sábado, 11 de julho de 2015

A Esperança que se renova

Olás...

Fico esperançosa, ainda, com atitudes ecologicamente corretas, com ideias maravilhosas que brotam do “coração” das pessoas, e fazem a diferença. Pode até ser que o resultado seja  a venda do produto, o lucro embutido. Que importa? Afinal, as pessoas precisam sobreviver. Enquanto muitas vivem destruindo, de um modo ou de outro, ainda existem pessoas que inovam, que deixam a sua parcela de contribuição ao Planeta.

É provável que o mundo digital tenha diminuído, embora de forma tímida,  o uso do papel, esse material tão necessário no dia a dia das empresas, das escolas, dos lares, por exemplo. Conheço pessoas que dispensaram as agendas feitas de papel. Mas é incontestável que o consumo ainda é alto, especialmente em repartições públicas, onde a multiplicidade de documentos é constante (e quase sempre desnecessária).

Feito a partir da madeira – de onde são extraídas fibras de celulose e após passar por uma série de processos industriais – o papel é um mal necessário. Mal, porque são derrubadas milhares de árvores, também para esse fim. 

Por mais de 1500 anos, o papel não era feito da madeira, mas sim de fibras de algodão extraídas de roupas velhas, panos e trapos, matéria-prima não suficiente para atender a demanda daquela época. Coincidindo com o advento das máquinas de impressão, o consumo de papel aumentou, sobremaneira, a partir do uso de fibras extraídas da madeira.

Empresários e a sociedade em geral vêm, nos últimos anos, investindo em produtos ecologicamente corretos, de maneira sustentável, agregando, assim, maior valor ao produto. Consumidores também estão mais atentos, comprando produtos que comprovam a preocupação com o meio ambiente, na sua fabricação. A cada dia há um aumento considerável de pessoas que se identificam com a construção de uma sociedade mais justa e consciente de suas responsabilidades sociais e ambientais. Em todo o mundo, grupos se movimentam em defesa dessa prática.

E o mercado, não querendo ficar aquém desses movimentos, quase que de imediato, identifica uma excelente oportunidade de negócios para uma clientela cada vez mais exigente nesse aspecto, e se vê obrigado acompanha as mudanças. 

Assim, uma excelente ideia está fincando raízes no mercado: o papel semente, ou papel plantável, ganhando forma em envelopes, convites, cartões de visita e etiquetas de roupas. Reciclado, ecológico, artesanal e de excelente qualidade, recebe sementes de flores ou temperos, durante o processo de fabricação.

Em resumo, se cada um pode fazer muito pelo Planeta, imagine se esses elos formassem uma só engrenagem?! Juntos,  podemos fazer TUDO para obtermos melhor qualidade de vida, para esta e futuras gerações.

Numa das regiões mais extensas do Brasil, a Amazônia, o desmatamento não diminui, embora tentem nos dizer o contrário. E quando ideias como essa são possíveis de serem realizadas, eu me dou uma overdose de Esperança. 

É muito provável que o foco não seja evitar o desmatamento, mas se puder evitar que uma matéria- prima tão rica seja simplesmente jogada no lixo... entendo que isso já faça a enorme diferença. Além do mais, é um plus que a Natureza recebe de bom grado

Sim, podemos semear vidas através de reciclagem e da transformação do papel usado e de aparas não utilizadas pela indústria tradicional. Semear vidas, através de grãos contidos no papel semente. Basta picar, molhar e enterrar os pedacinhos do papel, que as sementes germinadas  logo crescerão! Já existe papel semente que se transforma em hortaliças, e o excelente dessa ideia é que podemos ter uma horta em casa. Podemos cultivar um jardim, com flores, a partir dessas sementes germinadas. Esses papeis também contêm sementes de ervas medicinais. Tudo, ao alcance das mãos e dos olhos.

Façamos a nossa parte. Vamos acreditar que é possível o desenvolvimento sustentável, conciliando a preservação da natureza e o crescimento social e econômico. Gerar vidas é o foco. Desfoque o lixo de sua vida!  

Semana passada, comprei uma blusa, confeccionada com material reciclável - garrafa pet - em uma loja no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A etiqueta da blusa é uma etiqueta semente.





A etiqueta seguiu para Portugal, presente para o Alfredo Moreirinhas, que adora dar a volta ao mundo, com sua fiel, cúmplice, parceira e companheira Daisy. Eles adoram cultivar plantas e não poderia deixar de mandar, com meu carinho contido – a etiqueta da blusa. Quem sabe algum dia ele não faz um vídeo contando que o papel semente germinou?
Etiqueta semente-contém semente da flor Boca de Leão
Etiqueta semente-contém semente da flor Boca de Leão
(orientações para o plantio)
Crédito das fotos: Chama a Mamãe
Ano passado, também enviei ao PM uma dessas blusas. Era época da COPA MUNDIAL. A blusa continha figura de todas as bandeiras dos países participantes da COPA. Mas creio que o PM picou e plantou a blusa, esperando que germinasse, porque nunca o vi vestido com ela (Penso que não errei no tamanho).

Fonte, com adaptações:http://www.papelsemente.com.br/produtos


Chama a Mamãe


17 comentários:

  1. O que aprendo com estes textos!!!
    Tudo daria num Mundo maravilhoso, "CHATO" diriam alguns.
    Por mim faço o que posso.às vezes...sou muito esquecido!
    Agora o Alfredo plantar no Jardim da Daisy "o pacote" que depois vira flor Boca de Leão!!!Tou para ver...se houver frango de caril...Boca de Leão come muito!!!Será?

    ResponderEliminar
  2. E eu acabei de levar um puxão de orelhas merecido da Mamãe :O)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rsss.... não me leve tão a sério. Se você gostou, isso que importa.
      Aguarde....

      Eliminar
  3. Um bom texto e a chamada de atenção para algumas particularidades não muito conhecidas e até surpreendentes. Gostei de ler ...

    ResponderEliminar
  4. Uma ideia genial!
    Uma simples etiqueta poder germinar matéria viva, poupando a Natureza à devastação ecológica que o Homem provoca nesta " casa" em que todos vivemos.
    A blusa é bem bonita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celeste Maria!

      Também já usei a blusa...e, por onde eu andava, algumas pessoas gostaram imenso.
      Aguarde....

      Eliminar
  5. Já noutro forum disse à C a Mamãe, que aguardo com ansiedade e curiosidade a etiqueta, que será semeada com muito cuidado e carinho!
    Agora, só espero que o Sr. PM não se esqueça de me entregar a encomenda, pois se lhe fizer o mesmo que fez à blusa, a minha alcunha é o "nunca mais a vês"!...
    Fico a aguardar...

    ResponderEliminar
  6. Uma ideia muito engraçada a da etiqueta semente. De certeza que no jardim da Daisy, (com o carinho com que ela trata o jardim) vão nascer lindas flores de Boca de Leão. Gosto da blusa e ainda gosto mais da preocupação manifestada com a protecção da Amazónia

    ResponderEliminar
  7. Só o se falar no meio ambienre, já é um bom sinal. Acções, ainda melhor. Gostei desta ideia.

    ResponderEliminar