domingo, 14 de outubro de 2018

ANIVERSÁRIO

EURICO PEREIRA
       "QUITO"

14-10-1949

Nesta data especial...

"Encontro de Gerações" deseja

MUITAS FELICIDADES!

PARABÉNS!


19 comentários:

  1. Meu caro amigo início o primeiro minuto deste dia de mais um aniversário para te enviar um forte abraço de parabéns!
    Feliz dia na companhia da família.

    ResponderEliminar
  2. PARABENS amigo QUITO. Aquele abraco para desejar que passe um dia muito FELIZ com a familia Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muitos Parabéns, Quito!
    Um feliz dia de aniversário.
    Carlos e Fernanda

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro:
    Um grande abraço de parabéns. Que passes
    um dia feliz e que tenhas um novo ano bom.
    Zé Afonso

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Amigo Quito dia muito feliz beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro Amigo,
    Desejo-te um dia feliz junto da tua Família e Amigos.
    E que a bonança que hoje sobrevem à tempestade já passada te traga a acalmia para congeminares mais uma crónica com que todos nos deliciarem os.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, meu Amigo. Daqui a pouco espero dar-te um abraço a vivo e a cores

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns, Quito! Que o dia seja de festa! Um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Amigo Quito,
    Recebe um grande abraço de Parabéns e o desejo de que passes um dia muito feliz, na companhia da São, de teu Pai e dos teus filhos.

    ResponderEliminar
  10. Muitos PARABÉNS, Quito, que esteja a ser um dia muito feliz junto dos que te são queridos.
    Um grande beijinho e um abraço dos amigos
    Ana Maria e Franco.

    ResponderEliminar
  11. Ora aqui está uma pessoa que já merecia uma estátua no Bairro Norton de Matos, de preferência na Praça dos Açores. Isto para não dizer que merecia outra no Choupal, junto à antiga ponte de madeira e outra em Castelo Branco, na mesma escadaria que tem os reis de Portugal. Uma estátua em Lagos no lugar do Dom Sebastião, outra na Guiné que poderia ser em Bissau, Bafatá ou Catió e uma enorme no Juncal do Campo.
    Em Coimbra, no Choupal porque foi onde nasceu e viveu grande parte da sua infância. Ainda criança, ajudava o avô a tratar daquelas árvores, mantendo a mata limpa evitando a possibilidade de fogos e impedindo os vândalos de destruir tão precioso património da cidade. Foi ele que construiu a primeira ponte de madeira que atravessava o rio na zona do Choupal e impôs (lembrem-se que ainda era criança) a quantia de 5 tostões por cada travessia, dinheiro esse que revertia integralmente para a preservação da Mata Nacional do Choupal.
    Também Coimbra, no BNM na Praça dos Açores, porque foi lá que passou a sua juventude e onde começou a arregalar os olhos para as miúdas da vizinhança, dando origem aos primeiros textos, autênticas odes ao amor. Mais tarde, viria a abandonar as odes para se dedicar inteiramente à prosa. O Bairro e as suas gentes foram retratados nos seus textos de tal forma que tudo e todos ficarão para a eternidade.
    Em Castelo Branco, seria justo que ficasse na mesma escadaria onde estão os Reis de Portugal, pois estão lá muitos que pouco fizeram pelo país e muito menos pela cidade de Castelo Branco. Pelo contrário, o Quito deu seu sangue suor e algumas lágrimas pela cidade e por esse povo que tão bem soube retratar com a sua arte de tão bem escrever. Ainda hoje esse povo o recebe com enorme carinho, amizade e respeito.
    Em Lagos, o lugar para a estátua deveria ser onde está o Dom Sebastião. Esse tal Dom Sebastião deu de frosques para Marrocos, dizem as más línguas que se juntou com um tuareg, eu quero acreditar que foi com uma odalisca, mas o que é certo é que nunca mais apareceu, nem para dizer adeus!... O Quito, não!... O Quito vai para Lagos 3 e 4 vezes por ano, não para se pôr à varanda da casa a ver o pôr do sol. Não, vai para conhecer e ajudar aquela gente, aquele povo: pescadores, merceeiros, barbeiros, engraxadores, policias, bombeiros, gasolineiros e até mendigos. O Quito fala com eles, ouve-os com paciência de Jó, aconselha-os e no final ainda nos delicia, pondo no papel, mais uma vez para a eternidade, as suas vidas, dificuldades, usos e costumes.
    Na Guiné então, ninguém tem dúvidas! O Quito esteve lá na guerra e era suposto que deveria ter amigos e inimigos! Os inimigos seriam para abater. Mas não, o Quito não tinha ninguém para abater, porque só tinha amigos. Ninguém poderia ser seu inimigo e ninguém o considerava como tal. Mais uma vez os episódios e as histórias passadas nesse difícil tempo, ele passa-os para o papel e nós, ao lê-los, passamos a gostar daquela terra e daquela gente. Se não for possível uma estátua em cada cidade, pelo menos deveria tê-la numa das cidades.
    Em Juncal do Campo, ainda tenho esperança que o Presidente da Câmara arranje o dinheiro para mandar erguer a estátua que há muito está encomendada. Ninguém naquela terra ajudou tanto aquele povo como o Quito e mais uma vez escreve, para que fique para a posteridade, a vida e as dificuldades dessas suas gentes.
    Espero que isto não caia em saco roto e que os responsáveis destas terras vejam a injustiça que fazem ao ignorar tão ilustre e bondoso Homem!

    Viva o Quito!... Viva!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não tinha lido o texto do Alfredo no EG nem no Facebook.
      Homenagem justa e bem condimentada dizendo verdades em jeito de brincadeira.
      Aprovo na totalidade e reforço se é que é possível, acrescentando que o tenho como grande amigo...e grande colaborador no blogue Encontro de Gerações onde tem publicado inúmeros textos inconfundíveis na sua escrita muito pessoal.É também com ele e outros amigos que o blogue vai comemorar no dia 18 deste mês o Grande Encontro de Gerações.
      Mais uma vez parabéns e obrigad

      Eliminar
  12. Muito obrigado a todos pela lembrança ...
    Bem - Hajam

    ResponderEliminar
  13. Hoje, perguntei ao vento que passou, noticias do meu Pais!! E o vento calou a desgraça mas, muito me disse. Fiquei entao a saber que fazias Anos hoje! Mas também me disse que ainda nao foi desta, que o Tonito Costa te convidou para Ministro!!Eu diria, ainda bem, porque aquilo nao dà là muita saude!!!Imagina bem que hoje, em França, uma personalidade notàvel recusou ao Macron, o seu convite para o seu projeto de remodelaçao!!!Jà o vosso "Tonito" tem um certo jeito para transformar situaçoes criticas em novas oportunidades!!! Quem tem razao é o Alfredo. Hà muito que mereces realmente uma Estàtua, por tudo o que tens feito!Bom, mas pelo menos jà existe uma Capital dum Pais com o teu nome!!Espero que esya entrada triunfal nos 69 tenha sido bem festejada, à volta dum bom almoço! Que contes muitos, com Saude, Paz e Amôr!Grande abraço!!

    ResponderEliminar
  14. Amigo Quito, um grande beijinho de parabéns, mesmo atrasado.
    Desejo-te muitos mais anos com muita saúde e boa disposição,
    na companhia dos teus mais queridos.

    ResponderEliminar