Já ouviram falar dos contadores inteligentes que a EDP quer instalar nas nossas casas? Leiam esta informação da EDP:
"Contadores inteligentes substituem os contadores tradicionais, facilitando a comunicação bidireccional entre consumidores e a empresa que presta os serviços.
Subestações digitais e outros equipamentos passam a ser geridos através de um sistema de controlo de informação remoto e centralizado.
As redes inteligentes são, sem duvida, o futuro da distribuição de energia eléctrica em Portugal".
Então agora:
VEJAM ESTE CURTO VÍDEO LEGENDADO EM PORTUGUÊS
Celeste Maria
Também por cá instalaram já instalaram há uns poucos de anos contadores de electricidade inteligentes, Celeste Maria.
ResponderEliminarO problema é que as pessoas queixam-se das ondas que eles emitem e alguns que foram à TV, disseram que passaram a ter dores de cabeça depois das suas instalações. Técnicamente nada está provado mas a Hydro que é uma companhia de estado com pleno monopólio, já teve que aceitar que certos clientes podem não desejar tais comtadores, se bem que tenham que pagar para isso. Penso que vai ser uma questão de tempo para ser gratuito.
Por outro lado, também abriram concurso para a instalação de contadores de água no valor de CAN$355 millions (250 milhões europeus aproximadamente, só que na altura o CAN$ estava muito mais forte) e foi um fiasco pois os que fizeram os estudos, a companhia que obteve o contratro e quem ia fazer a instalação, estavam todos ligados. Isso levou à queda do principal responsável da cãmara a seguir ao presidente e ainda não parou pois a UPAC (Unidade Permanente contra a Corrupção) anda a entrar de manhã cedo em certas companhias e em certas casas de privados. É assim em todo o mundo.
É evidente que alguma informação poderá ser utilizada por pessoas mal intencionadas, mas isso já acontece hoje com os cartões de crédito, telemóveis, cartão de cidadão, GPS do Automóvel, Via Verde, sei lá que mais!... Um sem número de informações que podem ser utilizadas por pessoas mal intencionadas.
ResponderEliminarO maior problema que eu vejo, são os postos de trabalho que estas tecnologias tiram. Há muito que digo que aplicação de tecnologia que implica redução de postos de trabalho, deveria pagar uma percentagem para a Segurança Social. Mas dizem que sou doido!... Se sou ou não, só o tempo o dirá!
Tu doido?Não penses nisso!
EliminarDoido? Isso não é outra coisa senão uma louvável preocupação social.
Eliminar...procuração SOCIAL GLOBAL!
EliminarBem escolhido este tema, Celeste Maria. O cidadão tem cada vez mais a noção de que está indefeso e o Alfredo tem razão na reflexão que partilha. Também é verdade que a tecnologia é um pau de dois bicos, retirando postos de trabalho quando a máquina substitui o homem. Em minha opinião um mal que terá tendência a agravar-se. Uma vez que a sociedade americana foi visada no filme, sempre achei pelo que vou observando, que há uma falsa moralidade instalada. A repressão por parte das autoridades é por vezes tão bárbara que os agressores com frequência passam a vitimas. Nalguns estados é pena de Talião.
ResponderEliminarRecebi esta informação e, achei ser um tema de alerta e de reflexão, independentemente do que penso.
ResponderEliminarNão simpatizo nada com os " velhos do Restelo" mas, gosto de tentar estar informada, minimamente...
Esta espionagem, e a outra de que fala o Alfredo, assusta-me. Tinha-me lembrado da via verde e dos cartões de credito mas acho esta dos contadores bem pior. E há também o outro lado, o tirar postos de trabalho. Isso é que é o grande problema. Tecnologia sim mas desemprego não
ResponderEliminarEstou de acordo que a perca de mão de obra é uma fatalidade mas a maior fatalidade são os governos que não são capazes de reciclar a mão com empregos válidos e que atraiam o desempregado. Pelo que vejo por aqui e que se passa noutros lados, as novas tecnologias estão a dar emprego a milhões de pessoas. Muitos destes empregos não existiam antigamente e são um maná pois é pessoal bem pago. Neste campo, não é preciso ter cursos superiores para ter um excelente salário. Tem os seus problemas mas penso que é aos governos de reciclar a mão de obra, como vejo fazer aqui. O nosso problema vem de cima pois até há falta de pessoal especializado nas novas tecnologias.
ResponderEliminarEm informática é tal, que houve um que perdeu a cabeça com o computador no trabalho arrumando-o ao chão pela frente da secretária. Os chefes reconhecem de tal maneira o stress a que estão sujeitos, que veio calmamente pôr-lhe outro computador à frente sem dizer nada, para não piorar a situação.
Os nossos governantes é que deviam criar os meios para as pessoas no desemprego serem sensibilizadas para esses cursos, nem que fosse para depois irem trabalhar para o estrangeiro que pelo menos dava entrada de devisas.
A Índia e a China que muitos só falam da miséria que têm, está a "exportar" pessoal altamente especializado nas novas tecnologias. Podíamos fazer o mesmo pois do outro pessoal sem cursos ou cursos convencionais, já os outros países têm. Enfim, é uma ideia derivado ao que vivo no dia a dia.
Na segunda linha do comentário acima, aonde se lê "que não são capazes de reciclar a mão com empregos válidos", leia-se: "que não são capazes de reciclar a mão de obra com empregos válidos".
EliminarNão me devo incomodar com mais esta novidade.Depois da internet, feicebooks e compamhia a vida de cada um de nós já não pode estar mais exposta do que já está!
ResponderEliminarMas isto não é uma questão amaricana?
ResponderEliminarDe qualquer forma, fica dado o alerta para quando cá chegar esta modernice.
Em termos de postos de trabalho, não vejo que este "inteligente" venha roubar mais postos de trabalho do que o actual "estúpido". O posto de trabalho para fazer a leitura do contador, já se foi. Ou o consumidor comunica a leitura ou espetam-lhe com a "estimativa" que ronda cerca de 30% acima da leitura real. Para ajuste de contas lá vem a leitura anual, querendo isto dizer que em vez de 12 leituras fazem 1 leitura por ano.
Por muito que se queira resistir - aqueles que disso têm consciência - a esta exploração do trabalho do próprio cliente, as novas tecnologias são implacáveis.
Outros exemplos, tão válidos como este, já aqui foram referidos. O portageiro, o servidor de combustível, o bancário...
Isto levaria a conclusões que não cabem aqui. O ginecologista expulsava-me...
Essa do cliente trabalhador benévolo, é gira Carlos Viana. Nunca tinha ouvido falar.
EliminarAqui passa uma carrinha na rua a baixa velocidade com o seu sistema informático no interior, que vai recebendo os números dos contadores. Só no caso de detectarmos um erro de leitura, é que vamos ver o contador para apresentar a reclamação. Nessa altura eles também enviam pessoal para verificar o que se passa. Não fiques admirado mas na maioria dos casos a leitura da companhia está certa pois há um vizinho que rouba a energia, até ser apanhado. E esta!!!!!!!!!!!
Chico, a minha alma está parva...
EliminarComo eu sempre escrevi, Eça é que é Eça. E também sempre escrevi que nem tudo o que nos f### é erótico... mas aqui não posso porque éramos dois a ser expulsos deste Paraíso pelo ginecologista.
ResponderEliminarSãozita, parece-me uma boa ideia. Se formos expulsos desta espécie de blogue, podemos fazer um bloguinho só para nós os dois. Que achas?
EliminarSe as nossas companheiras não amuarem com isso, bora!
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