fundo um quadro emoldurado.

O referido quadro.

Não faltando a propaganda ao supermercado com a respectiva caixa do correio.

Uma linda paisagem que nos faz meditar sobre a Natureza.

Antes de partir, não pode faltar a visita obrigatória a este supermercado que além de ter alimentação de todo o género incluindo a "halal", sai-se com uma saborosa embalagem de Baklawa.

Que até dá para chupar os dedos.

11 comentários:

  1. Admito que no primeiro mural as unhas tipo garras, me deixou um tanto perplexo pela "agressividade". Depois com os murais da Quinta Feliz e as paisagens tudo melhorou. Fiquei com curiosidade de saber o que é "Halal" e aqueles bolos retangulares que parecem comida vegetariana. De sabor garanto-te que não chegou cá nada. E de aroma também não ...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. No tipo de pintura do primeiro mural, mesmo com agressividade, é um excelente trabalho, Quito. O da Quinta da Felicidade, é um mural dentro do clássico, assim como o da paisagem.
    A comida "Halal" e a "Kosher", são comidas árabes e judias que são produzidas de acordo com certos ritos e crenças.
    Para se ficar a conhecer melhor a comida "Halal", basta carregar nos links em baixo:
    Português
    Inglês
    O mesmo com a "Kosher" nos links abaixo :
    Português
    Inglês
    Agora vou-te contar uma anedota real, passada comigo quando cá cheguei e ainda não conhecia nada destas diferenças.
    Fui ao supermercado Steinberg, que era de origem judia mas que tinha de tudo, comprar um frango assado e quando cheguei lá, já só tinham um. Pedi-o ao judeu que estava por trás do balcão e que muito simpáticamente me disse que era comida Kosher. Como não sabia o que era, o senhor respondeu-me que era comida tratada à maneira judia. Muito admirado, perguntei-lhe se os judeus morriam quando a comiam. Como me disse que não, respondi-lhe: - então eu levo.
    A comida Kosher é habitualmente mais cara do que a nossa, pois as lojas para a anunciarem têm que pagar um "x" à sinagoga.
    Tal não acontece com a Halal que tem produtos mais baratos. Já estás a ver aonde é que vamos comprar os cabritos. O meu Deus é universal.
    Quanto aos doces, até nem são vegetarianos se bem que não levem carne nem peixe. Como podes notar pelas côres há diferenças, mas há um pouco de tudo, até de amêndoa. É pena que não possas cheirar e comer, assim como também não se possa levar. É uma delícia.
    Não quero que te falte nada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hó Quiiiito. A Celeste Maria é mestra na baklawa. Afina o olfato quando passares na frente de uma certa casa da rua Infante Santo.

      Eliminar
  3. Em primeiro lugar o meu especial agradecimento pelas postagens que vais aqui colocando!
    Nesta todas as fotos ilustram bem o quanto as superficies comerciais fazem a sua publicidade com nível artistico e educativo. Beneficiam elas próprias porque são apelativas e beneficia a população, porque vêm arte e ao mesmo tempo ficam a conhecer o que se vende!
    Grande abraço.Vou ter que ter que te reduzir o IVA....nas ajudas de cus(t)po!

    ResponderEliminar
  4. Encontra-se muito tipo de arte de rua, Rafael. No campo dos jardins, não só o trabalho de jardinagem dos quais alguns são autênticas obras de arte, como a inclusão de estatuetas e outros tipos de obras genuínas como esculturas. Nos murais, ficou aqui um exemplo. Nas esculturas, vimos a de BluCicle entre outras, que é uma maravilha. Certas fachadas com as suas águas furtadas e torreões, são fora de vulgar. Era por isso que adorava passear a pé e andar de bicicleta, pois descobria-se sempre uma novidade quando menos se esperava.
    O seu último parágrafo, é de truz. Não comprendo como se pode tirar qualquer coisa, aonde não há nada. Lá vou ter que voltar aos bancos da escola... :)

    ResponderEliminar
  5. Outro belo mural de grande artista!
    O que é dedicado às crianças também é importante, para que se apercebam das diferentes etapas por que passam os alimentos até os verem nos supermercados.
    A baclava eu já tenho feito com a massa filo e os frutos, receita de Maria de Lurdes Modesto e é êxito garantido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há na cidade muitos tipos de murais, alguns muitos bons consoante a finalidade. Se a receita é um êxito garantido, pelo que tenho visto com bolos a baklawa feita pela Celeste Maria, é êxito garantido.
      Lá vou ter que avisar o Quito e o Alfredo Moreirinhas para que ao passarem em frente de uma casa da rua Infante Santo, afinarem o olfato para saborearem essa delícia.

      Eliminar
  6. Começamos com uns murais bastante engraçados e acabamos a lamber os dedos!...
    Bem, eu bem os lambia mas não tinham sabor a Baklawa!... Era mais sabonete! Será que a internet não está a funcionar bem!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pobre Alfredo Moreirinhas que lhe soube a sabonete. Deixa lá. Estás com sorte pois a Celeste Maria é mestra nisso.

      Eliminar
  7. Ainda bem que nos trazes estes murais, antes que a neve os encubra fazendo com que eles pareçam todos iguais...
    Ehehehehe
    Gostei especialmente dos que reproduzem pintura naif. Sempre tive uma especial admiração por este tipo de pintura que, muitas vezes e erradamente, é entendida como "infantil".
    Mas, pergunto eu, ser capaz de imitar a ingenuidade e pureza infantil não é arte?
    Fiquem-se com esta....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até nevou hoje, Carlos Viana mas nada de especial. Amanhã já não se vai ver neve.O que vamos é para sete negativos sem vento.

      Não penso que seja ingenuidade e pureza infantil mas sim uma forma de estar na vida. Por todo o lado, na rua, nos autocarros ou no metro, vê-se as pessoas a lerem livros. No entanto também se distraiem com bandas desenhadas como as estórias da Mafalda, Rin Tin Tin, Asterix, etc. É como um complemento positivo da juventude que lhes dá uma certa jovialidade e que até ajuda no poder criativo. Notei isto mesmo em escritores de renome. Por isso não te interrogues, segue em frente meu jovem.

      Eliminar