domingo, 19 de julho de 2015

Por aqui "caçamos" com as mãos

Olás...


O passeio para caçar golfinhos, mostrado na matéria anterior, deste blog luxuoso, foi cheio de pompas,  pelas águas de Portugal. Todos muitos chiques,  vestidos, com proteção, água azul, europeus...tudo da mais refinada qualidade.

Pois bem, na via contrária, aqui no Amazonas, bem pertinho de Manaus, em Novo Ayrão, o cenário é totalmente o contrário. Nas águas escuras do Rio Negro, turistas desnudos, alimentando os "golfinhos" da Amazônia: os botos-cor-de rosa.

Boto cor-de-rosa
Boto cor-de-rosa
(Flutuante do Paricatuba)
Fotos: Michelle Lopes

Passeio do boto-cor-de rosa é  programa favorito de quem visita Manaus, em turismo.

Tanto no passeio de lá, como o passeio de cá, ambos têm sua singularidade.


Bem longe dos botos, no Lago do Janauari, outro excelente passeio, os jacarés também são  bichinhos de estimação
Fotos: Michelle Lopes



 Lago do Janauari, distante de uns 40 minutos,  de barco.
Fotos: Michelle Lopes


Bicho-preguiça só quer carinho (ainda ontem, ao me dirigir ao trabalho, vi um, querendo atravessar a pista. Ia descer do carro para dar uma ajuda, mas vi que duas pessoas estavam fazendo isso.  Tive tanta pena, sinal de que o seu habitat está cada vez mais ameaçado.
Por enquanto é somente um aperitivo. 

Chama a Mamãe

24 comentários:

  1. O boto cor de rosa é um bichinho muito simpático e o bicho preguiça é muito meloso mas com jacarés quero distância, são bonitos vistos de longe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz a lenda, da Região, que o boto, quando é Lua Cheia, vira homem e sai pelas comunidades ribeirinhas engravidando as meninas. Ao aparecerem "buchudas",elas diziam aos pais que o boto tinha feito "aquilo" com elas.

      Lendas à parte,um ex-governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, que já está em outro Plano, era conhecido como Boto Tucuxi. Por onde o homem passava, deixava uma grávida.
      É sério!

      Eliminar
  2. Vês, Rafael? Eu durmo menos sestas que o bicho-preguiça!

    ResponderEliminar
  3. Bem, convém dizer que a legislação é dura no que respeita a transporte de turistas em barcos. Pela minha observação na Marina de Lagos, não há facilidades. Daí os coletes que são obrigatórios.

    No caso brasileiro, será diferente, Pelo que vejo não há o perigo de navegar em mar alto. Não sou entusiasta de crocodilos, sejam grandes ou pequenos ...

    Neste momento, a cadeia de TV SIC, está a dar um programa sobre golfinhos. Acabam de falar de Lagos e da primeira empresa que em 1998 explorou o turismo dos golfinhos. Foi fundada por holandeses . Foi uma coincidência engraçada ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quito
      Por estes lados também é obrigatório uso do colete de salva-vidas adaptados ao tamanhos das pessoas que andam em barcos pequenos, mesmo a remos pois a correntes nos rios aqui são muito grandes. Nos pequenos mas médios como esse, as pistola de very lights também. Nos maiores são obrigados a terem os coletes dos tamanhaos das pessoas dentro do barco mas podem andar sem eles. A polícia não perdoa porque todos os anos lá vão ficando uns tantos, uma vez que há muitas casas à borda dos rios e as pessoas abusam.

      Eliminar
  4. Chama a Mamãe.
    Já num programa de Jean-François Lepine que passou na TV tinha visto os golfinhos de água doce no Brasil. Noutro programa do aventureiro e cientista Jean Lemire, me permitiu observar a preguiça. Adoro-a. É claro que ver na TV e viver a situação, é muito diferente. O jacaré"zinho" piquinino que nunca tinha visto a confraternizar com o ser humano mas já com umas mandibulas dessas, só no écran. Muito vale este blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Chico por aqui muito se aprende!Eu sou um dos que mais aprendo.A qualidade dos professores é um luxo!

      Eliminar
    2. Oi Chico...sua prenda não foi, mas não porque você não a mereça.Bem que pensei em você na hora.Considerando, no entanto, que você está em outro país, não quis dar trabalho ao Dom e/ou PM para fazer chegar até você, ok?
      Abraço aqui destas bandas.

      Eliminar
  5. Mamãe tá tudo esclarecido quanto aos golfinhos.Equipados a rigor navegando para os ver, ou turistas desnudados alimentando-os, são tudo maneiras diferentres de gostar dos simpáticos golfinhos!
    Gosto de ver nas TV´S os programas que dão sobre os golfinhos, com os/as tratadores e os cuidados que têm, na alimentação e cuidados de saúde!

    ResponderEliminar
  6. Os Jacarés nao sao tao perigosos como isso! Basta saber apanhà-los! Quando vejo o bicho "Preguiça" dà-me vontade de dizer "Mas porque é que sou assim neste momento"!!!! Quanto aos coletes, a legislaçao é para se cumprir e, por vezes, é das facilidades, que nascem os problemas! Jà fui às grutas em LAGOS. E bastante bonito mas, quando hà vento e as ondas se agitam, nao me apanham là! Um grande abraço para todos! Quanto a temperaturas, estamos muito mais fortes que a AMAZONIA!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Bobbyzé....por aqui está demasiadamente quente. Quente, que tem derretido chifres!
      rss

      Eliminar
  7. Já conhecia que era assim pois a minha filha fez o estágio profissional por essa bandas,no THE ARIAU
    AMAZON TOWERS, e em Manaus esteve uns tempos.
    Assunto.

    ResponderEliminar
  8. Os golfinhos são simpáticos e amorosos!
    Conviver com esta fauna, assim como se vê na foto, creio que não me atreveria...
    Mas, não se deve dizer nunca.

    ResponderEliminar
  9. Mamãe, claro que os golfinhos são animais encantadores. Estes que mostras são bastante diferentes daqueles que conhecemos mas, pelos vistos, o temperamento é semelhante e dão-se lindamente com o ser humano. Há histórias, que não sei se são lendas, de náufragos salvos por golfinhos.
    Uma coisa está provada, comunicam entre si através de diferentes sons que têm diferentes significados. Está considerado um dos animais mais inteligentes.
    Quanto à preguiça, só uma vez vi uma no Zoo e não achei grande piada. Vive indiferente a tudo...
    As lagartixas gigantes que andam ao colo das pessoas, dispenso-as. Admiro a paciência dessas pessoas, será que não encontram animal capaz de retribuir a amizade? Chiça, que estes lagartos são "frios" que nem gelo!.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivem, segundo tu, indiferentes, porque também é uma espécie de animal muitas vezes machucado pela imbecilidade do homem. Como se desloca muito devagar,é presa fácil para os predadores, inclusive o Homem.

      Eliminar
    2. Vivem, segundo tu, indiferentes, porque também é uma espécie de animal muitas vezes machucado pela imbecilidade do homem. Como se desloca muito devagar,é presa fácil para os predadores, inclusive o Homem.

      Eliminar
    3. Tá bem, Mamã. Retiro o que disse da pobre da preguiça.
      Não é caso para ficares tão nervosa. Até gaguejaste!

      Eliminar
  10. Os jacarés não são perigosos como isso, basta saber apalhá-los!... Pois!... É por isso que esse da foto está com a boca atada... deve ser para não espirrar para cima das pessoas, que perigoso não é!...
    Eu gostava era de mergulhar com os botos! As preguiças, só de olhar, fazem-me sono...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfredo, talvez o pobre do jacarézinho esteja com dor de dentes, quem sabe?

      Eliminar